A HOPEM está a recrutar um (1) Assistente de Monitoria e Avaliação-EGC para Maputo.
Objectivo do cargo:
Para responder as políticas e estratégias do Governo de Moçambique a Visão Mundial, Rede HOPEM e Actionaid Moçambique conceberam o Projeto Toda Rapariga é Capaz que está focado na capacitação de 80.000 meninas e mulheres jovens de 10 a 24 anos. Para este mesmo grupo (faixa etária), a Rede HOPEM irá capacitar 15.000 Rapazes e homens jovens nos distritos rurais de Nacaroa e Murrupula na província de Nampula, no nordeste de Moçambique, para exercer a agência sobre a sua própria saúde e bem-estar.
O Projeto “Every Girl Can” (EGC) com o objetivo de “melhorar a igualdade de género e a realização do direito de viver livre de violência sexual e baseada no género e discriminação entre raparigas adolescentes e mulheres jovens entre as idades de 8-24” está a ser implementado pela World Vision em consórcio com Homens Pela Mudança (HOPEM) e Action Aid, em Moçambique, nos distritos de Monapo, Murrupula e Nacaroa, na Província de Nampula.
O programa é financiado pela Global Affairs Canada. Este projeto foi assinado em março de 2021 e está programado para terminar em março de 2026, com as actividades do projeto a terminarem em dezembro de 2025.
O Assistente de M&A, em coordenação com os vários intervenientes na implementação do projecto, deve desenvolver e implementar um plano de M&A da Rede HOPEM, para garantir que o progresso da implementação de acções de resposta seja monitorado e que os parceiros tenham informações sólidas sobre as quais vão basear suas intervenções e tomada de decisões. O Assistente de monitoria e avaliação reporta ao Gestor do Projecto.
Responsabilidades:
- Actualizar e operacionalizar o plano de monitoria e avaliação (M&A);
- Garantir que a M&A colecte e partilhe dados e análises relevantes para informar os programas e medir o progresso da implementação das acções relativas ao projecto;
- Apoiar na elaboração dos relatórios mensais, trimestrais e anuais do projecto;
- Refinar os indicadores do projecto para descrever detalhadamente cada processo de recolha de dados, cálculo e metodologia;
- Desenvolver e atualizar sistemas e ferramentas sensíveis ao género aplicados ao acompanhamento, aprendizagem e avaliação do programa e das partes interessadas;
- Participar nas visitas de supervisão conjunta com os parceiros (World Vision e ActioAid);
- Realizar visitas regulares de monitoria nos distritos de implementação do projecto para prestar apoio ao pessoal do campo na implementação das actividades;
- Preparar juntamente com o/a Líder do Projecto e o/a Oficial de Programas, encontros de balanço e de planificação de actividades com os Líderes de Área e parceiros;
- Conduzir a verificação de dados de resultados através de chamadas telefónicas, visitas aos locais e outros métodos;
- Verificar e organizar as evidências/histórias de sucesso das actividades realizadas pelo projecto;
- Garantir que todos os intervenientes na implementação das actividades usem os instrumentos padronizados de M&A;
- Apoiar ou coordenar, quando necessário, as avaliações intercalares, finais e anuais a nível dos programas;
- Manter actualizadas as plataformas de M&A e Gestão, bases de dados e painel de instrumentos em uso no projecto;
- Apoiar os membros da equipa e os parceiros para assegurar a facilitação da construção do conhecimento, partilha e organização de eventos de aprendizagem, com o objectivo de fornecer à equipa informação crítica que lhes permita tomar decisões em relação às suas respectivas componentes e ao programa;
- Apoio no desenvolvimento de planos de trabalho e relatórios de progresso;
- Trabalhar em estreita colaboração com a área programática e o gestor do projecto para garantir que todos usem activamente os dados para informar a tomada de decisão.
Requisitos:
- Nível Médio em Estatística e/ou Análise de Dados ou áreas relacionadas;
- Ter de 2 anos de experiência de trabalho na área de Monitoria e Avaliação de projectos sociais e de saúde;
- Experiência na Gestão de Base de Dados;
- Experiência em documentação de histórias de sucesso e boas práticas;
- Conhecimentos de abordagens baseadas em direitos humanos com enfoque para assuntos de género, masculinidades;
- Domínio de pacotes informáticos de análise de dados e de implementação de registos físicos e digitais (Excel, Access, SPSS e outros);
- Excelentes habilidades de comunicação escrita/oral e analíticas;
- Experiência de trabalho em/com organizações não-governamentais é uma vantagem.
Outras competências:
- Ser promotor da visão, missão, valores e princípios da Rede HOPEM;
- Capacidade de dar feedback construtivo e focalizar-se na solução de diferentes desafios;
- Capacidade de gerir diversas actividades ocorrendo simultaneamente e priorizar tarefas;
- Capacidade de trabalhar de forma independente e com supervisão mínima;
- Capacidade de liderança;
- Capacidade de estabelecer e manter boas relações com as pessoas a sua volta assim como aquelas que beneficiam do seu trabalho;
- Capacidade de trabalhar sob pressão;
- Excelentes habilidades de documentação;
- Habilidade para propor iniciativas e conceitos inovadores;
- Criatividade e pro-actividade.
Candidatura:
Os candidatos deverão submeter, uma carta de motivação, CV e cópia de certificado de habilitações para o endereço electrónico seguinte: [email protected].
DATA LMITE DE CANDIDATURA: até o dia 06 de Dezembro de 2024.
Notas: somos um empregador de oportunidades iguais, encorajamos a candidatura de mulheres.
Somente os candidatos pré-selecionados serão contactados.