O Ipas Moçambique está a recrutar um (1) Assessor/a de Sistemas de Saúde para Cuamba, Niassa.
Contexto
Ipas Moçambique é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, a operar em Moçambique desde 2018, com a Sede em Maputo e escritórios provinciais em Nampula, Zambézia e Niassa, onde desenvolve em parceria com o Ministério da Saúde actividades de promoção, melhoria e prestação dos serviços de Saúde Sexual e Reprodutiva, Serviços Compreensivos de Aborto Seguro, Contracepção e Violência Baseada no Género (VBG). Cria condições para a oferta de serviços de saúde sexual e reprodutiva de qualidade, melhorando as infraestruturas dos serviços, disponibilizando equipamentos e capacitando os provedores e outros intervenientes de saúde na oferta de serviços.
No âmbito da implementação das actividades, pretende recrutar e contractar imediatamente, um/a (1) Assessor/a de Sistemas de Saúde para Zambézia, afim de liderar a implementação dos planos programáticos, em parceria e colaboração com instituições parceiras e comunidades locais, e fornecer assistência técnica, sempre que necessário, aos parceiros estratégicos, organizações da sociedade civil e órgãos de comunicação social.
Deveres e responsabilidades:
- Liderar a equipa de sistemas de saúde da Província e garantir assistência a todas áreas apoiadas pela organização para oferecer um atendimento completo de Cuidados Completos de Aborto, Contracepção e Violência Baseada no Género, entre outras prioridades da organização.
- Coordenar a assistência técnica directa aos sectores parceiros da organização.
- Apoiar o desenvolvimento, fortalecimento e gestão dos sistemas clínicos relacionados ao de Cuidados Completos de Aborto, Contracepção e Violência Baseada no Género, incluindo uma melhor utilização da informação para tomada de decisão, apoio à assistência aos provedores e sistemas de referência e ligação com os grupos de mecanismo multisectorial de atendimento a vítima de VBG.
- Participar na planificação e implementação das actividades de capacitação e assistência técnica aos parceiros sobre Saúde Sexual e Reprodutiva, Cuidados compreensivos de aborto e Violência Baseada no Género.
- Garantir a implementação do plano de actividades anual, monitoria e documentação das actividades do projecto;
- Garantir a elaboração dos relatórios de actividades realizadas, periódicos e assessoria técnica aos parceiros do Ipas no processo de reportes periódicos das actividades.
- Apoiar de forma sistemática a equipa de monitoria e avaliação, monitorando o progresso dos indicadores-chave, garantindo a análise e interpretação destes dados para a tomada de decisão;
- Identificar oportunidades para documentar e partilhar inovações técnicas, lições aprendidas e melhores práticas na área de sistemas de saúde no contexto de Moçambique dentro do Ipas e para públicos-alvo externos;
- Liderar e motivar equipas e criar um ambiente de trabalho positivo e construir relações de trabalho positivas com diversas equipas internas e parceiros de implementação.
- Executar outras tarefas que visam a melhoria dos resultados da área de sistemas de saúde que lhe forem incumbidas.
Competências e experiência requerida:
- Licenciatura na área de saúde ou grau de Obstetrícia relevante;
- Pelo menos 5 anos de experiência na prestação de serviços de saúde reprodutiva, fortalecimento dos sistemas de saúde, contracepção, Violência Baseada no Género, emergências obstetricas, implementação e avaliação de programas de saúde pública em contextos de recursos limitados, com conhecimento específico de formação em saúde e de trabalho em saúde pública;
- Conhecimentos fortes sobre Saúde Sexual Reprodutiva, Emergências Obstétricas, Violência Baseada no Género e Saúde do Adolescente e Jovem;
- Fortes habilidades de utilização de computador, especialmente na plataforma Microsoft (World e Excel);
- Fluência em Português e nível intermédio de Inglês;
- Capacidade de gestão de programas e de fundos, incluindo fortes competências no planeamento do trabalho, orçamentação, monitoria financeira e resolução de problemas orientados para os resultados;
- Boa capacidade de relacionamento interpessoal e consciência e sensibilidade na gestão de ambientes multiculturais;
- Capacidade de guardar sigilo profissional e alto sentido de responsabilidade;
- Honestidade e boa integridade profissional.
- Disponibilidade para viagens de 40% do tempo aos distritos e a nível nacional sempre que necessário.
- Honestidade e boa integridade profissional.
- Disponibilidade para viagens frequentes aos distritos.
Documentos a apresentar:
- Carta de manifestação de interesse;
- Curriculum Vitae (Incluir 3 referências profissionais);
- Certificados de habilitações literárias.
Candidatura:
Os interessados devem submeter as propostas em documentos separados ou únicos, em formato PDF na plataforma de candidatura online.
Candidatar-seDATA LIMITE DE CANDIDATURA: até dia 06 de Setembro de 2024 as 17:59h.
Apenas candidatos pré-selecionados serão contactados.