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Home Vagas Maputo

O Standard Bank está a recrutar (1) Assistente de Governança Corporativa e Secretariado

Jorge Muchacuar by Jorge Muchacuar
4 de Dezembro, 2024

O Standard Bank Moçambique está a recrutar um (1) Assistente de Governança Corporativa e Secretariado para Maputo.

Responsabilidades:

No Domínio da Governança Corporativa e Secretariado:

  • Prestar assistência ao Secretário da Sociedade & Responsável de Governança em matérias de Governança Corporativa referentes ao Banco e às suas subsidiárias;
  • Prestar assistência à equipa do Secretariado da Sociedade em matéria de organização das reuniões dos órgãos sociais do Banco e das Subsidiárias, designadamente:

i) Solicitar os relatórios e documentos para as reuniões dos órgãos sociais do Banco e Subsidiárias, compilar e inseri-los no sistema Dilligent Boards;

ii) Preparar toda a documentação pré-reunião, e, agendas/convocatórias, cartas mandadeiras, declarações de conflitos de interesses e demais;

iii) Identificar, registar em acta e fazer o seguimento das acções adstritas às unidades de negócios.

  • Participar nas reuniões dos Comités do Conselho de Administração, e conforme solicitação, dos órgãos sociais e Comissão Executiva do Banco e Subsidiárias e redigir as respectivas actas, assegurar a sua assinatura e arquivo;
  • Orientar aos Presidentes dos Comités sobre o cumprimento dos seus deveres e responsabilidades e prestar-lhes apoio para assegurar o funcionamento eficiente e eficaz dos Comités do Conselho de Administração;
  • Prestar aconselhamento em matéria de Governança e assegurar o cumprimento dos procedimentos dos Comités do Conselho de Administração, no âmbito dos seus mandatos.

Regulamentação:

  • Consolidar e assegurar o envio de quaisquer relatórios e documentação requerida às competentes entidades regulamentares;
  • Preparar respostas às solicitações das entidades regulamentares;
  • Interagir com as unidades de negócios para assegurar a implementação e cumprimento do Quadro de Governança Corporativa da sociedade;
  • Monitorar a divulgação de legislação, actualizar o universo regulatório, agendar encontros com os stakeholders envolvidos para aferir o grau de conformidade com os diplomas legais e monitorar o cumprimento das acções acordadas para a sua implementação;
  • Promover o registo dos órgãos sociais nas entidades competentes e a publicação dos actos societários;
  • Manter e actualizar o registo da identidade dos membros dos órgãos sociais;
  • Assegurar o registo e actualização da identificação dos beneficiários efectivos;
  • Assegurar que o acervo documental da sociedade seja devidamente arquivado e gerido;
  • Manter o registo das declarações de conflitos de interesses devidamente actualizado;
  • Requerer a legalização dos livros sociais;
  • Facilitar as auditorias interna e externa, facultando aos auditores toda a documentação requerida;
  • Realizar outras tarefas correlacionadas ao escopo do trabalho, conforme adstritas à unidade de negócios.

Habilidades e competências:

  • Proficiência na língua Inglesa e Portuguesa;
  • Capacidade de trabalhar sob pressão;
  • Eficácia na gestão do tempo de modo a colmatar os prováveis atrasos na execução dos planos de trabalho;
  • Boa capacidade de redacção de documentos;
  • Elevado nível de auto-organização e disciplina;
  • Capacidade de trabalhar em equipa;
  • Capacidade de discernimento e de estabelecer prioridades;
  • Capacidade de completar tarefas e projetos de forma estruturada e dentro do prazo concedido para o efeito, empregando um planeamento eficaz, de acordo com as prioridades definidas;
  • Boa capacidade comunicativa e interpessoal; e
  • Auto-motivação e energia.

Requisitos:

  • Licenciatura em Direito, Gestão, Contabilidade e Auditoria ou área similar;
  • Experiência mínima de três (3) anos como assistente de secretariado da sociedade, ou função com valências equivalentes, numa instituição financeira ou em outra sociedade empresarial, de preferência ligada ao sector financeiro;
  • Experiência e algum domínio de Governança Corporativa, incluindo prática suficiente em secretariado da sociedade para operar com sucesso ao nível dos Órgãos Sociais;
  • Conhecimento básico dos aspectos legais e requisitos regulatórios aplicáveis à actividade bancária e, no geral, da legislação vigente no país;
  • Fluência em português e inglês (falado e escrito); e
  • Domínio de informática (MS Word, MS Excel, MS PowerPoint), na óptica de utilizador.

Candidatura:

Candidatar-se no site da empresa

DATA LIMITE DE CANDIDATURA: até o dia 09 de Dezembro de 2024.

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