A Electricidade de Moçambique está a recrutar um (1) Assistente Financeiro para Maputo.
Objectivo do cargo:
O papel do assistente financeiro é desenhado especificamente para atender aos requisitos corporativos e do projeto. O(a) Assistente Financeiro(a) será responsável por ajudar o coordenador financeiro do projeto, nos impostos, na contabilidade e liderança da função financeira (incluindo contabilidade financeira e de gestão, controle e relatórios financeiros, gestão de tesouraria, gestão tributária, etc.) e garantir que as melhores práticas organizacionais financeiras desenhadas e processos são implementados para atender aos objetivos dos financeiros e objectivos financeiros do projecto.
O(a) Assistente Financeiro(a) será responsável por apoiar na gestão eficiente do escritório bem como apoiar os Gestores e equipa do Projeto por meio de uma variedade de tarefas relacionadas à organização e comunicação.
Duração:
A duração do contrato será de 03 ano a contar apartir da data de assinatura de contrato.
Horário Laboral:
A Carga horária semanal será de 40 Horas por semana e 05 dias por semana. Hora de entrada 07:30 e Hora de saída 15:30, com eventuais necessidades de exceder-se a carga horaria sempre que se verificar demanda no trabalho.
Responsabilidades:
- Desenvolver e implementar metas, políticas, prioridades e procedimentos relacionados à gestão financeira e relatórios, orçamento, contabilidade e conformidade tributária;
- Definir, selecionar, adquirir e implementar sistemas e ferramentas de gerenciamento financeiro e relatórios necessários;
- Preparar todas as informações financeiras a serem incorporadas nos relatórios de progresso do projeto aos acionistas da EDM, aos financiadores de projetos ProEnergia, PERIP e MOMA e outras partes interessadas ou conforme solicitado pelo Diretor dos Projetos / Gestores dos Projetos;
- Preparação e fecho de todas as contas do período e das contas auditadas / extrato financeiro anual de acordo com as normas contábeis aplicáveis;
- Contacto com as partes financiadoras do projeto e o Ministério da Economia e Finanças (MEF) para garantir o cumprimento dos acordos financeiros aplicáveis;
- Contacto com as partes financiadoras do projeto e o Ministério da Economia e Finanças (MEF) para garantir o cumprimento dos acordos financeiros aplicáveis;
- Preparar todas as informações financeiras a serem incorporadas nos relatórios de progresso do projeto aos acionistas da EDM, aos financiadores de projetos ProEnergia, PERIP e MOMA e outras partes interessadas ou conforme solicitado pelo Diretor dos Projetos / Gestores dos Projetos;
- Garantir a preparação anual do orçamento dos projetos ProEnergia; e
- Produção oportuna e precisa de relatórios financeiros mensais de gerenciamento, incluindo custos reais e previstos em comparação com o orçamento, juntamente com análise de fluxo de caixa e variação com comentários relevantes.
- Garantir o uso do MIP (Manual de Implementação do Projecto),
- Garantir que as políticas e procedimentos contábeis, bem como os padrões de relatórios externos, sejam estabelecidos antes do início da implementação do Projeto e que eles sejam respeitados durante a implementação; e
- Estabelecer e gerenciar o sistema para monitorar deficiências internas de controle financeiro e contábil e garantir que as melhorias apropriadas do sistema sejam concluídas em tempo hábil.
- Garantir que os fundos dos projetos ProEnergia sejam utilizados de acordo com as condições do contrato de financiamento relevante, com a devida atenção à economia e eficiência e apenas para os fins para os quais o financiamento foi concedido.
- Garantir o cumprimento dos procedimentos de desembolso das agências de financiamento;
- Ajudar a abrir contas bancárias para os três Projetos, conforme necessário, com o Banco Central e os bancos comerciais, de acordo com os acordos de financiamento e projeto e procedimentos de desembolso relacionados;
- Criar e atualizar todos os arquivos / registos financeiros e pagamentos necessários nos três Projetos;
- Garantir que todos os desembolsos do projeto sejam capturados em seu próprio sistema de gerenciamento integrado (consolidação única do final do ano com o EDM GIAF);
- Preparar / revisar a documentação de suporte para solicitações de desembolso;
- Preparar toda a documentação para reabastecimento das contas de desembolso designadas;
- Garantir que sistemas precisos de geração de relatórios de fluxo de caixa sejam implementados e mantidos; e
- Gerenciar relações bancárias de tesouraria;
- Receber e verificar os requisitos de elegibilidade das notas fiscais para pagamento e realizar a liquidação oportuna dos valores de IVA e WHT, quando aplicável;
- Agilizar certificados de descarga para impostos do IRPC e emitir os mesmos para contratados aplicáveis;
- Garantir que os requisitos de conformidade tributária do EDM sejam atendidos; e
- Gerenciar garantias bancárias fornecidas por consultores, contratados, fornecedores e prestadores de serviços de consultoria de acordo com os requisitos dos contratos financeiros e de projetos aplicáveis e documentos de compras, com relação ao arquivamento e validade;
- Fornecimento de informações financeiras (por exemplo, demonstrações financeiras indicativas);
- Participação em atividades de financiamento, conforme necessário; e
- Coordenação de consultoria tributária / contábil na medida do relevante;
- Trabalhar em colaboração com auditores internos e externos, fornecendo todas as informações necessárias para fins de auditoria;
- Auxiliar no controle e manutenção, registros confidenciais e pessoais de sistemas eletrônicos de arquivos e cópias impressas do ProEnergia;
- Receber, filtrar, distribuir, monitorar e arquivar correspondências e documentação recebidas;
- Outros assuntos que possam ser mandatados pelo Conselho EDM e / ou pelos gestores do projeto;
- Preparar todas as informações financeiras a serem incorporadas nos relatórios de progresso do projeto aos acionistas da EDM, aos financiadores de projetos ProEnergia, PERIP e MOMA e outras partes interessadas ou conforme solicitado pelo Diretor dos Projetos / Gestores dos Projetos;
- Garantir a preparação anual do orçamento dos projetos ProEnergia; e
- Produção oportuna e precisa de relatórios financeiros mensais de gerenciamento, incluindo custos reais e previstos em comparação com o orçamento, juntamente com análise de fluxo de caixa e variação com comentários relevantes;
- Garantir o uso do MIP (Manual de Implementação do Projecto),
- Garantir que as políticas e procedimentos contábeis, bem como os padrões de relatórios externos, sejam estabelecidos antes do início da implementação do Projeto e que eles sejam respeitados durante a implementação; e
- Estabelecer e gerenciar o sistema para monitorar deficiências internas de controle financeiro e contábil e garantir que as melhorias apropriadas do sistema sejam concluídas em tempo hábil.
Requisitos:
- Mínimo Bacharel em Economia e / ou Finanças ou similar
- Proficiência na língua Inglesa (forma escrita e falada)
- Conhecedor do código comercial de Moçambique, legislação tributária e financeira e requisitos do Banco Central
- Seja proactivo, dinâmico, com boas habilidades para resolver problemas; ser orientado para resultados;
- Boa capacidade de trabalhar de forma independente e em equipe; e
- Boas habilidades de comunicação e relacionamento em todos os níveis.
Candidatura:
As candidaturas deverão ser enviadas para o seguinte endereço electrónico procurement.proenerguia@edm.co.mz, devendo ser acompanhadas do respectivo CV em Português e Inglês, Certificado de cadeiras feitas que comprovam conclusão do curso e a respectiva carta de manifestação de interesse, indicando no assunto: “Assistente Financeiro”.
DATA LIMITE DE CANDIDATURA: até o dia 04 de Abril de 2025.
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