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Home Vagas Maputo

A Fundação Fé e Cooperação (FEC) está a recrutar (1) Gestor Administrativo e Financeiro

Jorge Muchacuar by Jorge Muchacuar
28 de Fevereiro, 2025

A Fundação Fé e Cooperação (FEC) está a recrutar um (1) Gestor Administrativo e Financeiro para Maputo.

Objetivo geral da função:

O Gestor Administrativo e Financeiro (GAF) é responsável pelo apoio ao Representante da FEC em Moçambique (RP_MOÇ) e aos Gestores de Projecto (GPROJ) em Moçambique na execução financeira e administrativa dos Programas da FEC em Moçambique, capacitando os colaboradores e parceiros na sua área de atuação.

Posição na organização:

  • Reporta ao Representante de País da FEC em Moçambique (RP_MOÇ);
  • Articula com o Gestor Administrativo e Financeiro em Portugal (GFIN_PT) e Coordenador do Departamento Administrativo e Financeiro (CDAF) em Portugal a dimensão da execução financeira e administrativa;
  • Articula com os Gestores de Projecto (GPROJ);
  • Reporta ao GAF o Assistente Administrativo e Logístico (AAL).

Deveres & responsabilidades:

Gestão financeira

  • Mantém conhecimento atualizado dos requisitos do governo local em termos administrativos, financeiros e fiscais e assegura o seu cumprimento assim como os requisitos e regulamentação financeira dos financiadores dos Programas e Projetos;
  • Assegura a manutenção do registo mensal de todos os gastos e rendimentos realizados, sendo responsável pela classificação dos mesmos segundo o Sistema de Normalização Contabilística (SNC) aplicado na instituição e pela validação de todos os documentos: descritivos, valores, classificação em termos de contabilidade geral e analítica e elegibilidade em termos de projetos / Instituição;
  • Supervisiona as contas bancárias, reportando mensalmente para o Departamento Administrativo e Financeiro (DAF) todas as operações realizadas, nomeadamente através do envio mensal de extratos bancários e cópias de todos os documentos bancários, (cheques, talões de deposito etc.) e da realização das reconciliações bancárias mensais;
  • Supervisiona os pedidos de Fundo de Maneio e a gestão das caixas dos projectos;
  • Elabora os relatórios financeiros mensais de receitas e despesas e analisa o acompanhamento mensal da execução orçamental dos Programas em curso com o GFIN_PT;
  • Em estreita colaboração com o RP_MOÇ, o GFIN_PT, e Gestores de Projecto assegura o cumprimento dos requisitos previstos pelos financiadores nomeadamente relativos ao cumprimento de prazos, de indicadores de resultados, regulamentos administrativos e financeiros, etc;
  • É responsável pela validação da documentação financeira enviada pelos parceiros, dos projectos em que a FEC participa directamente;
  • Em coordenação com RP_MOÇ e GFIN_PT, é responsável pela preparação dos dossiês administrativos e financeiros dos projetos destinados a auditorias a realizar pelos financiadores ou por entidades por eles delegadas, pelo seu acompanhamento e pela prestação de todos os esclarecimentos solicitados durante o processo de auditoria.

Gestão de Recursos Humanos

  • Responsável pela elaboração do mapa mensal de processamento salarial dos colaboradores do programa e submissão do mesmo para validação do RP_MOÇ;
  • Responsável pela elaboração dos contratos de trabalho e submissão dos mesmos para validação do RP_MOÇ;
  • Responsável pelo arquivo do processo individual dos colaboradores e revisão periódica da actualização da documentação de acordo com a legislação em vigor no país;
  • Responsável pela manutenção dos seguros de acidentes de trabalho dos colaboradores;
  • Articulação com a empresa de recursos humanos para atualização dos processos de RH, envio mensal do mapa de processamento salarial e confirmação do pagamento dos impostos.

Gestão Administrativa

  • Apoia os Gestores de Projecto nos processos de procurement e na validação da dimensão financeira dos Contratos de Prestações de Serviços, obras e fornecimentos, sendo responsável pela sua verificação e arquivo;
  • É responsável pelo sistema de arquivo de documentos financeiros de acordo com os procedimentos internos da FEC e com os requisitos dos financiadores (quando aplicável);
  • Responsável pelo arquivo da documentação dos carros da FEC (mapas de quilómetros, comprovativos de manutenções, seguros, impostos, etc);
  • Responsável pela actualização dos inventários dos escritórios da FEC em Moçambique.

Capacitação Institucional

  • Em articulação com RP_MOÇ e de acordo com a definição de prioridades internas, presta apoio técnico no sentido de assegurar que os relatórios financeiros dos parceiros a doadores institucionais, em projetos onde a FEC participa, obedeçam aos requisitos dos doadores.

Produtos esperados e data de apresentação

  • Mango financeiro mensal por projecto, acompanhado dos respetivos comprovativos de despesa devidamente preenchidos, carimbados, numerados e organizados;
  • Controlo mensal de Caixas e Bancos devidamente verificados e conciliados;
  • Manual de Procedimentos administrativos e financeiros atualizado (quando aplicável);
  • Arquivo administrativo e financeiro do programa em formato digital e físico devidamente organizado.

Especificação pessoal:

Aptidões

  • Compromisso identitário com a missão da organização e com organizações de cariz religioso;
  • Capacidade para criar bom clima de trabalho em equipa;
  • Consciência intercultural;
  • Capacidade de auto motivação e autoaprendizagem;
  • Criatividade e habilidade para trabalhar com recursos limitados;
  • Capacidade para trabalhar sob pressão, autonomamente e com supervisão reduzida;
  • Trabalhar em equipa e comunicar eficazmente com os colegas;
  • Orientação para a obtenção quotidiana de resultados.

Conhecimento

  • Licenciatura em Gestão ou Economia e/ou com experiência comprovada em funções similares;
  • Microsoft Office e programas de contabilidade, nomeadamente Primavera (preferencial);
  • Fluência em Português e bons conhecimentos de Inglês;
  • Conhecimento da metodologia de gestão do ciclo de projeto;
  • Noção das regras de procurement aplicadas pelos principais doadores dos projectos de desenvolvimento.

Experiência

  • Pelo menos 5 anos de trabalho em função similar, de preferência no terceiro sector;
  • Experiência de gestão financeira de projetos;
  • Experiência em gestão de processos de procurement.

Compromisso

  • Compromisso com a luta contra a pobreza;
  • Compromisso com o Código de Conduta da FEC;
  • Garantir o respeito pela organização e o bom ambiente de trabalho;
  • Compromisso com a capacitação das instituições, baseada no respeito mútuo e na parceria;
  • Compromisso com a filosofia de trabalho da FEC, nomeadamente a Doutrina Social da Igreja e o respeito pelo direito e valores internacionais que estão subjacentes à Declaração Universal dos Direitos do Homem e outros congéneres.
  • Disponibilidade para viajar no país de intervenção, nomeadamente nas províncias previstas no projecto, ou outras, de acordo com as necessidades.

Termos & condições:

  • Local de trabalho: Cidade de Maputo.
  • Carga horária e horário: Tempo completo (40 horas semanais, flexíveis em função das necessidades).
  • Duração: Contrato inicial de 12 meses com possibilidades de renovação.

Candidatura:

Os candidatos interessados devem enviar as suas candidaturas para o email recrutamento@fecongd.org com assunto “Gestor/a Administrativo e Financeiro – MZ”.

Nas candidaturas devem constar os seguintes documentos:

  • Cópia do Bilhete de Identidade.
  • Curriculum Vitae;
  • Carta de apresentação;
  • Cópia do(s) certificado(s) de habilitações;

Apenas os candidatos selecionados serão contactados.

DATA LIMTE DE CANDIDATURA: até o dia 14 de Março de 2025.

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