No âmbito da implementação de Programas e Projectos, o CESC pretende recrutar 3 (três) Oficiais Províncias de Projectos de Finanças Públicas, 1 (um) para cada uma das seguintes províncias: Nampula, Niassa e Cabo Delgado.
Missão:
O/A Oficial Provincial de Projectos de Finanças Públicas tem a missão de implementação eficaz e profissional do(s) Projecto(s) na província, conforme as estratégias, políticas e procedimentos organizacionais do CESC. Ele/ela garantirá a implementação e o cumprimento dos objectivos do(s) Projecto(s) com qualidade padrão e outras obrigações contractuais. Isto incluirá, dentre outros, contribuir e impulsionar a estratégia do projecto, planeando executando e monitorar as actividades do(s) projecto(s) na província e nos distritos abrangidos; apoio técnico, supervisão e avaliação das actividades dos parceiros locais (OCBs e Plataformas Distritais; monitoria das despesas e prestação de contas; guardião e responsável pelas actividades, parcerias e visibilidade do(s) Projecto(s) na província; elaboração de relatórios que reflectem as acções na província. A missão do Oficial Provincial de Projectos de Finanças Públicas inclui manter a melhor coordenação com as organizações parceiras, instituições do Estado a nível provincial.
Responsabilidades e Tarefas:
- O/A Oficial Provincial de Projectos de Finanças Públicas será responsável pelas seguintes tarefas:
- Prestar suporte ao(s) gestor(es) na planificação e implementação das actividades do(s) projecto(s) / Programa(s) do pilar.
- Implementar as actividades do(s) projecto(s) / Programa(s) a nível provincial, conforme os objetivos destes, normas e procedimentos da organização e exigências do doador.
- Desenvolver e manter parcerias com organizações locais, comunidades locais e instituições governamentais para fortalecer a credibilidade do CESC e a sua capacidade de influência.
- Organizar reuniões regulares com os principais intervenientes e parceiros locais para rever o progresso e discutir estratégias para melhorar a implementação das actividades e seu impacto;
- Facilitar a mobilização dos parceiros locais (Comunidades, OCBs, OSC, instituições do Estado) para colaboração na implementação do(s) projecto(s) / Programa(s) a nível provincial.
- Liderar e apoiar as OCBs/Plataformas na mobilização das comunidades para participação na monitoria dos serviços públicos e no engajamento com as autoridades locais.
- Promover actividades que incentivam a participação activa dos cidadãos e comunidades na Governação e promoção dos direitos humanos.
- Liderar o uso de evidências para influenciar as políticas públicas a nível do governo (distrital e provincial) e a ligação com os órgãos de fiscalização (Conselhos Consultivos, Assembleias Provinciais, Tribunal Administrativo, Procuradoria provincial e distritais;
- Organizar e conduzir workshops e treinamentos para cidadãos, OCBs, OSC, técnicos do Governo e membros das Assembleias provinciais sobre os temas do(s) projecto(s) / Programa(s);
- Organizar programas de mentoria e capacitação para os membros das Plataformas para que eles possam ser agentes de mudança em suas comunidades;
- Facilitar espaços de diálogo onde as comunidades possam discutir desafios locais e propor soluções;
- Garantir a integração de género nos planos de trabalho e orçamento de iniciativas (Homens e Mulheres em iguais circunstâncias;
- Apoiar na planificação de actividades que respondam a indicadores específicos de inclusão de mulheres, homens, jovens e pessoas com deficiência;
- Reconhecer e fortalecer nos parceiros e seus beneficiários as normas positivas que apoiem a igualdade, a inclusão e adopção de atitudes positivas;
- Preparar relatórios periódicos sobre as actividades e o progresso do(s) projecto(s) / Programa(s) a nível provincial para o(s) Gestor(es);
- Proceder com a organização e actualização física e eletrónica de todas as informações e dados colectados, assegurando acessibilidade em tempo real para futuras referências e relatórios;
- Proceder a colecta de dados a nível provincial de forma sistemática, incluindo entrevistas, questionários e grupos focais com público-alvo nas comunidades envolvidas desagregando dados por gênero, idade, status socioeconômico e outros factores de inclusão;
- Preparar relatórios detalhados de M&A sobre o desempenho do(s) projecto(s) / Programa(s) a nível provincial, destacando os resultados alcançados e as mudanças estimuladas ou com contribuição sod do(s) projecto(s) / Programa(s);
- Facilitar sessões de feedback com as OCBs/ Plataformas locais e outros intervenientes para discutir os resultados de M&A e adaptar as estratégias conforme necessário;
- Manter comunicação activa com autoridades locais, parceiros comunitários e outras partes interessadas para a transparência, prestação de contas e Responsabilização dos Governantes;
- Representar a organização em reuniões com governos locais, ONGs e outras instituições, defendendo os princípios de Boa Governação dos Recursos Públicos;
- Prestar suporte e comunicar-se de maneira eficaz com outras áreas programáticas e administrativas da organização para alinhar prioridades e necessidades de monitoria, avaliação e aprendizagem;
- Realizar outras funções relacionadas ao cargo e indicadas pelo supervisor(a).
Requisitos Profissionais:
Habilitações Académicas
- Licenciatura em Economia, Ciência Política, Administração Pública, Estudos de Desenvolvimento ou áreas afins com ênfase nas Políticas/Finanças Públicas.
Conhecimentos Técnico-Profissionais
- Experiência revelante de trabalho com Projectos de Desenvolvimento, com ênfase nas abordagens de monitoria dos serviços, advocacia e finanças públicas.
- Bons Conhecimento e domínio da Planificação e Orçamentação do Estado.
- Conhecimento das dinâmicas de participação de OCBs / OSC no processo de tomada de decisões;
- Experiência na facilitação de workshops, forte capacidade de comunicação e advocacia, com habilidade para trabalhar com diversos stakeholders, incluindo comunidades, ONGs e instituições governamentais;
- Experiência de trabalho em equipas multiculturais e diversificadas;
- Sólidos conhecimentos de ferramentas informáticas (MS Word, Excel, PowerPoint, Outlook, Teams, etc);
- Fluente em português e domínio de línguas locais da província onde estará baseado será uma vantagem.
- Disponibilidade para viajar a nível nacional.
Competências de Gestão e Comportamentais
- O/A Oficial Provincial de Projectos de Finanças Públicas deverá possuir as seguintes competências Comportamentais:
Competências Comportamentais
- Integridade e Transparência.
- Boa capacidade de comunicação, capaz de comunicar conceitos complexos de forma clara e concisa aos gestores e coordenadores, e outros.
- Orientação para resultados planeados;
- Criativo e com flexibilidade de adaptação a mudanças;
- Relacionamento Interpessoal.
- Resiliência, Inovação e Aprendizagem continua.
Observância de Normas e Procedimentos
Tempo de Experiência:
- A função requer uma experiência profissional mínima 4 anos de experiência comprovada na implementação de Projectos de Desenvolvimento, com ênfase nas abordagens de monitoria dos serviços, advocacia e finanças públicas.
Expectativa Salarial:
- O(A) candidato(a) deve identificar o intervalo de expectativa salarial.
Estimativa de Calendário de Inicio de Actividade:
- Abril de 2025
Documentação a submeter pelo candidato:
- CV actualizado em português (incluindo referências);
- Carta de Motivação da candidatura;
- Cópia do Certificado de Habilitações.
Candidatura:
Candidatar-se no site da empresaDATA LIMITE DE CANDIDATURA: até o dia 28 de Fevereiro de 2025.
Nota: Serão seleccionados preferencialmente os candidatos residentes em Nampula, Niassa e Cabo Delgado.
Encorajamos fortemente a candidatura de mulheres e estamos comprometidos com a igualdade de oportunidades em todas as nossas práticas de recrutamento.
Aviso: O CESC não recorre aos serviços de terceiros para proceder o recrutamento de candidatos a emprego e muito menos, procede qualquer tipo de cobrança aos candidatos.
Você sabia que o quero emprego está no Whatsapp, LinkedIn e no Facebook ? Siga-nos por lá.