A ADPP Moçambique (Associação de Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo) em Moçambique, pretende recrutar um Director Técnico, para Maputo.
Propósito da posição
- A ADPP esta à procura de um/a Director/a Técnico/a, para um potencial projecto de 5 anos para “Implementação de Actividades Inovadoras para Atingir o Controlo de Epidemias em Moçambique no âmbito do Plano de Emergência do Presidente para o Alívio da SIDA (PEPFAR)”, a ser financiado pelo CDC. O objectivo do potencial projecto é melhorar a prestação de serviços de HIV, através da implementação de actividades que reduzem o estigma e a discriminação, melhoram os mecanismos de reparação das unidades sanitárias, optimizam os cuidados aos pacientes com HIV e tuberculose, e melhoram os direitos dos pacientes e o acesso a serviços de qualidade para as pessoas vivendo com HIV.
- O/A Director(a) Técnico(a) irá assistir directamente o Director do projecto na concepção, implementação e gestão do projecto na área comunitária com foco no Género e Direitos Humanos, e será responsável por fornecer liderança técnica e estratégica ao projecto e parceiros de implementação garantindo intervenções de elevada qualidade. O Director Técnico irá estabelecer contacto regular com o CDC, Ministério da Saúde (MISAU), Serviço provincial de Saúde (SPS), Direcção Provincial de Saúde (DPS) e outros parceiros de implementação. Esta posição estará baseada na Cidade de Maputo com viagens frequentes às províncias de implementação do projecto.
Tarefas e Responsabilidades
- Assegurar a qualidade das estratégias, materiais e intervenções;
- Coordenar com outros projectos relevantes financiados pelo CDC e outros projectos de saúde financiados por outros doadores;
- Fornecer orientação técnica e garantir a qualidade das actividades e intervenções do projecto em todos os locais de implementação, e introduzir medidas correctivas e adaptativas onde e quando necessário;
- Coordenar actividades de assistência técnica para o pessoal técnico do projecto de forma a aumentar a sua capacidade de implementar com eficácia o projecto e alcançar resultados na promoção do acesso aos serviços humanizados e de qualidade e contribuir para a redução das desigualdades na resposta ao HIV e TB;
- Trabalhar em estreita coordenação com o Gestor de Monitoria e Avaliação (M&A) para analisar os dados para tomada de decisões;
- Capacitar as CBOs em matérias de Monitoria Liderada pela Comunidade;
- Apoiar na documentação e disseminação das inovações e boas práticas do projecto;
- Liderar o desenvolvimento de planos de trabalho, relatórios mensais, trimestrais e anuais, e outros documentos técnicos importantes do projecto;
- Manter comunicação regular com o doador, MISAU, SPS, DPS, parceiros clínicos do PEPFAR e outras partes relevantes, para garantir sinergias e coordenação;
- Representar o projecto em reuniões técnicas, conferências e plataformas de coordenação nacional.
Requisitos
- Mestrado em Saúde Pública, Ciências Sociais ou áreas afins, com ênfase na promoção de saúde e prevenção do HIV, e/ou uma área relacionada e um mínimo de 5 anos de experiência na concepção, gestão e implementação de programas complexos de HIV, envolvendo múltiplos interessados e parceiros de implementação; ou
- Licenciatura em Saúde Pública, Ciências Sociais ou áreas afins, com ênfase na promoção de saúde e prevenção do HIV, e/ou uma área relacionada e um mínimo de 10 anos de experiência na concepção, gestão e implementação de programas complexos de HIV, envolvendo múltiplos interessados e parceiros de implementação;
- Capacidade demonstrada para providenciar liderança técnica para projectos comunitários de HIV e TB;
- Pelo menos 5 anos de experiência como Director(a) Técnico(a) ou outro cargo sénior na implementação de projectos ou programas de HIV e TB;
- Especialista sénior em HIV, com conhecimentos em TB e experiência na Monitoria Liderada pela Comunidade;
- Experiência de implementação de projectos nas comunidades e no nível distrital;
- Experiência demonstrada na Monitoria Liderada pela Comunidade constitui uma vantagem
- Capacidade demonstrada em monitorar projectos similares, interpretar e utilizar dados de desempenho para tomada de decisão e orientação;
- Capacidade demonstrada para apoiar, orientar e supervisionar a equipe;
- Habilidades em planificação, implementação, monitoria e avaliação de projectos;
- Capacidade demonstrada para criar e manter relações de trabalho eficazes com pessoal chave do MISAU, SPS, DPS, SDSMAS, ONGs parceiras e OCBs;
- Capacidade para elaborar relatórios em português e inglês e incluir boas práticas e histórias de sucesso;
- Fortes capacidades de liderança, habilidades de comunicação interpessoal e de trabalho em equipa que incluem formação e motivação da equipa para um elevado nível de desempenho para atingir os objectivos do projecto;
- Fortes capacidades de comunicação oral e escrita em inglês e português;
- Fortes habilidades para elaborar relatórios programáticos em português e inglês;
- Criativo, proactivo e com fortes capacidades de organização e análise, capacidade de estabelecer prioridades e de trabalhar com diferentes equipas, gerindo eficazmente a carga de trabalho;
- Capacidade para trabalhar sob pressão e disponibilidade para viajar para os locais de implementação do projecto;
- Forte domínio de Microsoft Office.
Candidatura
Os candidatos interessados deverão enviar os seus CV, acompanhados da carta de manifestação de interesse e cópias dos certificados, para o e-mail: [email protected] indicando no assunto do e-mail a posição para a qual se candidata.
Data limite de candidatura: até 12 de Março de 2023.