A Sasol Moçambique está a recrutar um (1) Director de Finanças Moçambique para Maputo.
Objectivo do cargo:
- O objectivo do cargo de Sênior Manager Finance Mozambique é ser o facilitador do parceiro de negócios Finance Lead para as licenças PSA é PPA para as Suas operações de fábrica em Temane.
- Liderar e gerir as actividades de parceria de negócios financeiros, incluindo o processo de gestão de desempenho, orçamento, previsão, bem como a integridade geral dos controlos financeiros e relatórios para várias partes interessadas.
- Trabalhar em estreita colaboração com vários Directores Operacionais e o Vice-Presidente de activos da África Austral para conduzir a gestão de desempenho para o processo de operações da fábrica, incluindo, entre outros, volumes de produção, despesas operacionais e de capital, governança e conformidade, entre outros indicadores-chave de desempenho.
- O candidato seleccionado deve ter uma forte compreensão dos objectivos gerais de gestão de negócios de operações, gestão de desempenho de negócios e processos, e de actividades de negócios integrados no dia-a-dia na indústria de petróleo ê gás. Devem ter conhecimentos suficientes sobre as operações de processamento de gases 6 líquidos.
- O objectivo a longo prazo inclui a gestão de uma equipa responsável por todos os requisitos de informação no País, incluindo o Governo de Moçambique, parceiros de Joint Venture não incorporados e requisitos estatutários de relatórios da Sasol.
Responsabilidades:
- Facilitar o processo integrado de planeamento, gestão e controlo de operações dentro da empresa, numa base contínua para resolver questões decorrentes do processo de revisão de operações que exijam resolução (por exemplo, variação de KPI fora da tolerância, grandes falhas de eventos planeados, alterações importantes no orçamento, enviesamentos positivos ou negativos a longo prazo, alterações em pressupostos fundamentais, etc.);
- Certificar de que os principais problemas de negócios sejam conciliados, que as recomendações sejam propostas, assim como que o pacote de desempenho esteja preparado para apoiar decisões de negócios eficazes.
- Garantir estreita ligação com os respectivos Chefes Operacionais do processo de negócios integrado da instalação da planta de operação, para garantir que todas as questões-chave sejam trazidas à tona, e mudanças e recomendações sejam propostas;
- Actuar como um suporte chave para o Director de Negócios (Asset Manager) trabalhando lado a lado para fornecer informações importantes para permitir as decisões de negócios;
- Apoiar o desenvolvimento e a entrega de soluções para OS principais problemas de negócios, garantindo que a maioria dos desafios e oportunidades de negócios sejam considerados e resolvidos através do processo de negócios integrado;
- Melhorar ou optimizar o sistema e os procedimentos actuais para atender ás necessidades de operações em crescimento no local;
- Assumir a responsabilidade global pela actividade financeira na instalação de operações, com responsabilidade global pelas: finanças completas (volumes, receitas, custos, capex e relatórios de caixa) ao nível dos activos, processo de orçamentos de 5 anos, incluindo volumes, custos e plano de capital circulante, previsão (rolagem de 24 meses) para capital de giro, custos e caixa, a partir de um plano bottom-up;
- Assegurar o fornecimento de um pacote mensal de desempenho para apoiar decisões de negócios eficazes, capital de giro em toda a empresa com foco no inventário dâ planta;
- Apresentar, definir recomendações e discutir os relatórios financeiros do negócio para a gestão;
- Garantir a optimização da estrutura de custos para assegurar que os recursos são utilizados em toda a sua capacidade;
- Assegurar a gestão contínua e mensuração da execução dos planos orçamentais de curto e médio prazo em relação aos custos e despesas de capital;
- Participar de reuniões operacionais diárias, semanais e mensais relevantes para as operações da planta e permanecer ciente de questões emergentes que exigem ligação com o processo acima e outros;
- Apoiar a mentalidade de gestão de desempenho, processos de melhoria contínua e facilitar a formulação e execução de estratégias;
- Estabelecer um plano de continuidade, garantindo a transferência de habilidades para a equipa para assegurar que 2 (duas) opções sucessoras estejam disponíveis e prontas em 5 (cinco) anos;
- Estabelecer, manter e conduzir um ambiente de controlo interno sólido e eficaz, incluindo processos SOX.
Requisitos:
- Licenciatura em Comércio, Gestão de Empresas ou outra área relevante para função;
- Pós-graduação em Comércio, Gestão de Empresas ou outra área relevante para função, será preferencial;
- Possuir no mínimo 12 anos de experiência, dos quais S anos na indústria petrolífera em diversas áreas como Planeamento, Comercial, Logística/Operaçôes, Desempenho Empresarial;
- Possuir bom conhecimento de MS Office (Word, Excel, PowerPoint, etc.);
- Bom entendimento dos contratos dê concessão de Petróleo ê Gás, incluindo Acordos de Partilha de Processamento;
- Fortes habilidades analíticas com compreensão de instalações de processamento de petróleo e gás;
- Capacidade de articular conceitos complexos para uma ampla gama de pessoas;
- Sólida compreensão da economia de importação dê combustível da África do Sul e das qualidades do produto;
- CA(SA) será preferido;
- Fluência na língua portuguesa e inglesa;
- Nacionalidade moçambicana.
Candidatura:
Candidatar-se no site da empresaDATA LIMITE DE CANDIDATURA: até o dia 10 de Abril de 2025.
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