O Ipas Moçambique está a recrutar um (1) Assessor/a de Pesquisa, Monitoria e Avaliação

O Ipas Moçambique está a recrutar um (1) Assessor/a de Pesquisa, Monitoria e Avaliação para Cuamba, Niassa.

Contexto

Ipas Moçambique é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, a operar em Moçambique desde 2018, com Sede em Maputo e escritórios provinciais em Nampula, Zambézia e Niassa onde desenvolve em parceria com o Ministério da Saúde actividades de promoção, melhoria e prestação dos serviços de Saúde Sexual e Reprodutiva, Serviços Compreensivos de Aborto Seguro, Contracepção e Violência Baseada no Género (VBG). Cria condições para a oferta de serviços de saúde sexual e reprodutiva de qualidade, melhorando as infraestruturas dos serviços, disponibilizando equipamentos e capacitando os provedores e outros intervenientes de saúde na oferta de serviços.

No âmbito da implementação das actividades, pretende recrutar e contractar imediatamente, um(a) Assessor(a) de Pesquisa, Monitoria e Avaliação, baseado na província de Niassa – Lichinga, que terá como principais responsabilidades prestar á supervisão técnica nas àreas de Pesquisa, Monitoria e Avaliação do programa do Ipas no país, incluindo a geração de informação através de projectos de pesquisa para  aumentar o conhecimento sobre direitos sexuais e reprodutivos e acesso aos serviços de saúde por parte das mulheres. Será ainda responsável por garantir a medição adequada dos resultados dos diferentes projectos e por gerar indicadores que correspondam às respectivas das intervenções do Ipas no país.  O Assessor de pesquisa, Monitoria e Avaliação, também tem como responsabilidade apoiar na elaboração de relatórios programáticos e submeter à equipe nacional de gestão do projecto e governo da sua área de assistência.

Deveres e responsabilidades:

  • Trabalha em estreita colaboração com o(a) assessor(a) sénior de Pesquisa, Monitoria e Avaliar para assistir as equipes de implementação dos projectos da sua área de assistência e assegurar que o processo de planificação, implementação e monitoria das actividades é baseada em evidência e orientada para os resultados;
  • Participa activamente no processo de concepção das propostas de Projectos contribuindo com informação relevante que forneça uma base sustentável e fundamentada para as perspectivas e abordagens as perspectivas apresentadas;
  • Desenvolve os protocolos de pesquisas e estudos e participa de forma activa na implementação, análise de resultados, produção de relatórios e partilha dos resultados com todos intervenientes-chave no processo de implementação dos Projectos de modo a assegurar a tomada de decisão baseada em evidencia;
  • Assegura que dados relevantes de todas as áreas de programa são recolhidos, introduzidos nas ferramentas apropriadas e analisados de modo a monitorar as tendências que deverá partilhar com toda equipe técnica de implementação para informar a definição das abordagens;
  • Lidera o desenvolvimento e revisão das ferramentas de recolha de dados, bem como dos formatos e formulários de reporte;
  • Apoiar a avaliação das necessidades e o reforço das capacidades do pessoal, consultores, parceiros e agências externas de investigação para a realização de monitorização, avaliação e inquéritos de investigação para o Ipas;
  • Realiza revisões regulares centradas nos resultados ao nível do projecto e na resolução de problemas;
  • Supervisiona a implementação dos planos de trabalho e orçamentos dos Projectos;
  • Fornece feedback regular sobre o desempenho dos projectos implementados na sua área de assistência aos gestores destes;
  • Desenha/ adapta ferramentas flexíveis para o reporte eficiente dos resultados tornando o processo de assistência e acompanhamento das equipe o mais prático possível;
  • Contribui para a liderança do pensamento e inovação, principalmente para Projectos atribuídos;
  • Desenvolve e implementa estratégias que visam fortalecer a capacidade técnica da equipe de Pesquisa, Monitoria & Avaliação a nível da sua área de assistência para assegurar a qualidade técnica no processo de assistência as equipes de implementação dos projectos;
  • Supervisiona a implementação de sistemas e bases de dados de Monitoria e Avaliação alinhando com as ferramentas globais de monitoria de implementação;
  • Supervisiona a integridade e verificação dos dados recolhidos nas unidades sanitárias apoiadas pelo Ipas para garantir qualidade;
  • Garante a disseminação e apresentação dos resultados de estudos e pesquisas, bem como das lições aprendidas durante a implementação dos projectos;
  • Presta assistência na redação de relatórios internos, para os parceiros de implementação e para doadores;
  • Colabora com o departamento de finanças para garantir que os padrões mínimos sejam atingidos na documentação de despesas e nos relatórios de Monitoria e Avaliação, incluindo relatórios de despesas;
  • Supervisiona o trabalho dos consultores de Monitoria e Avaliação e gerir contratos com as empresas de consultoria de pesquisa na área de assistência.

Competências e experiência requerida:

  • Nível superior em estatística, demografia, saúde pública ou outra área relevante;
  • Pelo menos 5-7 anos de experiência relevante;
  • 5 ou mais anos de experiência em Pesquisa e Monitoria e Avaliação, de preferência em programas de Saúde Sexual e reprodutiva;
  • 2 ou mais anos de experiência em análise de dados de alto nível (complexos);
  • 2 ou mais anos de experiência de supervisão de sistemas de recolha de dados;
  • Conhecimento de trabalhos com folhas de cálculo, processamento de textos e programas para apresentações (MS Office Suite);
  • Experiência na utilização de bases de dados e software estatístico, de preferência Stata, SPSS, e SAS para estatísticas inferenciais;
  • Experiência com software de análise qualitativa (NVivo, ou outros) e software de apresentação e bibliográfico (EndNote, ProCite);
  • Um profundo empenho na saúde e direitos sexuais e reprodutivos, especialmente no acesso ao aborto e contracepção;
  • Bem organizado com a capacidade de seguir múltiplos Projectos e prazos;
  • Disponibilidade para viajar 25% do tempo; e
  • Fluente em português escrito e falado;
  • Fluência em Inglês constitui uma vantagem.

Documentos a apresentar:

  • Carta de manifestação de interesse;
  • Curriculum Vitae (Incluir 3 referências profissionais);
  • Certificados de habilitações literárias.

Candidatura:

Os interessados devem submeter as propostas em documentos separados ou únicos, em formato PDF na plataforma de candidatura online.

Candidatar-se

DATA LIMITE DE CANDIDATURA: até dia 06 de Setembro de 2024 as 17:59h.

Apenas candidatos pré-selecionados serão contactados.

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