O ICEI – Instituto de Cooperação Económica Internacional, está a recrutar um (1) Oficial de Governação para Maputo.
Descrição
- O ICEI, é uma Organização Não-Governamental (ONG), empenhada na solidariedade internacional, cooperação para o desenvolvimento rural e proteção ambiental. Em Moçambique trabalhamos em vários Distritos das Províncias da Zambezia e Nampula e estamos abrindo o novo escritório em Maputo, implementando projectos nas áreas de Agricultura Sustentável, Gestão de Recursos Naturais, Segurança Alimentar e Turismo Responsável. No âmbito da implementação do projeto MangAction – Preservação e valorização do património ambiental para o desenvolvimento sustentável e resiliente na Baía de Maputo a decorrer na província de Maputo, o ICEI pretende contratar um (1) Oficial de Governação, responsável por coordenar a implementação de atividades com os parceiros e partes interessadas do projeto e a implementação de atividades de boa governação ambiental na gestão sustentável dos recursos naturais com as comunidades locais. O Oficial de Governação responde ao Coordenador de Projecto.
Responsabilidades
Assessoria técnica
- Estabelecer um processo de diálogo com as comunidades locais e apoiá-las no seu fortalecimento garantindo os princípios de inclusividade e equidade de gênero na tomada de decisões em relação ao uso sustentáveis dos recursos naturais;
- Formar, capacitar os Comités de Gestão dos Recursos Naturais (CGRN) e acompanhar as suas actividades, inclusive desenhar e implementar Planos de Maneio;
- Assegurar que as Comunidades locais sejam capazes de negociar os seus direitos e que sejam plenamente envolvidos no processo de desenvolvimento através da capacitação institucional;
- Apoiar a equipe técnica do projeto em questões ligada a governação.
Programação
- Preparar o plano anual e trimestral das atividades de sua competência/da sua área com cronograma, plano de trabalho e orçamento em linha com os objectivos do projecto;
- Elaborar o plano financeiro da sua componente.
Implementação, gestão e monitoria
- Supervisionar a implementação do projeto para garantir que as atividades sejam realizadas de acordo com o plano;
- Acompanhar o andamento das atividades, garantir a coleta de dados dos indicadores e preparar os relatórios sobre o andamento das atividades;
- Participar na análise dos resultados e na avaliação do projeto em coordenação com o Oficial de M&A;
- Preparar relatórios das atividades de acordo com os regulamentos internos da organização e do doador;
- Organizar e executar as atividades de sua responsabilidade de forma autônoma e em colaboração com a equipe do projeto e dos outros departamentos;
- Gerenciar prestadores de serviços com atenção à qualidade, preço e tempo de execução, privilegiando o utilizo dos recursos locais sempre que possível;
- Construir e manter bons relacionamentos e colaborações com colegas e todas as partes interessadas do projeto;
- Formar, acompanhar, motivar e apoiar o trabalho da equipa.
Gestão administrativo-financeira
- Gerir os documentos das atividades (registos de presenças, relatórios, etc.);
- Colaborar com o logístico para as compras em conformidade com os regulamentos administrativos internos e do doador;
- Colaborar com o administrador para contabilizar os recibos de despesas de sua competência e outros documentos necessários.
Requisitos
- Nacionalidade moçambicana;
- Ensino superior, de preferência em áreas relativas a Sociologia, Ciências Naturais, Gestão de Recursos Naturais ou equivalente;
- Fluência oral e escrita da língua portuguesa, conhecimento da língua inglesa necessário, pelo menos nível B1, desejável a capacidade de comunicar em Changana;
- Pelo menos quatro (4) anos de experiência profissional em Gestão dos Recursos Naturais e em gestão de projectos;
- Experiência na gestão de equipa multissectorial;
- Capacidade de produzir, organizar e arquivar os seus documentos do projecto, de preparar e apresentar documentos sobre o seu trabalho e/o seu sector e discutir com os colegas, parceiros e stakeholders;
- Capacidade de representar a organização nos encontros e fórum de sua competência, capacidade de interagir e mediar com diferentes interlocutores sobre a sua área para chegar a um consenso;
- Excelente domínio de ferramentas TIC, especialmente MS Word, Excel, PowerPoint e Internet;
- Outras qualificações ou experiências em questões ambientais, de gênero e conhecimento da língua italiana são considerados uma vantagem;
- Experiência de trabalho com ONGs e conhecimento dos procedimentos dos principais doadores é uma vantagem.
- Integridade, respeito dos valores da organização, habilidades relacionais e comunicativas, mente aberta, predisposto a boa colaboração com a equipe, precisão, participação, dinamismo, capacidade de trabalhar em grupo e/ou individualmente com supervisão mínima, flexibilidade e adaptabilidade, confidencialidade.
Documentação
- Carta de Apresentação que fundamenta o entendimento dos termos de referência bem como a sua adequação para o trabalho anunciado;
- Curriculum Vitae (max 3 páginas) que inclui os detalhes de 3 contactos para referências (Nome, título/posição, número de telefone e e-mail).
- Certificado de habilitações literárias pertinentes.
Candidatura
Envie um e-mail para: [email protected] e indique o assunto “Oficial de Governação”.
Data limite de candidatura: até 3 de Março de 2023.
Notas:
- A organização se reserva o direito de selecionar o candidato antes do término da data de submissão do concurso se encontrar o candidato ideal, portanto è desejável submeter a sua candidatura com antecedência.
- As candidaturas incompletas não serão consideradas.
- As candidaturas recebidas fora do prazo de validade indicado, não serão consideradas.