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Home CESC

O CESC está a recrutar (1) Oficial de Comunicação Feminista

Jorge Muchacuar by Jorge Muchacuar
21 de Março, 2025

O CESC – Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil está a recrutar um (1) Oficial de Comunicação Feminista para Maputo.

Sobre a organização:

O CESC – Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil é uma associação moçambicana, sem fins lucrativos, que tem como missão Fortalecer a capacidade de participação activa do cidadão e das Organizações da Sociedade Civil nos processos de desenvolvimento socioeconómico e político, investindo na promoção de ferramentas e facilitação de engajamento cívico, na partilha de aprendizagem, monitoria e advocacia em prol de políticas e serviços públicos que respondem as necessidades dos cidadãos.

Objectivo do cargo:

No âmbito da implementação de Programas e Projectos, o CESC pretende recrutar 1 (Uma) Oficial de Comunicação Feminista para Província de Maputo.

A Oficial de Comunicação Feminista tem a missão de executar a estratégia de comunicação da organização, promovendo e fortalecendo a visibilidade e uma imagem pública positiva da organização, seus programas/projetos e suas causas, com uma abordagem feminista e interseccional. A missão da Oficial de Comunicação inclui ainda a facilitação da comunicação entre a organização e seus stakeholders (doadores, parceiros, governo, instituições do Estado, voluntários, beneficiários, mídia e a comunidade em geral), de acordo com os padrões da política organizacional, os requisitos dos doadores e os princípios feministas de igualdade, justiça, inclusão e empoderamento.

Responsabilidades:

  • Conceber e implementar uma estratégia de comunicação feminista alinhada com os valores e objetivos organizacionais.
  • Garantir que as comunicações são acessíveis, inclusivas, anti-opressivas e responsivas ao contexto.
  • Apoiar as campanhas programáticas e a advocacia com mensagens estratégicas e narrativas.
  • Desenvolver conteúdos (escrito, visual, multimédia) para plataformas digitais, relatórios, newsletters e campanhas.
  • Centralizar a narrativa a partir da base, elevando as vozes das mulheres, dos jovens e dos grupos marginalizados.
  • Apoiar a documentação do impacto do programa utilizando narrativas feministas, fotografia e testemunhos.
  • Gerir e expandir as plataformas de redes sociais e a presença do website de uma forma ética e orientada para a comunidade.
  • Criar campanhas que envolvam públicos diversificados e mobilizem apoios para causas feministas.
  • Criar e editar conteúdos e artigos para diversos canais de comunicação, incluindo newsletters, blogs, posts em redes sociais, folhetos e relatórios, com uma linguagem inclusiva e sensível ao gênero.
  • Desenhar conteúdos com qualidade e cumprindo as regras de produção de materiais de comunicação e visibilidade da organização e doadores, garantindo a colocação adequada de logos, uniformidade da identidade visual dos parceiros, e teor das mensagens-chave em consonância com o programa/projeto e com os princípios feministas.
  • Captar vídeos e fotografias e citações para reportar as atividades e resultados de programas/projetos, garantindo o consentimento informado e a representação ética das pessoas envolvidas.
  • Produzir histórias de mudança de programas/projetos da organização de acordo com as regras de consentimento e éticas institucionais, com foco nas vozes e experiências das mulheres e grupos marginalizados.
  • Apoiar na elaboração de campanhas de sensibilização e advocacia e realização de eventos de programas/projetos, utilizando abordagens participativas e inclusivas.
  • Recolher os conteúdos para a página web, mídia sociais e histórias de sucesso para programas televisivos, radiofônicos e manuais, garantindo a acessibilidade e a diversidade de formatos.
  • Desenhar material de visibilidade diverso (roll ups, flyers, backdrops, banners, t-shirts, bonés, pastas, canetas, etc.) conforme os padrões e normas da organização, com uma estética feminista e inclusiva.
  • Desenvolver kits de comunicação social, comunicados de imprensa e artigos de opinião que reflitam o posicionamento feminista.
  • Apoiar na organização de eventos, como campanhas de arrecadação de fundos, workshops e seminários, incluindo a logística, elaboração de materiais promocionais e divulgação, com uma abordagem feminista e interseccional.
  • Preparar mensagens-chave e eventos para os dias comemorativos relevantes para programas/projetos, utilizando essas datas como oportunidade de advocacy e sensibilização.
  • Gerir contatos com os meios de comunicação e garantir a cobertura de imprensa e visibilidade de eventos, atividades, produtos e resultados de programas/projetos, promovendo uma comunicação ética e responsável.
  • Estabelecer e manter relações com jornalistas feministas e órgãos de comunicação social independentes.
  • Trabalhar com a equipa para garantir mensagens consistentes e alinhadas com o feminismo em todas as comunicações.
  • Facilitar workshops de capacitação em comunicação para os membros da equipa e parceiros da comunidade;
  • Prestar suporte e comunicar-se de maneira eficaz com outras áreas administrativas e programáticas da organização para alinhar prioridades e necessidades de administrativas e financeiras.
  • Realizar outras funções relacionadas ao cargo e indicadas pelo supervisor(a).

Requisitos:

  • Licenciatura em Comunicação, Jornalismo, Ciências de Comunicação, Estudos Feministas ou área relevante;
  • Experiência comprovada em estratégia de media digital, criação de conteúdos e engajamento nas redes sociais;
  • Bons conhecimentos de desenho gráfico e criatividade para elaboração e edição de vídeos e fotos (programas de edição como: Photoshop, Windesign, Photoshop, ilustrator, In Design dentre outros);
  • Experiência em elaboração de campanhas de comunicação;
  • Domínio de ferramentas de web design;
  • Capacidade de elaborar, rever e editar documentos e relatórios para divulgação e publicações;
  • Conhecimento sobre o funcionamento dos órgãos de comunicação social nacionais e estrangeiros;
  • Profundo conhecimento do feminismo interseccional, da justiça de género e da linguagem inclusiva;
  • Sólidos conhecimentos de ferramentas informáticas (MS Word, Excel, PowerPoint, Outlook, Teams, etc);
  • Boas capacidades de escrita e edição em (línguas relevantes: por exemplo, português e inglês); idiomas locais adicionais são uma vantagem;
  • Fluência na língua portuguesa, tanto escrito como falado e bons conhecimentos da língua inglesa (nível profissional);
  • Integridade e Transparência.
  • Boa capacidade de comunicação, capaz de comunicar conceitos complexos de forma clara e concisa aos gestores e coordenadores, e outros;
  • Orientação para resultados planeados;
  • Criativo e com flexibilidade de adaptação a mudanças;
  • Relacionamento Interpessoal;
  • Resiliência, Inovação e Aprendizagem continua;
  • Observância de Normas e Procedimentos.
  • Tempo de Experiência
  • A função requer uma experiência profissional mínima de pelo menos pelo menos 3 anos de experiência em comunicações feministas/baseadas nos direitos e em funções similares e de preferência em organizações não governamental ou sem fins lucrativos.

Expectativa Salarial:

O candidato deve identificar o intervalo de expectativa salarial.

Estimativa de calendário de inicio de actividade:

Abril de 2025

Candidatura:

  • CV actualizado em português (incluindo referências)
  • Carta de Motivação da candidatura
  • Cópia do Certificado de Habilitações.
Candidatar-se no site da empresa

DATA LIMITE DE CANDIDATURA: até o dia 31 de Março de 2025

Nota: serão seleccionados preferencialmente os candidatos residentes em Maputo

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