O Centro de Colaboração em Saúde (CCS) está a recrutar um (1) Assessor de Monitoria e Avaliação, de nível central, baseado no Programa Nacional de Combate a Tuberculose, no Ministério da Saúde.
Contextualização:
A Tuberculose (TB) prevalece como um dos maiores problemas de Saúde Pública Global, incluindo o nosso país. Dentre os desafios do Programa Nacional da Tuberculose, constam as baixa qualidade de diagnóstico e alta taxa de perda de seguimento (12%) e de óbito (10%) em pacientes com Tuberculose Resistência.
De entre vários factores que influenciam nos resultados desfavoráveis do tratamento, consta o estigma e a descriminação, a baixa equidade na oferta dos serviços de saúde, crenças e aspectos culturais bem como a qualidade de serviços e oferta de serviços verticalizada e focada na doença e não nas necessidades dos pacientes.
Para o desenho da resposta aos desafios identificados, a disponibilidade de informação fiável para a tomada de decisão, é crucial. É visando assegurar e a melhor cascata de recolha e gestão de dados, garantir a qualidade de dados que, o Programa Nacional de Controlo da Tuberculose (PNCT) decidiu solicitar apoio em um Assessor de Monitória e Avaliação que, para além de assegurar a cascata de gestão de dados através do uso de sistema electrónicos, o mesmo será responsável em apoiar as províncias na monitoria da introdução de dados nos sistemas de informação electrónicos para garantir a qualidade dos mesmos.
Objectivos:
Dar assistência técnica ao PNCT no uso dos sistema de informação electrónicos e na Gestão de dados de forma a garantir a qualidade da informação produzida para a tomada de decisão.
Responsabilidades:
- Assistir o PNCT na implantação do Registro Eletrônico da Tuberculose através da construção de capacidades a nível distrital, provincial e nacional.
- Realizar monitoria e assegurar a completude da entrada dos dados no SISMA e SIS TB;
- Desenvolver painéis de visualização de dados do Programa através de plataformas digitais
- Documentar todas aplicações desenvolvidas tais como dicionários de dados, guias de introdução de dados;
- Elaborar e actualizar regularmente a documentação existente, sobre as aplicações utilizadas;
- Apoiar na capacitação regular do pessoal clinico e comunitário na digitação e procedimentos de qualidade de dados de software utilizado;
- Oferecer apoio técnico para o desenvolvimento de capacidades dentro do DPS na coordenação e melhoria da gestão e análise de dados.;
- Conduzir Avaliações periódicas da qualidade de dados a nível distrital e provincial;
- Assegurar a implementação dos encontros da discussão da qualidade dos dados a todos níveis;
- Facilitar treinamentos relacionados com uso e gestão de sistemas eletrónicos de entrada, analise e visualização de dados do Programa.
Qualificações:
- Licenciatura em informática, Estatística, Bioestatística ou áreas afins;
- Conhecimentos sólidos na gestão de bases de dados;
- Conhecimento sobre métodos e software para criação de bases de dados;
- Experiência de trabalho em equipas de pesquisa
- Experiência em monitoria e avaliação de programas de controlo de doenças;
- Com experiência em capacitação de trabalhadores de saúde.
- Experiência em trabalhar com plataformas de análise e visualização de dados como PowerBI, Tableau ou PAAD;
- Fluente em Português e Inglês;
- Ser organizado e proactivo;
- Ser capaz de trabalhar em equipa.
Candidatura:
Os candidatos interessados deverão submeter uma carta de apresentação juntamente com o “Curriculum Vitae” detalhando as experiências relevantes e referências que possam ser ativamente consultadas, para o seguinte email: recursoshumanos@ccsaude.org.mz, indicando o nome da posição a que se candidata, ou alternativamente, podem depositar as candidaturas nos endereços acima mencionados.
DATA LIMITE DE CANDIDATURA: até o dia 24 de Janeiro de 2025
Nota: somente os candidatos que reunirem os requisitos serão contactados.