A Pathfinder International está a recrutar (1) Coordenador/a de Envolvimento Comunitário e Mudança de Comportamento para Chimoio.
Objectivo da Posição:
O/a Coordenador(a) de Envolvimento Comunitário e Mudança de Comportamento será responsável pela coordenação e implementação a níveis distritais das actividades do projectos na área comunitária, incluindo as intervenções de base escolar, assegurando a aplicação das estratégias e metodologias definidas. O/a Coordenador(a) oferecerá apoio técnico directo aos oficiais das OCBs (Jossoal, Alfalit, Lemusica e Okodema), activistas, mentores, professores, lideres facilitadores e rádios comunitárias. O/a Coordenador(a) também irá apoiar na coordenação e ligação entre os serviços de saúde e a comunidade.
Principais Responsabilidades:
- Coordenar junto de oficiais das OCBss na elaboração de planos de trabalho dos diferentes parceiros envolvidos no projecto, nos distritos de intervenção;
- Prestar apoio técnico e logístico na implementação dos planos de trabalho assegurando a coordenação atempada das actividades e a provisão dos materiais necessários para realização das mesmas;
- Realizar supervisão das actividades comunitárias olhando para as metodologias previstas, uso correcto dos materiais e qualidade da comunicação;
- Facilitar ou apoiar a realização de formações, capacitações ou ações de formação continua (com activistas, professores, mentoras, lideranças comunitárias, etc);
- Assegurar respostas atempadas às necessidades prioritárias definidas nos planos, bem como a justificação adequada e atempada das actividades realizadas;
- Facilitar o desenvolvimento de processos de debate e ação comunitária conforme definido pelo projecto;
- Facilitar a criação de condições locais favoráveis para realização de estudos de pesquisa previstos;
- Identificar necessidades no âmbito dos projectos e realizar propostas para melhoria dos mesmos com particular foco nas questões socioculturais, económicas ou outras que afectem as relações de género, incluindo VBG e desigualdades na área de SSR;
- Estabelecer bases de colaboração positiva com a administração distrital, e instituições e estruturas locais e comunitárias para garantir que os planos de actividades do projecto sejam bem compreendidos e apoiados por todos os interessados e procurando estratégias para minimizar a duplicação de esforços e maximizar o impacto das actividades;
- Contribuir no processo de documentação de boas práticas e produção de evidências;
- Elaborar relatórios programáticos conforme estabelecido;
- Contribuir para a recolha atempada de dados sob sua responsabilidade;
- Assegurar que os problemas sejam abordados de forma rápida e eficaz;
- Manter um bom fluxo de comunicação e informação com os parceiros de implementação, os colegas envolvidos no projecto e supervisores, promovendo um ambiente de trabalho baseado na colaboração e apoio mutuo na equipa e mostrando seu compromisso pela igualdade de género dentro e fora do escritório;
- Realizar outras funções que lhe forem atribuídas.
Requisitos Básicos:
- Capacidade de estabelecer boa comunicação com OCBss, grupos comunitários e desenvolver relações de trabalho eficazes;
- Excelentes habilidades de comunicação a diferentes níveis, particularmente a nível local e comunitário;
- Habilidades de facilitação e de desenvolvimento de capacidades;
- Capacidade de trabalhar de forma independente e em equipa;
- Excelente capacidade de comunicação verbal e escrita em Português;
- Conhecimentos de informática em Windows, Excel, Powerpoint e aplicações de processamento de texto;
- Disponibilidade para viajar nos distritos;
- Conhecimentos de línguas locais constitui uma vantagem;
- Carta de condução para motorizadas igual ou acima de 125cc. (Atenção, requisito indispensável);
- Licenciatura na área de Ciências Sociais, Antropologia, Psicologia, Saúde Publica, Políticas Públicas ou áreas afins constitui uma vantagem.
Qualificações Preferidas:
- Experiência de trabalho na área de saúde sexual e reprodutiva e/ou igualdade de género e direitos das raparigas e mulheres e/ou na área de mobilização comunitária;
- Competências técnicas na gestão de projectos;
- Experiência de trabalho com adolescentes e jovens ou colaboração em associações juvenis/comunitárias.