A MECTS está a recrutar um (1) Assistente do Gestor Financeiro para Maputo.
Local de Trabalho: Escritório de Maputo
Linha hierárquica directa: Gestor Financeiro.
Sobre a organização:
A MECTS – Mozambique Electronic Cargo Tracking Services, S.A. – É uma sociedade de direito moçambicano, cujo objecto é o desenho, implementação e operacionalização de sistemas electrónicos de selagem e rastreio de carga com recurso às tecnologias de informação e comunicação. A MECTS posiciona-se no segmento de Prestação de Serviço de Selagem Electrónica e Rastreio de Carga e com uma estratégia de negócios que visa agregar valor aos seus clientes, sejam eles públicos ou privados, oferecendo serviços diferenciados relacionados às exigências e necessidades de transporte em segurança de todo o tipo de mercadoria e rastreio em tempo real desde a partida à chegada ao destino, no território nacional, regional e continental.
Propósito:
Responsável por supervisionar e gerir as operações financeiras, fornecer um panorama financeiro para a planificação mensal, semestral e anual de todas operações e acções da empresa, assegurando a manutenção de um sistema de operações contabilísticas e de controlo interno adequados, destinados a mitigar o risco e aumentar a precisão dos resultados financeiros da empresa e que atendam, sobretudo, aos princípios contabilísticos geralmente aceites ou às normas internacionais de relato financeiro.
Responsabilidades:
1. Relatórios e análises financeiras:
- Preparar e apresentar demonstrações financeiras, relatórios e análises precisas e oportunas para a administração e partes interessadas;
- Assegurar o cumprimento das normas contabilísticas, regulamentos e políticas financeiras;
- Realizar análises financeiras, previsões e orçamentos para apoiar a tomada de decisões estratégicas;
- Monitorar o desempenho financeiro, identificar tendências e recomendar acções para optimizar os resultados financeiros.
2. Planeamento financeiro e orçamento:
- Desenvolver e gerir o processo de orçamentação anual em colaboração com as partes interessadas relevantes;
- Monitorar as variações orçamentárias e fornecer análises e recomendações para lidar com os desvios;
- Implementar medidas de controle de custos e identificar oportunidades de redução de custos e melhorias de eficiência.
3. Controles internos e gestão de riscos:
- Avaliar e mitigar os riscos financeiros por meio de práticas adequadas de gestão de riscos;
- Garantir a conformidade com os requisitos regulamentares, incluindo impostos e relatórios financeiros;
- Realizar auditorias e revisões regulares para identificar áreas de melhoria e garantir a adesão às políticas e procedimentos financeiros.
4. Gestão do fluxo de caixa:
- Gerir e optimizar o fluxo de caixa, monitorando posições de caixa, prevendo necessidades de caixa e implementando estratégias apropriadas de gestão de caixa;
- Supervisionar os processos de contas a pagar e contas a receber para garantir pagamentos e cobranças pontuais e precisos;
- Desenvolver e implementar relatórios e análises eficazes de fluxo de caixa para apoiar a gestão de liquidez.
5. Sistemas financeiros e melhoria de processos:
- Avaliar, selecionar e implementar sistemas e ferramentas financeiros para aumentar a eficiência e precisão nas operações financeiras;
- Simplificar os processos financeiros e fluxos de trabalho para melhorar a produtividade e eliminar gargalos;
- Avaliar e melhorar continuamente os processos de relatórios financeiros, análise e planeamento;
- Identificar e implementar as melhores práticas em gestão financeira e relatórios.
Requisitos:
- Licenciatura em Finanças, Contabilidade, Auditoria, Gestão, ou áreas afins
- Capacidade de trabalhar de forma independente e dar prioridade a múltiplos objectivos em simultâneo;
- Capacidade demonstrada para gerir o tempo e discernir sobre os assuntos urgentes e importantes;
- Conhecimento avançado de software, sistemas financeiros e normas internacionais de contabilidade e de relato financeiro;
- Estar inscrito na ordem de contabilistas ou auditores certificados em Moçambique, OCAM;
- Competências avançadas de Microsoft Office (Word, Excel e Power Point);
- Competências analíticas que permitem o desenvolvimento de relatórios;
- Forte orientação para a obtenção de resultados.
Candidatura:
- Curriculum Vitae;
- Cópia de Certificado de habilitações.
Os candidatos interessados deverão submeter as candidaturas para o seguinte email: [email protected] indicando no assunto: “ASSGEF – MAPUTO_MECTS_08/24”.
DATA LIMITE DE CANDIDATURA: até 23 de Agosto 2024
Notas:
- Ao se candidatar indique no título do email somente a referência da vaga acima;
- Somente candidaturas pré-seleccionadas serão contactadas;
- A MECTS não faz nenhum tipo de cobranças de valores monetários, ou em espécie, em troca de emprego.
- A selecção de candidaturas é em função de experiência profissional, grau acadêmico, competências, mérito, entre outras exigências de qualidade.