No âmbito da implementação de Programas e Projectos, o CESC pretende recrutar um (1) Especialista de Meios de Subsistênciapara Província de Niassa por um período de 4 Meses de (Abril a Julho de 2025).
Missão:
O/A Especialista de Meios de Subsistência tem a missão de desenvolver e fortalecer a capacidade de indivíduos, famílias e comunidades para alcançar segurança alimentar, geração de renda e resiliência econômica, através do desenvolvimento e implementação de projetos e programas que promovam meios de vida sustentáveis e diversificados.
Responsabilidades e Tarefas:
O/A Especialista de Meios de Subsistência será responsável pelas seguintes tarefas:
- Avaliar os meios de subsistência das comunidades e desenvolver estratégias e planos de acção para melhorar a segurança económica das comunidades.
- Analisar e avaliar as potencialidades dos projetos existentes nas comunidades (Projectos levantados pelos Comités Comunitários e Facilitadores Distritais);
- Treinar em Conceitos de Associativismo e Cooperativismos;
- Treinar em Liderança na tomada de decisões;
- Treinar na Elaboração de planos de negócios e conceitos básicos de gestão financeira;
- Treinar nos passos para a ligação dos mercados e informações de preços de mercado;
- Apoiar tecnicamente nos diferentes tipos de projectos seleccionados pelas comunidades
- Colaborar com outras organizações, e partes interessadas relevantes para fortalecer os programas de meios de subsistência e promover a cooperação a nível local, distrital e provincial;
- Acompanhar os Facilitadores Distritais na medida que eles fazem as réplicas de treinamento/fornecem assistência técnica as OCBs nas áreas de Agronegócios, boas praticas agrícolas, agricultura de conservação e implementação de acções para adaptação as mudanças climáticas;
- Realizar visitas de acompanhamento e assessorar aos técnicos do projecto, na elaboração dos planos de negócios ao nível dos distritos de intervenção e assessoria técnica dos projetos executados pelas comunidades e fazer aconselhamento técnico;
- Com apoio dos Técnicos Distritais, fazer mapeamento dos principais compradores/agregadores de excedentes, e retalhistas de insumos agrícolas, ao nível das comunidades, a distrital e provincial (diagnóstico do mercado, levantamento dos compradores/produtos a serem comprados recolher contactos dos compradores, informação dos produtos que estão a comprar, e qualidade exigida, etc.). Produzir um mapa de Mercados que seja partilhado com os membros da equipa;
- Organizar encontros entre compradores e os grupos de produtores das comunidades para promover a troca de informação, e para estabelecer uma relação de negócio baseada nos princípios de comércio justo, com transparência, honestidade e de longo prazo.
- Documentar cada Projecto / iniciativa, registando o processo, desafios, progresso e fecho, incluindo passos para seguimento pós Projecto pela comunidade, Serviços Distritais relevantes e outros intervenientes;
- Documentação de melhores práticas e experiências;
- Estratégia de saída do projeto desenvolvida em cada distrito;
- Participar na elaboração e revisão e submissão dos Relatórios periódicos e Final;
- Fecho do Projecto;
- Prestar suporte e comunicar-se de maneira eficaz com outras áreas programáticas e administrativas da organização para alinhar prioridades e necessidades de monitoria, avaliação e aprendizagem;
- Realizar outras funções relacionadas ao cargo e indicadas pelo supervisor(a).
Requisitos Profissionais:
Habilitações Académicas
- Mestrado/licenciatura em Desenvolvimento Comunitário, Gestão de Recursos Naturais, Desenvolvimento Rural, Ciências Agrárias ou áreas afins.
Conhecimentos Técnico-Profissionais
- Experiência em técnicas de desenvolvimento comunitário, desenvolvimento de planos de negócios, organização e funcionamento dos Fundos Comunitários, Comités comunitários e organizações de base comunitárias;
- Domínio do Quadro legal e institucional de gestão de recursos, formação de actores;
- Experiência em desenvolvimento rural e trabalho com as comunidades em outras áreas principalmente agronegócio, desenvolvimento de cadeias de valor, ligação com mercado, incluindo literacia financeira, e uma vantagem;
- Excelentes habilidades de comunicação, facilidades no trabalho em equipa, com as comunidades rurais e parceiros públicos;
- Domínio fluente da língua portuguesa, bem como as línguas locais das zonas de influência do programa e inglês básico;
Competências de Gestão e Comportamentais
- (A) Oficial de Monitoria, Avaliação e Aprendizagem deverá possuir as seguintes competências Comportamentais:
Competências Comportamentais
- Integridade e Transparência.
- Boa capacidade de comunicação, capaz de comunicar conceitos complexos de forma clara e concisa aos gestores e coordenadores, e outros.
- Orientação para resultados planeados;
- Criativo e com flexibilidade de adaptação a mudanças.
- Relacionamento Interpessoal.
- Resiliência, Inovação e Aprendizagem continua.
- Observância de Normas e Procedimentos.
Tempo de Experiência:
- A função requer uma experiência profissional mínima de 5 anos em técnicas de desenvolvimento comunitário, desenvolvimento de planos de negócios, organização e funcionamento dos Fundos Comunitários, Comités comunitários e organizações de base comunitárias.
Expectativa Salarial:
- O(A) candidato(a) deve identificar o intervalo de expectativa salarial.
Estimativa de Calendário de Inicio de Actividade:
- Março de 2025.
Documentação a submeter pelo candidato:
- CV actualizado em português (incluindo referências);
- Carta de Motivação da candidatura;
- Cópia do Certificado de Habilitações.
Candidatura:
Candidatar-se no site da empresaDATA LIMITE DE CANDIDATURA: até o dia 28 de Fevereiro de 2025.
Nota: Serão seleccionados preferencialmente os candidatos residentes em Niassa.
Encorajamos fortemente a candidatura de mulheres e estamos comprometidos com a igualdade de oportunidades em todas as nossas práticas de recrutamento.
Aviso: O CESC não recorre aos serviços de terceiros para proceder o recrutamento de candidatos a emprego e muito menos, procede qualquer tipo de cobrança aos candidatos.
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