Vaga de emprego para Dono de Produto – Product Owner no FNB Moçambique

O FNB Moçambique pretende contratar um Dono de Produto (Product Owner) para Maputo.

Objectivo do Cargo:

O Dono de Produto – Product Owner será parte integrante da nossa equipe de desenvolvimento Agile, adstrito a área de Produtos, responsável por definir a visão do produto, planos de acção e oportunidades de crescimento. O Product Owner trabalhará em colaboração directa com os stakeholders principais para compreender as necessidades de gestão de produtos, priorizar tarefas e fornecer soluções que se alinhem com a estratégia e os objetivos do FNBM. Esta função requer um forte entendimento dos processos de desenvolvimento de software, excelentes habilidades de comunicação e capacidade de trabalhar em colaboração com equipes multifuncionais.

Funções:

  • Domínio  técnico e de mercado sobre qual o produto opera;
  • O conhecimento do setor financeiro, das tendências do mercado e das necessidades dos clientes é essencial para tomar decisões informadas;
  • Pensamento Estratégico: capacidade de pensar estrategicamente e alinhar o plano do produto com as metas e objetivos gerais do negócio;
  • Habilidades de Comunicação: excelentes habilidades de comunicação são essenciais para interagir com as partes interessadas, equipes de desenvolvimento e outros membros da organização;
  • Ser capaz de articular claramente a visão, os requisitos e as prioridades do produto;
  • Priorização: a habilidade em priorizar recursos e respectivas histórias de usuários e tarefas com base no valor do negócio, nas necessidades do cliente e nas restrições é crucial para maximizar o resultado do esforço de desenvolvimento;
  • Resolução de problemas: capacidade de identificar e resolver problemas que surgem durante o processo de desenvolvimento. Ser capaz de tomar decisões rápidas e se adaptar às novas circunstâncias é importante;
  • Habilidades de negociação: os Product Owners muitas vezes precisam negociar com as partes interessadas, equipes de desenvolvimento e outras partes para chegar a acordos sobre prioridades, escopo e cronogramas;
  • Habilidades analíticas: o pensamento analítico é importante para interpretar dados, métricas e feedback para tomar decisões baseadas em dados sobre o produto;
  • Compreensão Técnica: embora nem sempre seja necessário, ter uma compreensão básica dos aspectos técnicos do produto e do processo de desenvolvimento pode ser benéfico para uma comunicação eficaz com a equipe de desenvolvimento;
  • Conhecimento em Experiência do Usuário (UX): compreensão dos princípios da experiência do usuário e a capacidade de defender uma abordagem de design centrada no usuário para o desenvolvimento de produtos;
  • Metodologias Ágeis e Scrum: a familiaridade com os princípios Ágeis e SAFe é importante, já que os Product Owners normalmente trabalham em um ambiente de desenvolvimento Ágil;
  • Colaboração em Equipe: capacidade de trabalhar em estreita colaboração com equipes multifuncionais, incluindo desenvolvedores, designers, testadores e outras partes interessadas, para garantir a entrega bem-sucedida do produto;
  • Gerenciamento de Feedback: habilidade em coletar feedback de usuários e partes interessadas, incorporá-lo ao processo de desenvolvimento de produto e iterar o produto com base nesse feedback.

Requisitos:

  • Bacharelado em ciência da computação, administração ou áreas afins;
  • Experiência profissional comprovada como Product Owner ou função semelhante em gestão de produtos;
  • Forte conhecimento de metodologias Ágeis, particularmente SAFe;
  • Certificação em product owner (CPO) ou equivalente é uma vantagem;
  • Fortes habilidades analíticas e de resolução de problemas com grande atenção aos detalhes;
  • Excelentes habilidades de comunicação escrita e verbal;
  • Fortes habilidades interpessoais e capacidade de trabalhar com equipes multifuncionais;
  • Capacidade comprovada de influenciar equipes multifuncionais sem autoridade formal;
  • Experiência com ferramentas de gestão de produtos como SPIRA ou similares;
  • Entre 3 a 5  anos de experiência em gestão  de produtos ou áreas afins;
  •  Histórico comprovado de gestão de produtos durante todo o seu ciclo de vida;
  • Sólida formação técnica com compreensão e/ou experiência prática em core banking BANKA é uma vantagem;
  • Experiência com práticas ágeis, processos e metodologias Scrum e sucesso comprovado integrando-os à gestão de produtos;

Candidatura

Os interessados deverão se candidatar através do seguinte link: https://firstrand.wd3.myworkdayjobs.com/

DATA LIMITE DA CANDIDATURA: até 07 de Maio de 2024

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