O Instituto Nacional de Saúde está a recrutar um (1) Assistente de Pesquisa Qualitativa em Sistemas de Saúde.
- Deslocações: [Dentro do País]
- Data de Início: [Depois de assinatura do termo de início de funções]
- Supervisão: [Coordenadora de Programa de Políticas e Sistemas de Saúde]
- Tipo de Contrato: [Anual renovável conforme a necessidade]
Objectivo do cargo:
A posição de Assistente de Pesquisa Qualitativa estará vinculada na implementação de estudos em Sistemas de Saúde, como é o caso específico sobre o de Regulação da Dupla Prática (RDP) de Médicos no contexto do Sistema Nacional de Saúde (SNS). Através das suas habilidades e capacidades de análise, desenhar metodologias, métricas e/ou indicadores adequados para avaliar o impacto da dupla prática evidenciando através publicação de relatórios científicos e manuscritos.
Requisitos:
Formação acadêmica:
- Licenciatura em Antropologia, Sociologia com foco em Sistemas de Saúde ou áreas correlatas.
Experiência Profissional:
- Experiência comprovada no uso de sistemas de gestão de referências para pesquisas qualitativas na Saúde;
- Experiência comprovada na implementação de pesquisa qualitativa, aplicando método Discrete Choice Experiments (DCEs) com ênfase em estudos relacionados à saúde pública e/ou políticas de saúde.
- Histórico de coleta de dados utilizando equipamentos digitais, plataformas ou ferramentas tecnológicas modernas para realização de entrevistas em profundidade aos informantes chaves e grupos focais.
- Experiência na análise de dados qualitativos, especificamente utilizando software como NVivo, Atlas.ti ou MAXQDA para facilitar a codificação e a identificação de temas emergentes, e sobre tudo o uso de combinação de tecnologia com abordagens tradicionais.
- Experiência em escrita de artigos científicas, evidenciando com manuscritos publicados em revistas científicas de alto impacto na área de saúde ou ciências sociais aplicadas.
Habilidades e Competências:
- Proficiência no uso de softwares de análise qualitativa (NVivo, Atlas.ti ou MAXQDA), incluindo transcrições dos áudios.
- Capacidade de trabalhar de forma independente, com forte organização e atenção aos detalhes.
- Habilidades de redação acadêmica para a elaboração de artigos científicos, relatórios e outros documentos.
- Capacidade de comunicação clara e eficaz, tanto oral quanto escrita.
- Ser fluente da língua inglês é uma vantagem.
- Sensibilidade e compromisso ético na condução da pesquisa, com respeito à privacidade e confidencialidade dos dados dos participantes.
Responsabilidades:
Desenhar metodologias, técnicas, ferramentas, métricas e/ou indicadores adequados para estudos de avaliação de impacto em Sistemas de Saúde, com foco ao de dupla prática evidenciando através de publicação de relatórios científicos e manuscritos.
Coleta de Dados Qualitativos:
- O Realizar entrevistas individuais e grupos focais com médicos que actuam em ambos os setores público e privado, utilizando gravadores digitais e outras ferramentas apropriadas.
- Garantir que todos os dados sejam coletados de forma ética, respeitando a confidencialidade e os direitos dos participantes.
Análise de Dados:
- Codificar e analisar os dados qualitativos utilizando o software NVivo, Atlas.ti ou MAXQDA), identificando padrões e tendências relacionados à dupla prática de médicos.
- Aplicar metodologias de análise de conteúdo para gerar insights sobre a prática dos médicos e suas implicações na qualidade clínica dos serviços de saúde.
- Colaborar com a equipe para interpretar os resultados e oferecer recomendações baseadas em evidências.
Redação e Publicação de Resultados:
- Elaborar manuscritos para publicação em revistas científicas de grande impacto, relatórios de pesquisa e outros documentos acadêmicos.
- Preparar resumos e apresentações para disseminação dos resultados da pesquisa.
Gestão de Dados:
- Organizar e manter os dados de pesquisa de forma segura, conforme as normas éticas e regulatórias, garantindo a integridade e confidencialidade dos mesmos.
Colaboração e Suporte ao Time de Pesquisa:
- Trabalhar em estreita colaboração com a equipe de pesquisa (coordenação), oferecendo suporte na organização do estudo e nas diversas etapas do processo de pesquisa. O Participar de reuniões regulares com o time de pesquisa para discutir o progresso, ajustes metodológicos e possíveis desafios no campo.
Candidatura:
Os interessados deverão enviar os seguintes documentos para o email: recrutamento@ins.gov.mz.
- Requerimento (autenticado) dirigido ao Director Geral do Instituto Nacional de Saúde)
- Certificado de Habilitações Literárias autenticado Curriculum Vitae (CV) atualizado e assinado.
- Exemplos de Publicações/trabalhos anteriores (anexar o link para acesso dos artigos científicos em revistas de grande impacto na área de saúde).
Você sabia que o quero emprego está no Whatsapp, LinkedIn e no Facebook ? Siga-nos por lá.