O ICEI – Instituto de Cooperação Económica Internacional, está a recrutar um Gestor(a) de Empreendedorismo Social para Chimoio.
Descrição
O ICEI, é uma Organização Não-Governamental (ONG), empenhada na solidariedade internacional, cooperação para o desenvolvimento rural e proteção ambiental. Trabalhamos em vários sectores em Moçambique, implementando projectos nas áreas de Agroflorestal, Gestão de Recursos Naturais e Segurança Alimentar.
O ICEI Moçambique está implementando actividades do projecto 3R. Triple resilience“Desenvolvendo actividades geradoras de renda.”, esperando-se no final uma melhoria das condições de vida das famílias abrangidas, em 15 comunidades dos distritos de Manica e Sofala em Moçambique (Corredor da Beira). Neste momento, está desenvolvendo actividades de FFS (machamba escolar), piscicultura, apicultura, nutrição e processamento de alimentos.
Neste contexto, o ICEI pretende contratar (1) Gestor (a) de Empreendedorismo Social com experiência, para se juntar à equipa do ICEI no ambito de Desenvolvimento Humano e Meios de Subsistência.
Objectivo do cargo
O/a Gestor (a) de Empreendedorismo Social implementará o programa de inclusão financeira onde desenvolverá uma estratégia de inclusão financeira para o Desenvolvimento Humano e Meios de Subsistência, e facilitar a partilha de conhecimento entre vários programas do ICEI dentro do programa 3R.
Responsabilidades
O/a Gestor (a) de Empreendedorismo Social terá as seguintes responsabilidades-chave:
- Realizar investigação documental e trabalho de campo para compreender os meios de subsistência dos agricultores, os seus hábitos financeiros, dinâmicas culturais e de género e a sua relação com o sistema financeiro;
- Trainar beneficiários de apicultura, piscicultura e viveiros negócios e literacia financeira.
- Treinar a equipa de campo para estabelecer e formar grupos de poupança entre os agricultores; Projectar e implementar um programa funcional de treinamento de capacidade financeira e de negócios;
- Supervisionar a implementação da estratégia que visa aumentar dramaticamente a inclusão financeira entre os beneficiarios, em particular nas mulheres e jovens;
- Promover e incorporar a igualdade e a diversidade como um aspecto integrante da implementação de uma estratégia de inclusão financeira, liderando pelo exemplo;
- Trabalhar em parceria com equipas do consórcio e externas, bem como partes interessadas para garantir melhores resultados;
- Monitorar, analisar e avaliar o desempenho da estratégia e definir uma potencial escala para outras cadeias de valor;
- Identificar potenciais fontes de financiamento, elaborar propostas adequadas em consulta com colegas e coordenador provicial.
- Supervisionar o desenvolvimento e gestão de programas, arquivos electrónicos e banco de dados.
- Envolver as partes interessadas do projecto na recolha de informações e lições resultantes da implementação do programa e na garantia de comunicações de qualidade às partes interessadas externas;
- Implementar estratégias de Monitoria e Avaliação para garantir o bom desempenho das funções. Isto inclui coordenar a recolha, análise e elaboração de relatórios de dados, bem como ajudar na preparação e conclusão de avaliações e relatórios dos doadores;
- Fazer visitas frequentes ao terreno para apoiar o pessoal na implementação do sistema de Monitoria e Avaliação, bem como identificar possíveis adaptações e melhorias;
- Garantir registos, fluxo, qualidade da informação quantitativa e qualitativa para processamento eficiente dos indicadores de Monitoria e Avaliação;
- Preparar dados dentro dos prazos estabelecidos para reportar o progresso e resultados do Projecto.
- Recomendar medidas para melhorar os métodos de produção, o desempenho dos equipamentos e a qualidade do produto;
- Apoiar o coordenador na preparação de relatórios de situação dos programas necessários para a tomada de decisões de gestão.
Requisitos
- Diploma universitário em Administração de Empresas, Sociologia, Agricultura ou uma área relacionada.
Competências
- No mínima de três (3) anos, na área de emprededorismo e preferencialmente com experiência em inclusão financeira responsável, formação em literacia financeira e/ou formação em competências de gestão empresarial e agrícola;
- Experiência em melhores práticas em inclusão financeira, sector de microfinanças, inovação financeira e desempenho social;
- Experiência de trabalho com comunidades rurais e vulneráveis em Moçambique;Excelentes habilidades de liderança, comunicação e organização;
- Excelentes conhecimentos de informática (processamento de texto, folhas de cálculo e bancos de dados);
- Disponibilidade e capacidade para trabalhar num ambiente dinâmico e em mudança;
- Disponibilidade para viajar frequentemente para o campo;
- Fluência em Português.
Condições salariais
- A proposta salarial será dentro da nossa tabela para esta posição, intervalo entre 40.000,00 MZN a 60.000,00 MZN.
- A remuneração exata será proporcional à experiência e adequação do candidato e políticas salariais do ICEI.
Candidatura
Envie um email para [email protected] indicando no assunto “O/a Gestor (a) de Empreendedorismo_ICEI, Chimoio”, com os seguintes documentos:
- Carta de Apresentação;
- Certificado de habilitações literárias;
- Curriculum Vitae;
- Referências (no mínimo duas).
DATA LIMITE DA CANDIDATURA: até 25 de Abril 2024
Notas:
– Apenas candidatos pré-selecionados serão contactados;
– A seleção será realizada através de avaliação curricular e desempenho na entrevista.Não fazemos nenhum tipo de cobranças para nenhum tipo de contratação e não procedemos por via de agentes de recrutamento;
– As candidaturas que não seguem as instruções podem ser desqualificadas.