A Fundação Fé e Cooperação (FEC) está a recrutar um (1) Gestor Administrativo e Financeiro para Maputo.
Objetivo geral da função:
O Gestor Administrativo e Financeiro (GAF) é responsável pelo apoio ao Representante da FEC em Moçambique (RP_MOÇ) e aos Gestores de Projecto (GPROJ) em Moçambique na execução financeira e administrativa dos Programas da FEC em Moçambique, capacitando os colaboradores e parceiros na sua área de atuação.
Posição na organização:
- Reporta ao Representante de País da FEC em Moçambique (RP_MOÇ);
- Articula com o Gestor Administrativo e Financeiro em Portugal (GFIN_PT) e Coordenador do Departamento Administrativo e Financeiro (CDAF) em Portugal a dimensão da execução financeira e administrativa;
- Articula com os Gestores de Projecto (GPROJ);
- Reporta ao GAF o Assistente Administrativo e Logístico (AAL).
Deveres & responsabilidades:
Gestão financeira
- Mantém conhecimento atualizado dos requisitos do governo local em termos administrativos, financeiros e fiscais e assegura o seu cumprimento assim como os requisitos e regulamentação financeira dos financiadores dos Programas e Projetos;
- Assegura a manutenção do registo mensal de todos os gastos e rendimentos realizados, sendo responsável pela classificação dos mesmos segundo o Sistema de Normalização Contabilística (SNC) aplicado na instituição e pela validação de todos os documentos: descritivos, valores, classificação em termos de contabilidade geral e analítica e elegibilidade em termos de projetos / Instituição;
- Supervisiona as contas bancárias, reportando mensalmente para o Departamento Administrativo e Financeiro (DAF) todas as operações realizadas, nomeadamente através do envio mensal de extratos bancários e cópias de todos os documentos bancários, (cheques, talões de deposito etc.) e da realização das reconciliações bancárias mensais;
- Supervisiona os pedidos de Fundo de Maneio e a gestão das caixas dos projectos;
- Elabora os relatórios financeiros mensais de receitas e despesas e analisa o acompanhamento mensal da execução orçamental dos Programas em curso com o GFIN_PT;
- Em estreita colaboração com o RP_MOÇ, o GFIN_PT, e Gestores de Projecto assegura o cumprimento dos requisitos previstos pelos financiadores nomeadamente relativos ao cumprimento de prazos, de indicadores de resultados, regulamentos administrativos e financeiros, etc;
- É responsável pela validação da documentação financeira enviada pelos parceiros, dos projectos em que a FEC participa directamente;
- Em coordenação com RP_MOÇ e GFIN_PT, é responsável pela preparação dos dossiês administrativos e financeiros dos projetos destinados a auditorias a realizar pelos financiadores ou por entidades por eles delegadas, pelo seu acompanhamento e pela prestação de todos os esclarecimentos solicitados durante o processo de auditoria.
Gestão de Recursos Humanos
- Responsável pela elaboração do mapa mensal de processamento salarial dos colaboradores do programa e submissão do mesmo para validação do RP_MOÇ;
- Responsável pela elaboração dos contratos de trabalho e submissão dos mesmos para validação do RP_MOÇ;
- Responsável pelo arquivo do processo individual dos colaboradores e revisão periódica da actualização da documentação de acordo com a legislação em vigor no país;
- Responsável pela manutenção dos seguros de acidentes de trabalho dos colaboradores;
- Articulação com a empresa de recursos humanos para atualização dos processos de RH, envio mensal do mapa de processamento salarial e confirmação do pagamento dos impostos.
Gestão Administrativa
- Apoia os Gestores de Projecto nos processos de procurement e na validação da dimensão financeira dos Contratos de Prestações de Serviços, obras e fornecimentos, sendo responsável pela sua verificação e arquivo;
- É responsável pelo sistema de arquivo de documentos financeiros de acordo com os procedimentos internos da FEC e com os requisitos dos financiadores (quando aplicável);
- Responsável pelo arquivo da documentação dos carros da FEC (mapas de quilómetros, comprovativos de manutenções, seguros, impostos, etc);
- Responsável pela actualização dos inventários dos escritórios da FEC em Moçambique.
Capacitação Institucional
- Em articulação com RP_MOÇ e de acordo com a definição de prioridades internas, presta apoio técnico no sentido de assegurar que os relatórios financeiros dos parceiros a doadores institucionais, em projetos onde a FEC participa, obedeçam aos requisitos dos doadores.
Produtos esperados e data de apresentação
- Mango financeiro mensal por projecto, acompanhado dos respetivos comprovativos de despesa devidamente preenchidos, carimbados, numerados e organizados;
- Controlo mensal de Caixas e Bancos devidamente verificados e conciliados;
- Manual de Procedimentos administrativos e financeiros atualizado (quando aplicável);
- Arquivo administrativo e financeiro do programa em formato digital e físico devidamente organizado.
Especificação pessoal:
Aptidões
- Compromisso identitário com a missão da organização e com organizações de cariz religioso;
- Capacidade para criar bom clima de trabalho em equipa;
- Consciência intercultural;
- Capacidade de auto motivação e autoaprendizagem;
- Criatividade e habilidade para trabalhar com recursos limitados;
- Capacidade para trabalhar sob pressão, autonomamente e com supervisão reduzida;
- Trabalhar em equipa e comunicar eficazmente com os colegas;
- Orientação para a obtenção quotidiana de resultados.
Conhecimento
- Licenciatura em Gestão ou Economia e/ou com experiência comprovada em funções similares;
- Microsoft Office e programas de contabilidade, nomeadamente Primavera (preferencial);
- Fluência em Português e bons conhecimentos de Inglês;
- Conhecimento da metodologia de gestão do ciclo de projeto;
- Noção das regras de procurement aplicadas pelos principais doadores dos projectos de desenvolvimento.
Experiência
- Pelo menos 5 anos de trabalho em função similar, de preferência no terceiro sector;
- Experiência de gestão financeira de projetos;
- Experiência em gestão de processos de procurement.
Compromisso
- Compromisso com a luta contra a pobreza;
- Compromisso com o Código de Conduta da FEC;
- Garantir o respeito pela organização e o bom ambiente de trabalho;
- Compromisso com a capacitação das instituições, baseada no respeito mútuo e na parceria;
- Compromisso com a filosofia de trabalho da FEC, nomeadamente a Doutrina Social da Igreja e o respeito pelo direito e valores internacionais que estão subjacentes à Declaração Universal dos Direitos do Homem e outros congéneres.
- Disponibilidade para viajar no país de intervenção, nomeadamente nas províncias previstas no projecto, ou outras, de acordo com as necessidades.
Termos & condições:
- Local de trabalho: Cidade de Maputo.
- Carga horária e horário: Tempo completo (40 horas semanais, flexíveis em função das necessidades).
- Duração: Contrato inicial de 12 meses com possibilidades de renovação.
Candidatura:
Os candidatos interessados devem enviar as suas candidaturas para o email recrutamento@fecongd.org com assunto “Gestor/a Administrativo e Financeiro – MZ”.
Nas candidaturas devem constar os seguintes documentos:
- Cópia do Bilhete de Identidade.
- Curriculum Vitae;
- Carta de apresentação;
- Cópia do(s) certificado(s) de habilitações;
Apenas os candidatos selecionados serão contactados.
DATA LIMTE DE CANDIDATURA: até o dia 14 de Março de 2025.
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