O CESC – Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil, no âmbito da implementação de Programas e Projectos, pretende recrutar 1 (Um) Oficial de Monitoria e Avaliação para Província de Niassa.
Missão:
O/A Oficial de Monitoria, Avaliação e Aprendizagem – MEL tem a missão de execução do plano e estratégias de MEL dos Programas/Projetos de forma eficiente e eficaz, assegurando que os resultados sejam mensurados correctamente e que as lições aprendidas sejam documentadas e disseminadas. A missão do(a) Oficial de Monitoria, Avaliação & Aprendizagem inclui gerir sistemas de monitoria e avaliação que permitam colher dados relevantes, analisar resultados e facilitar a aprendizagem e a adaptação contínua das práticas da organização.
Responsabilidades e Tarefas:
O/A Oficial de Monitoria, Avaliação e Aprendizagem – MEL será responsável pelas seguintes tarefas:
- Prestar suporte no desenvolvimento de políticas, procedimentos, planos e estratégias de monitoria, avaliação e aprendizagem dos programas/Projectos da Organização.
- Realizar monitoria e avaliação de indicadores de desempenho que estejam alinhados com os objectivos da organização com vista a atingir Impactos positivos e sustentáveis dos Programas e Projectos.
- Realizar o acompanhamento de Indicadores de desempenho, ajustando as estratégias de forma eficiente, eficaz e inovadora conforme necessário com base nos dados colectados.
- Apoiar o gestor de projecto na planificação de actividades.
- Prestar apoio no desenvolvimento das componentes de pesquisa relacionados ao programa/projecto, conforme necessário.
- Garantir a actualização de ferramentas de monitoria do projecto.
- Prestar apoio na elaboração de termos de referência para os estudos de base, meio termo e final do programa/projecto.
- Realizar todas suas funções conforme as políticas, procedimentos e regulamentos internos do CESC, normas e leis aplicáveis bem como adesão às políticas/procedimentos e requisitos do(s) Doador(es) da Organização.
- Realizar outras funções relacionadas ao cargo e indicadas pelo supervisor(a).
- Participar no desenho, desenvolvimento e implementação de sistemas de monitoria e avaliação que sejam inovadoras, eficazes e adaptáveis às necessidades dos Programas e Projectos do CESC.
- Prestar apoio na definição de sistema de MEL que inclui as expectativas, periodicidade e formatos para registos de áudio e vídeo, histórias em papel ou formato digital.
- Efectuar a integração de práticas de MEL desde a concepção dos Programas/Projetos até a sua execução.
- Criar rotinas de verificação interna de garantia de qualidade dados do programa/projecto.
- Garantir o arquivo de fontes de verificação e participar nos encontros de avaliação de qualidade de dados.
- Proceder a recolha de dados qualitativos e quantitativos para medir o impacto das actividades dos Programas e Projectos da Organização.
- Utilizar métodos estatísticos e ferramentas de análise de dados para interpretar os resultados e extrair conclusões significativas.
- Realizar os processos de captura, análise e garantia de qualidade de dados em nível Provincial e Geral.
- Implementar mecanismos de garantia de qualidade e verificações de monitoria ao nível provincial, permitindo uma melhor captura e narração de resultados programáticos e impacto.
- Promover a análise e reflexão dos resultados de MEL junto das partes interessadas e definir um plano de implementação das respectivas recomendações (incluindo entre outros, mitigação da gestão de risco ou revisão dos planos de implementação).
- Elaborar relatórios periódicos de progresso de acordo com o plano de MEL definido de Programas e Projectos, conforme as normas e padrões da organização e exigências de doadores, financiadores.
- Preparar relatórios detalhados das avaliações realizadas, incluindo recomendações para melhorias.
- Partilhar com todos os participantes do programa/projecto os formatos, a periodicidade e os padrões de qualidade dos relatórios.
- Facilitar a disseminação de resultados e lições aprendidas entre os membros de Programas e Projectos, da organização, parceiros, doadores, financiadores e outras partes interessadas.
- Apoiar na revisão necessária do programa/Projecto (teoria de mudança, processos, actividades, etc) de acordo com as constatações encontradas nos processos de aprendizagem.
- Avaliar como a estrutura do projecto e os respectivos papéis contribuíram ou não para a implementação das actividades bem como para a recolha, sistematização, armazenamento, transferência, difusão do conhecimento e aprendizagem.
- Organizar e documentar visitas de intercâmbio para assegurar a colaboração, a partilha de conhecimentos e a aprendizagem e defender o desenvolvimento de políticas.
- Promover acções de formação e suporte técnico às equipas de Programas & Projectos sobre práticas de monitoria, avaliação e aprendizagem.
- Trabalhar em colaboração com outras organizações, instituições, parcerias e os beneficiários para colectar feedback e melhorar as iniciativas.
- Participar em fóruns e redes de MEL para compartilhar conhecimentos e práticas recomendadas
- Organizar e manter actualizado arquivos e documentação física e electrónica de processos de monitoria, avaliação e aprendizagem e outras relevantes em conformidade.
- Organizar e documentar os resultados das reuniões de aprendizagem;
- Prestar suporte e comunicar-se de maneira eficaz com outras áreas programáticas e administrativas da organização para alinhar prioridades e necessidades de monitoria, avaliação e aprendizagem.
- Realizar outras funções relacionadas ao cargo e indicadas pelo supervisor(a).
Requisitos Profissionais:
Habilitações Académicas
- Licenciatura em Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia, População, Desenvolvimento, Geografia) ou áreas afins.
Conhecimentos Técnico-Profissionais
- Bons conhecimentos de estatística.
- Bons conhecimentos e experiência com aplicações de software estatístico SPSS, STATA, Kobotoolbox, NVivo ou outros equivalentes.
- Conhecimentos profundos e experiência de suporte a estratégias e sistemas de MEL e elaboração de relatórios.
- Bons conhecimentos e experiência do design do programa, teoria das funções de mudança e estruturas lógicas, incluindo ligações entre objectivos, indicadores, metas e actividades.
- Profundo conhecimento sobre indicadores do QL.
- Bons conhecimentos de técnicas de avaliação quantitativa e qualitativa em programas de transformação social.
- Bons conhecimentos sobre a integração da perspetiva de género nos sistemas MEL;
- Bons Conhecimentos das estratégias e sistemas de apoio e de elaboração de relatórios em matéria de MEL.
- Experiência de trabalho em equipas multiculturais e diversificadas.
- Bons conhecimentos e experiência com ferramentas informáticas (MS Word, Excel, PowerPoint, Outlook, Teams, etc).
- Fluência na língua portuguesa, tanto escrito como falado, e bons conhecimentos da língua inglesa.
- Disponibilidade para viajar a nível nacional.
Competências de Gestão e Comportamentais
O (A) Oficial de Monitoria, Avaliação e Aprendizagem deverá possuir as seguintes competências Comportamentais:
Competências Comportamentais
- Integridade e Transparência.
- Boa capacidade de comunicação, capaz de comunicar conceitos complexos de forma clara e concisa aos gestores e coordenadores, e outros.
- Orientação para resultados planeados;
- Criativo e com flexibilidade de adaptação a mudanças.
- Relacionamento Interpessoal.
- Resiliência, Inovação e Aprendizagem continua.
- Observância de Normas e Procedimentos.
Tempo de Experiência:
- A função requer uma experiência profissional mínima de 4 anos em Monitoria, Avaliação e Aprendizagem em projectos de transformação social em organizações não governamental ou sem fins lucrativos.
Expectativa Salarial:
- O(A) candidato(a) deve identificar o intervalo de expectativa salarial.
Estimativa de Calendário de Inicio de Actividade:
- Março de 2025.
Documentação a submeter pelo candidato:
- CV actualizado em português (incluindo referências);
- Carta de Motivação da candidatura;
- Cópia do Certificado de Habilitações.
Candidatura:
Candidatar-se no site da empresaDATA LIMITE DE CANDIDATURA: até o dia 28 de Fevereiro de 2025.
Nota: Serão seleccionados preferencialmente os candidatos residentes em Niassa.
Encorajamos fortemente a candidatura de mulheres e estamos comprometidos com a igualdade de oportunidades em todas as nossas práticas de recrutamento.
Aviso: O CESC não recorre aos serviços de terceiros para proceder o recrutamento de candidatos a emprego e muito menos, procede qualquer tipo de cobrança aos candidatos.