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Home Vagas Inhambane

A Elizabeth Glaser Pediatric AIDS Foundation (EGPAF) está a recrutar (1) Oficial Regional de Prevenção e Engajamento Comunitário

Jorge Muchacuar by Jorge Muchacuar
6 de Dezembro, 2024

A Elizabeth Glaser Pediatric AIDS Foundation (EGPAF) está a recrutar um (1) Oficial Regional de Prevenção e Engajamento Comunitário para Inhambane.

Sobre a organização:

É uma organização não governamental, que trabalha em parceria com o Ministério da Saúde, Serviço Provincial de Saúde e Direção Provincial de Saúde Inhambane desde 2004, no apoio ao programa de Prevenção da Transmissão Vertical (PTV), Cuidados e Tratamento Antirretroviral (TARV), com o financiamento do Governo Americano (PEPFAR). A missão da Fundação é eliminar o HIV/SIDA a nível global nas crianças, jovens e famílias através da adopção de abordagens inovadoras de progressos na pesquisa, advocacia, prestação de serviços e fortalecimento de capacidades.

Objectivo do cargo:

A posição de Oficial Regional de Prevenção e Engajamento Comunitário (OP de Prev/EC) está baseada nos distritos/regiões apoiados pela EGPAF, e é responsável pela implementação das actividades programáticas de prevenção e engajamento comunitário, através do suporte técnico  às Direcções Distritais de Saúde (SDSMAS) e às Unidades Sanitárias AJUDA da área de jurisdição do programa, através da provisão de apoio técnico, monitoria, validação dos resultados e do estabelecimento de sistemas de ligação entre as unidades sanitárias e comunidade e vice-versa. OP de Prev/EC deverá trabalhar em estreita colaboração/coordenação com os responsáveis de programas, equipes das Unidades Sanitárias e parceiros locais do sistema nacional de saúde, respeitando as directrizes, o plano de actividades acordado e as normas e padrões de qualidade do Ministério da Saúde. A posição requer viagens frequentes dentro do distrito/região bem como viagens regulares a sede capital da província.

Responsabilidades:

Responsabilidades Gerais:

  • Trabalhar em estreita colaboração com o coordenador regional médico e assessores nacionais da EGPAF na definição de prioridades e direções do projeto;
  • Trabalhar/Colaborar com SDSMAS e outros parceiros locais para coordenar as atividades, reduzir a duplicação e garantir a implementação de acordo as directrizes e padrões de qualidade;
  • Trabalhar com M&E e outras equipes técnicas para implementar o plano para monitora dos dados dos programas e fazer correções conforme indicado;
  • Trabalhar com as equipes do projeto para monitorar o progresso das metas e garantir que o alcance necessário das mesmas seja cumprido a tempo;
  • Documentar os sucessos, lições aprendidas e desafios na implementação através de relatórios mensais, trimestrais e/ou anuais rotineiros, e outros relatórios conforme solicitação;
  • Documentar e manter um inventário de ferramentas e abordagens bem-sucedidas;
  • Gerenciar, orientar a equipe técnica e leiga implementadora das actividades dos diferentes programas, incluindo monitorar o desempenho para metas estabelecidas e fazer correções de curso conforme necessário;
  • Fornecer assistência técnica aos conselheiros leigos e clínicos, através de sessões de tutoria de ATS e PrEP, nas unidades sanitárias e comunidade conforme as competências especificas emanadas do Misau;
  • Manter excelentes relacionamentos com o pessoal das SDSMAS, DPS/SPS e outras partes envolvidas no programa.

Responsabilidades do programa de prevenção (ATS, PrEP e População-Chave):

  • Fornecer suporte e supervisão para garantir a qualidade técnica na implementação das atividades de ATS (ATIU, ATIP e ATSC);
  • Operacionalizar a implementação da directrizes nacionais de ATS e de População-chave, da Prevenção Combinada, dos MDSs;
  • Realizar visitas de assistência técnica para os CL e técnicos envolvidos nas actividades de ATS e comunidade nas USs da Sede e Periferias incluindo a avaliação sistemática da qualidade;
  • Fornecer facilitação/treinamento, tutoria no nível individual e das equipas do Distrito (conselheiros e técnicos de saúde) na oferta do ATS de acordo com os 5 princípios orientadores (consentimento, confidencialidade, aconselhamento, resultados correctos e ligação aos serviços de prevenção e cuidados e tratamento);
  • Prover assistência técnica e monitoria na implementação da testagem a partir do “Caso Índice”, reforçando a importância da testagem dos filhos biológicos, parceiros sexuais e oferta para outros conviventes baseado no rastreio de sinais e sintomas e comportamento de risco e ligação com os serviços de prevenção e de cuidados de tratamento;
  • Prover assistência técnica na implementação dos padrões mínimos durante a oferta da testagem baseada nos casos índices. Garantir a assistência no rastreio da violência por parceiro íntimo (VPI), incluindo o encaminhamento de sobreviventes da VPI para o atendimento nas paragens única da VBG;
  • Prover capacitação, tutoria dos conselheiros e técnicos de saúde no rastreio dos sinais e sintomas da infecção pelo HIV e dos comportamentos de risco conforme os diferentes algoritmos e populações especificas;
  • Prover capacitação/orientar os provedores leigos e clínicos no uso do guião de avaliação do comportamento para a identificação das populações-chave (HSH, TS, PID, TG e reclusos);
  • Prover capacitação/orientar os provedores leigos e clínicos na oferta dos serviços de prevenção do HIV; preservativos, CMMV e a oferta da PrEP conforme a elegibilidade dos diferentes grupos populacionais:
  • Capacitar, tutorar os conselheiros baseados nas unidades sanitárias e comunidades na oferta dos ATS baseada nos casos índices. Reforço a oferta da testagem dos parceiros sexuais e filhos biológicos de casos índices;
  • Analisar os desempenhos diárias dos conselheiros de ATS nas unidades sanitárias, usando a ferramenta de registo e o aplicativo de monitoria;
  • Elaborar, partilhar e orientar planos de remediação para os conselheiros com desempenhos fracos;
  • Coordenar com os diferentes programas, a capacitação dos provedores na componente de APSS na US e na Comunidade (Técnicos, CL, Educadores de pares, AJM, Mães Mentoras entre outros).

Responsabilidades do programa de engajamento comunitário:

  • Operacionalizar a implementação da directrizes nacionais de AJM, Engajamento Masculino/HC, memo de oferta de serviços nas empresas;
  • Prover capacitação/treino os conselheiros e actores comunitários no pacote de autoteste do HIV;
  • Analisar os desempenhos diárias dos conselheiros comunitários, usando a ferramenta de registo e o aplicativo de monitoria;
  • Elaborar, partilhar e orientar planos de remediação para os conselheiros com desempenhos fracos;
  • Prover assistência técnica, em coordenação com os pontos focais de ATS, APSS/PP e de SMI entre outros, aos Ed. de pares, Mães mentoras, Adolescente Jovem Mentor, Homens campeões; Campeões de Prevenção;
  • Assegurar a formação de conselheiros, enfermeiras de SMI, SAAJ e outro pessoal envolvido na implementação de grupos de MpM, AJM, clubes de adesão, HC, MM, EP, grupos terapêuticos e outros;
  • Apoio Pediátricos para o processo de revelação diagnóstica; transição, formação e seguimento de grupos de apoio pediátricos, grupos de pais e cuidadores entre outros;
  • Identificar e implementar estratégias e intervenções visando a promoção de adesão e retenção dos pacientes aos cuidados e tratamento;
  • Assegurar a implementação das actividades de engajamento comunitários e organizações baseadas na fé com vista a melhor o acesso aos serviços de saúde e ligação unidade sanitária/comunidade.

Requisitos:

  • Licenciatura em Psicologia Clínica e ou Psicologia Geral;
  • Experiência mínima de 5 anos na implementação de programas de prevenção (ATS, PrEP, População-chave) e Engajamento comunitário;
  • Habilidade comprovada no trabalho em equipas multidisciplinares (ITS/HIV, SMI, VBG, SM envolvimento comunitário) e de forma individualizada;
  • Domínio das políticas nacionais de ATS, PrEP, População-Chave e Engajamento Comunitário;
  • Conhecimento sobre a epidemia do HIV em Moçambique;
  • Desenvolver relações efectivas com os colegas e parceiros de cooperação;
  • Integridade, proatividade, liderança, e capacidade de trabalho em ambiente sob pressão;
  • Habilidade na comunicação com seus gestores e subordinados, capacidade em compreender o outro e a si mesmo, entrar em acordo sobre objetivos organizacionais e partilhar normas comuns para a sua gestão;
  • Disponibilidade de viajar regularmente;
  • Fluência oral e escrita na língua portuguesa;
  • Domínio de seguimento de PVHIV, desde atendimento desde aconselhamento e testagem, 1ª consulta, consulta de seguimento, Aconselhamento para Inicio e seguimento de reforço de adesão, Laboratório, Farmácia, TB;
  • Domínio de actividades de apoio psicossocial como aconselhamento pré e pós teste/TARV/Adesão
  • Conhecimentos demonstrados em gestão e liderança, Auto motivação e trabalho com base em metas/resultados;
  • Habilidade para liderar equipas e grupos de trabalho;
  • Conhecimento avançado do pacote Windows; Word, Excel, PP, Outlook, sob a ótica do utilizador;
  • Conhecimentos em facilitação de actividades de planificação, monitoria programática e financeira (Sub-acordos);
  • Conhecimento das línguas locais é uma vantagem;
  • Habilidades em monitoria e avaliação de programas de HIV e uso do IPTS;
  • Conhecimentos sólidos de Excel.

Candidatura:

Candidatar-se no site da empresa

DATA LIMITE DE CANDIDATURA: até o dia 12 de Dezembro de 2024.

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