A NANA (Associação de Apoio ao Desenvolvimento) está a recrutar um (1) Oficial Técnico para OVC para os distritos de Mocubela, Gité, Pebane, Alto Molocué e Mulevala.
Sobre a organização:
A NANA (Associação de Apoio ao Desenvolvimento) é uma Organização da Sociedade Civil que trabalha na província da Zambézia desde 1998, com sede em Mocuba, com a missão de contribuir para o bem-estar social, político e económico e satisfação dos direitos das comunidades usando abordagens integradas baseada em direitos humanos, de género e de estratégias de comunicação para a mudança social e de comportamento. No âmbito da implementação do projeto Fortifying OVC Services, Empowering Adolescents and Youth, and Leveraging Community Response (FELIZ), consórcio liderado pela Kukumbi, financiado pela USAI D, com duração de cinco anos, focalizado na melhoria da saúde, da resiliência econômica e o bem-estar de Órfãos e Crianças Vulneráveis (OVC), adolescentes e jovens, fortalecendo os mecanismos de resposta da Comunidade, na Zambézia.
Breve descrição da posição:
O Oficial Técnico de OVC reporta ao Oficial Sênior de OVC e ao Coordenador do Projecto e liderará o desenvolvimento e a implementação de estratégias de cuidados centrados na pessoa para beneficiários de OVC. A posição concentrar-se-á na integração de cuidados de HIV, fortalecimento económico e apoio Psicossocial, ao mesmo tempo em que coordenará estreitamente com o Oficial de MEL, entidades governamentais e parceiros comunitários. Esta posição apoiará no alcance de metas 95-95-95 e assegurará que as intervenções relacionadas a OVC estejam alinhadas com os requisitos nacionais e da USAID.
Principais responsabilidades:
Design e liderança do programa:
Apoiar o Oficial Sênior de OVC e o Coordenador do Projecto no desenvolvimento e implementação de estratégias de cuidados centrados na pessoa que integram cuidados com o HIV, fortalecimento económico e apoio psicossocial para atingir as metas 95-95-95. Garantir que as intervenções sejam adaptadas às necessidades específicas dos OVCs e suas famílias, apoiando o bem-estar holístico.
Coordenação com Entidades Governamentais:
Trabalhar em estreita ligação com o Oficial Sênior de OVC para colaboração com DPGCAS, DPS e DPE para garantir que as atividades do programa estejam alinhadas com as políticas, protocolos e estruturas estratégicas nacionais. Facilitar uma forte colaboração entre a Kukumbi e entidades governamentais locais, para garantir que os serviços OVC sejam totalmente integrados ao sistema mais amplo de saúde e bem-estar social.
Supervisão e Capacitação:
Fornecer supervisão técnica e iniciativas de capacitação para equipa distrital, comunitárias, gestores de casos e parceiros. Facilitar visitas regulares de supervisão de suporte, garantindo que as equipes de campo estejam equipadas com o conhecimento e as habilidades necessárias para fornecer serviços OVC de alta qualidade.
Coordenação de Reuniões e Treinamentos Técnicos:
Organizar e coordenar treinamentos técnicos para funcionários e parceiros em pacotes de serviços relacionados a OVC, como proteção da criança, apoio psicossocial, cuidados com HIV e fortalecimento econômico. Facilitar reuniões de grupos de trabalho técnicos (TWG) de níveis provincial e distrital, garantindo a participação activa de todas as partes interessadas. Liderar e participar em reuniões de revisão de Projectos e garante que os resultados sejam integrados aos ajustes do projecto. Exemplos de pacotes incluem gestão de casos de OVC, fortalecimento econômico (por exemplo, esquemas internos de poupança e empréstimo) e cuidados psicossociais para crianças afectadas pelo HIV.
Rastreamento e Análise de Referências:
Supervisionar e gerenciar o sistema de referência para garantir que os beneficiários sejam vinculados a serviços abrangentes, incluindo saúde, proteção social e educação. Garantir que o sistema capture dados precisos sobre a conclusão do serviço, lacunas e tendências, fornecendo percepções valiosas para a melhoria do programa.
Suporte ao Coordenador de MEL:
Fornecer suporte contínuo ao Coordenador de MEL garantindo a colecta, actualização e validação oportuna de dados de OVC. Colaborar com a equipe de M&E no rastreamento e análise dos resultados do Projecto, incluindo revisão e validação regular de dados. Garantir que os dados captados pelo eOVC MIS sejam precisos, actualizados e alinhados com os requisitos de relatórios da USAID.
Actualização do eOVC MIS:
Colaborar com a Equipe de M&E para garantir a atualização precisa e oportuna dos dados no sistema eOVC MIS, colaborando com o Coordenador de M&E para manter a integridade dos dados e o alinhamento com as metas do programa. Apoiar o DPGCAS na compreensão e utilização eficaz dos dados do OVC para tomada de decisões e adaptação do programa.
Gestão de Dados:
Apoiar e participar da triangulação e validação de dados em vários níveis, incluindo individual, domiciliar, comunitário, unidade de saúde, distrital, parceiro e provincial. Trabalhar em estreita colaboração com o Coordenador de M&E para garantir que os dados sejam usados efectivamente para elaboração de relatórios e tomada de decisões, incluindo contribuir para relatórios DATIM conforme exigido pela USAID.
Treinamento e ferramentas:
Liderar o treinamento de funcionários do Distrito e parceiros, líderes comunitários, gestores de caso sobre o uso de ferramentas e metodologias atualizadas para aprimorar a coleta de dados, a entrega de serviços e a qualidade dos dados. Rever e actualizar regularmente, ferramentas de colecta de dados para garantir que atendam às necessidades em evolução do programa e melhorem a eficiência.
Participação na Revisão de Projetos e Elaboração de Relatórios:
Participar de reuniões de revisão do projectos e contribui para a elaboração de relatórios abrangentes para Stakeholders (beneficiários) internos e externos, incluindo a USAID e PEPFAR. Garantir a submissão oportuna de relatórios de alta qualidade, incorporando lições aprendidas e melhores práticas.
Qualificações e experiência:
- No mínimo Licenciatura em Saúde Pública, Psicologia, Acção Social ou área afins;
- Mínimo de 5 anos de experiência em programação OVC, com experiência demonstrada em design de programas, implementação e coordenação governamental;
- Experiência em programas de fortalecimento econômico, proteção da criança e tratamento do HIV, com foco em atingir as metas 95-95-95;
- Experiência comprovada trabalhando com entidades governamentais nacionais e locais, particularmente DPGCAS, DPS e DPE;
- Capacidade demonstrada de gestão de sistemas de referência, e de dados e relatórios em alinhamento com os requisitos da USAID e do PEPFAR;
- Experiência em facilitar treinamentos técnicos e liderar reuniões de grupos de trabalho de nível provincial e distritais;
- Fluência em Português (obrigatório) e conhecimentos sólidos de inglês.
Candidatura:
Os candidatos interessados deverão submeter no formato PDF a Carta de motivação, Curriculum Vitae detalhado, comprovativos das qualificações, habilidades e experiências, de acordo com os requisitos para o seguinte email: recrutamento@nana.org.mz indicando no assunto a posição da vaga e o distrito.
DATA LIMITE DE CANDIDATURA: até o dia 20 de Janeiro de 2025.
Notas:
- Encorajamos fortemente a candidatura de mulheres;
- Somente os candidatos pré-selecionados serão contatados;
- Não serão aceites candidaturas submetidas após o prazo estabelecido;
- A NANA não cobra nenhum valor monetário, em espécie, ou qualquer outro tipo de favor para contratação.