Vaga de emprego para Gestor Sénior de Programa de Saúde no PRG

O Projecto de Restauração da Gorongosa (PRG) pretende contratar um Gestor Sénior de Programa de Saúde para Sofala .

Sobre a Organização:

O Projecto de Restauração da Gorongosa (PRG) cogere o Parque Nacional da Gorongosa com o Governo de Moçambique. O PRG tem um duplo mandato para reforçar a conservação da biodiversidade e ajudar o Governo a promover o desenvolvimento humano e sustentável do PNG, numa Zona de Desenvolvimento Sustentável (Zona Tampão) de cerca de 600.000 hectares com mais de 200.000 pessoas. Estas iniciativas de desenvolvimento humano catalisam o desenvolvimento económico, fortalecem os sistemas locais de saúde e educação e apoiam a conservação baseada na comunidade.

O PRG acredita que as pessoas têm “Direito aos Cuidados de Saúde e Bem-Estar”, garantindo vidas saudáveis em todas as faixas etárias.

O sector da saúde implementa vários programas que fortalecem os sistemas de saúde, melhorando os seus serviços, o saneamento e a higiene (WASH) nas comunidades rurais, incluindo:

  • Brigadas Móveis e Agentes Comunitários de Saúde (APE);
  • Materno, Infantil e Nutrição;
  • Planeamento familiar, pré-natal e pós-natal;
  • Projectos de infra-estruturas de WASH em escolas e instalações de saúde, incluindo gestão de poços, construção e reabilitação de latrinas, comités comunitários de WASH.

Objectivo do Cargo:

o PRG pretende contratar um Gestor Sénior de Programa de Saúde para se juntar à sua equipa no Departamento de Desenvolvimento Humano.

O Gestor Sénior de Saúde vai liderar e gerir os funcionários para implementar programas centrados na melhoria da qualidade, eficiência e utilização dos serviços de cuidados de saúde primários e iniciativas rurais de WASH, com especial enfoque na saúde da mulher, idem na planificação, implementação e gestão de programas inovadores, baseados em evidências e vinculados à Abordagem Integrada da Zona de

Desenvolvimento Sustentável (ZDS), promover colaborações com partes interessadas do governo e da comunidade, a fim de proporcionar avanços no desenvolvimento humano na ZDS do PNG.

Funções:

1. Apoio e Supervisão à Gestão

    • Realizar revisões periódicas dos programas com equipas de medição e avaliação, outros funcionários do PRG, contrapartes governamentais e outras partes interessadas envolvidas em programas e projetos de saúde;
    • Propor e/ou tomar medidas sobre procedimentos operacionais que afectem a implementação e gestão do programa;
    • Garantir que todo o pessoal do programa tenha as ferramentas e mecanismos necessários para o desenvolvimento profissional e pessoal para melhorar as habilidades de facilitação que promovam o desenvolvimento e a mudança, integrem a aprendizagem no trabalho diário e na organização, promovam a aprendizagem e o desenvolvimento organizacional contínuos e promovam abordagens baseadas em direitos para o desenvolvimento;
    • Gerir o pessoal e todos os recursos atribuídos ao sector e garantir relatórios apropriados e oportunos (relatórios narrativos e financeiros);
    • Liderar a mobilização de recursos para programas de saúde — oportunidades de angariação de fundos para o crescimento do portfólio do sector da saúde;
    • Desenvolver e supervisionar o orçamento do sector da saúde, garantir controlos financeiros e rentabilidade.

    2. Implementação de Programas

    • Planear, implementar e monitorar as actividades dos programas de saúde, incluindo orçamento;
    • Colaborar com a Diretora do Departamento e outros membros do pessoal na preparação de estudos, particularmente no que diz respeito à Informação de Saúde e WASH;
    • Colaboração com as equipas de monitoria e avaliação, conceber ferramentas e sistemas para recolher, analisar e avaliar dados para garantir o cumprimento dos objectivos e/ou tomar medidas correctivas quando necessário em prol dos programas;
    • Realizar visitas regulares ao campo para monitorar as actividades dos programas e acompanhar as recomendações feitas ao pessoal;
    • Liderar o planeamento, implementação e gestão de todos os programas do sector da saúde, incluindo a gestão do desempenho dos funcionários;
    • Implementar um programa de gestão para supervisionar todas as operações do sector da saúde, incluindo aquisições, logística de transporte e plano estratégico;
    • Assumir um papel de liderança na promoção do perfil, posicionamento e defesa da PRG e do sector, estabelecendo contactos com os principais intervenientes, parceiros e doadores;
    • Colaborar com a equipa de género em campanhas de sensibilização contra a violência baseada no género e outras práticas que prejudicam o desenvolvimento da mulher;
    • Garantir a conformidade com as políticas e processos do PRG e dos doadores em todos os programas de saúde; garantir que a equipa esteja continuamente engajada e alinhada com as direções e planos estratégicos do PRG;
    • Deslocar-se regularmente para os locais do projecto para fornecer apoio à implementação, de modo a desenvolver e manter relações com o governo local e as partes interessadas da comunidade;
    • Apoiar o pessoal de monitoria, avaliação e aprendizagem para permitir e medir o impacto dos programas de saúde.

    3. Parceria de coordenação e “networking”

    • Coordenar a implementação com outros programas para garantir o cumprimento dos objetivos estratégicos da PRG;
    • Reforçar uma relação de trabalho com o governo, especialmente o Ministério da Saúde, aos níveis distritais, provincial, nacional e coordenar com o governo local para melhorar o planeamento e o alinhamento dos orçamentos;
    • Garantir a participação do PRG em redes e eventos relevantes relacionados com a saúde e, quando necessário, recomendar o apoio de outros colegas para garantir a participação e visibilidade da PRG.

    4. Planeamento, Orçamento e Relatórios

    • Entregar atempadamente orçamentos e outros recursos atribuídos aos programas de saúde;
    • Monitorar relatórios mensais e trimestrais das despesas orçamentais e dos resultados dos programas de saúde;
    • Apoiar os gestores na preparação dos relatórios sobre a situação dos programas necessários para a tomada de decisões de gestão e atenção dos doadores;
    • Planear e acompanhar a implementação e gestão das atividades do programa;
    • Garantir que todos os programas do sector preparem relatórios financeiros mensais, trimestrais, anuais e outros, conforme necessário;
    • Acompanhar as questões identificadas na monitoria para garantir a implementação das recomendações formuladas;
    • Rever periodicamente os orçamentos dos programas e certificar-se dos seus respectivos ajuste.

    5. Capacitação de funcionários e parceiros

    • Treinar o pessoal do PRG e as partes interessadas relevantes em estruturas de saúde;
    • Facilitar visitas de intercâmbio para aprendizagem e partilha de melhores práticas;
    • Garantir que os relatórios de treinamento sejam preparados, revistos, arquivados e que os planos de acção dos treinamentos sejam acompanhados;
    • Fornecer aconselhamento técnico e orientação aos programas sobre estratégias e políticas relacionadas com a saúde;
    • Promover abordagens inovadoras de mobilização comunitária e a adopção de novas atitudes e práticas em matéria de saúde por parte do pessoal da linha da frente.

    6. Aprendizagem e Documentação

    • Documentar as melhores práticas para a aprendizagem institucional e a sua expansão;
    • Preparar estudos de casos para facilitar a aprendizagem interna e externa;
    • Preparar informações sobre programas para compilação em brochuras, panfletos e folhetos para informar as partes interessadas sobre o progresso do projeto e outras informações relevantes;
    • Participar em reuniões regulares da equipa de apoio técnico para discutir o progresso do trabalho e desenvolver estratégias apropriadas para garantir a consecução dos objectivos dos programas;
    • Realizar qualquer outra tarefa conforme e quando orientado pelo superior imediato.

    Requisitos:

    • Diploma ou mestrado em área relevantes, como: Saúde Pública, Ciências Sociais ou disciplinas afins;
    • Mínimo de 5 anos de experiência, de preferência em programas de desenvolvimento da saúde;
    • Forte compreensão do sistema de saúde de Moçambique e experiência de trabalho em áreas rurais;
    • Experiência comprovada na gestão de programas de saúde, conduzindo análises de dados e preparando relatórios para partes interessadas internas e externas;
    • Experiência em trabalhar com projetos financiados por doadores;
    • Excelentes habilidades organizacionais e de gerenciamento de tempo, com capacidade de priorizar e cumprir prazos;
    • Fortes habilidades de comunicação e interpessoais, com capacidade de trabalhar de forma eficaz em um ambiente multicultural;
    • Fluência em Português e Inglês.

    Candidatura:

    • Curriculum Vitae;
    • Carta de motivação.

    Os candidatos interessados deverão submeter as candidaturas para o seguinte email: [email protected]

    DATA LIMITE DE CANDIDATURA: até 16 de Maio de 2024

    Nota: a selecção será realizada através de avaliação curricular e desempenho na entrevista e apenas candidatos pré-selecionados serão contactados para entrevista.

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