A ADPP Moçambique (Associação de Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo), pretende recrutar um/a candidato/a com experiência comprovada para exercer as funções de Oficial de Educação e Gênero no Projecto SUPPORT TEACHERS IN CRISIS CONTEXTS, baseado na Província de Zambézia.
Sobre a ADPP:
A ADPP Moçambique é uma associação não-governamental moçambicana criada em 1982, que trabalha nas áreas de educação de qualidade, saúde, bem-estar, ambiente, agricultura sustentável e venda de roupa usada. No centro da missão da ADPP está a promoção do desenvolvimento social e económico das pessoas mais vulneráveis da sociedade, com especial atenção às crianças, órfãos, mulheres e raparigas. Todos os programas da ADPP utilizam uma abordagem holística e inclusiva que coloca as pessoas no centro do seu próprio desenvolvimento.
Para mais informações sobre o trabalho e programas da ADPP, consulte o site da ADPP e o Facebook e leia o nosso último relatório anual.
Sobre o Projecto:
O projeto visa apoiar os professores em áreas afectadas por crises e desastres naturais, fortalecendo a sua capacidade profissional e promovendo o bem-estar em contextos de emergência. Aprovado para ser implementado em três distritos da província de Zambézia, o projeto foca-se em fortalecer as instituições educativas e apoiar os professores, especialmente aqueles em áreas de alto risco, para melhorar a qualidade do ensino durante crises.
Sobre a Posição:
O Oficial de Educação e Genero será responsável por garantir que todas as actividades do projecto estejam alinhadas com as políticas educativas locais e mecanismos de gestão escolar. O cargo exigirá o acompanhamento e a orientação na elaboração de materiais e directrizes que serão utilizados no projecto, além de assegurar a implementação dos princípios de género no âmbito do projecto.
As tarefas do Oficial de Educação e Gênero incluem, mas não estão limitadas a:
- Assegurar que todas as actividades do projecto sejam realizadas de acordo com as políticas educacionais do Ministério da Educação e outras entidades locais;
- Garantir a incorporação de princípios de igualdade de género em todas as fases do projecto, desde o recrutamento de professores até a implementação de treinamentos e medidas de apoio aos professores;
- Elaboração de Materiais Pedagógicos e Directrizes:
- Desenvolver e adaptar materiais pedagógicos e orientações para o uso nas escolas e centros de formação de professores (TTCs);
- Elaborar directrizes específicas para apoiar as professoras em áreas rurais e de crise, garantindo um ambiente seguro e inclusivo para o exercício da profissão;
- Promoção da Igualdade de Género na Educação;
- Trabalhar com as autoridades locais e as escolas para garantir a representação e a participação activa de mulheres na educação, promovendo a contratação de professoras em áreas de risco e nas zonas rurais;
- Sensibilizar para a importância de criar condições seguras e protecções adequadas para as professoras em contextos de crise;
- Apoio ao Bem-estar e Desenvolvimento Profissional dos Professores;
- Garantir que os professores recebam apoio psicossocial contínuo, proporcionando medidas de apoio emocional e psicológico adaptadas às suas necessidades;
- Apoiar a formação contínua dos professores, incluindo a utilização de tecnologias educacionais e o desenvolvimento de competências em métodos pedagógicos inovadores, incluindo pedagogia transformadora de género;
- Colaboração com Parceiros e Autoridades Locais;
- Trabalhar de forma colaborativa com as autoridades educacionais e outros parceiros do projecto, incluindo as escolas, conselhos escolares, e as comissões de gestão de riscos de desastres nas escolas;
- Garantir a implementação eficaz das actividades do projecto nos distritos, alinhando os esforços com os actores governamentais e locais para garantir a sustentabilidade do projecto.
Requisitos:
- Licenciatura em Educação, Psicologia ou áreas afins;
- Experiência mínima de 3 anos em projectos educativos, com foco em género e resposta a crises;
- Capacidade de trabalhar em equipa e em ambientes de trabalho desafiadores, especialmente em zonas rurais e afectadas por desastres;
- Conhecimento das políticas educacionais de Moçambique e das práticas de igualdade de género no contexto educativo;
- Habilidade para desenvolver materiais educativos e formar grupos diversos de professores e outros actores educacionais;
- Fluente na língua Portuguesa, (conhecimentos de línguas locais da província de Zambézia serávantagem).
Localização:
Província da Zambézia.
Data de início:
Imediatamente
Candidatura:
Os candidatos interessados deverão enviar os seus CV, acompanhados da carta de manifestação de interesse, para o e-mail: [email protected] .
DATA LIMITE DE CANDIDATURA: até o dia 26 de Dezembro de 2024.
Nota: somente os candidatos pré-seleccionados serão contactados.