A Fundação Aga Khan (AKF) está a recrutar um (1) Gestor Financeiro para Maputo.
Sobre a organização:
A Fundação Aga Khan (AKF) é uma agência de desenvolvimento internacional não religiosa criada em 1967 por Sua Alteza o Aga Khan. A sua missão é desenvolver e promover soluções criativas para os problemas que impedem o desenvolvimento social, principalmente na Ásia e em África. Criada como uma fundação privada sem fins lucrativos, a AKF tem filiais e sucursais independentes em mais de 15 países.
A AKF tem estado a operar na província moçambicana de Cabo Delgado desde 2001 e, desde então, expandiu-se para as províncias de Nampula e Niassa. A AKF utiliza uma abordagem de desenvolvimento sectorial de abordagens múltiplas com intervenções na saúde, desenvolvimento da primeira infância, educação, agricultura e segurança alimentar e Resiliência Climática, desenvolvimento económico e sociedade civil e governação local. O objectivo da AKF é contribuir para uma melhoria da qualidade de vida das famílias vulneráveis em áreas seleccionadas no norte de Moçambique.
Posição: Gestor Financeiro Reporta a: Directora Financeira
Objectivo do cargo:
O/a Gestor/a Financeiro/a será responsável pela implementação operacional dos processos financeiros da organização, garantindo a execução eficiente das políticas estabelecidas e o cumprimento das metas orçamentais. Suas responsabilidades incluem a execução de políticas financeiras, o monitoramento de fluxos de caixa , e o apoio em auditorias internas e externas. Esta posição trabalhará sob a orientação da Directora Financeira e em colaboração com outros departamentos para fornecer informações financeiras precisas e apoiar a operacionalização das decisões, assegurando conformidade com regulamentações e procedimentos contabilísticos estabelecidos.
Responsabilidades:
- Apoiar na preparação de demonstrações financeiras da Fundação;
- Executar a revisão quinzenal dos registos contabilísticos da Fundação;
- Monitorizar os fundos disponíveis e reportar as necessidades de tesouraria numa base mensal;
- Apoiar na coordenação de auditorias internas e externas, colaborar na implementação das recomendações e sugerir melhorias operacionais.
Orçamento
- Colaborar na elaboração do orçamento Administrativo;
- Apoiar na consolidação do orçamento para todos os programas no formato disponibilizado pela Casa Mãe;
- Compilar as informações complementares solicitadas pela Casa Mãe no âmbito do orçamento;
- Contribuir com dados financeiros para a preparação das informações narrativas que acompanham o orçamento.
Cumprimento de obrigações legais, fiscais e estatutárias:
- Manter-se informado relativamente aos requisitos legais e manter a gestão informada sobre alterações na lei. Assegurar cumprimento das obrigações legais e fiscais, designadamente:
- Pagamento mensal das obrigações fiscais à AT;
- Pagamento mensal à Segurança Social;
- Pagamento mensal do IRPS;
- Assegurar a implementação dos procedimentos de prevenção de branqueamento de capitais para todos os donativos recebidos;
- Apoiar o/a Director/a Financeiro/a no cumprimento de todas as obrigações estatutárias;
- Desenvolver outras tarefas, consoante as necessidades.
Gestão:
- Executar o controlo orçamental (Actuals vs Budget) para o orçamento Administrativo e contribuir para a previsão de gastos, numa base mensal;
- Mensalmente, apoiar na preparação do controlo orçamental dos programas e preparar mapas consolidados para revisão pela gestão;
- Preparação do Cash Request mensal para revisão da Director/a Financeiro/a e posterior submissão à Casa Mãe;
- Preparação do Cash Position para revisão da Director/a Financeiro/a e posterior submissão à Casa Mãe;
- Recolher e organizar os dados necessários para os relatórios Nazrana e Institucional Support, ou outros relatórios solicitados, preparando versões preliminares para validação do/a Director/a Financeiro/a e posterior submissão à Casa Mãe.
Activos:
Preparação das necessidades de equipamento e respetiva orçamentação no orçamento Administrativo.
Outros:
- Apoiar o/a Director/a Financeiro/a na implementação operacional das diretrizes do Departamento Financeiro da AKF-Moz, incluindo a delegação e supervisão do trabalho, prestação de apoio e formação on-the-job, e a criação de um ambiente de trabalho construtivo e produtivo. Garantir que os procedimentos financeiros são implementados e cumpridos;
- Monitorizar a conformidade operacional dos financiamentos para cada financiador da AKF Moçambique e fornecer suporte técnico às equipas dos programas na implementação dos requisitos;
- Fornecer dados financeiros e apoio técnico ás equipas programáticas e de parcerias no desenvolvimento de propostas e revisão de acordos;
- Apoiar no processo de due diligence de parceiros e demais stakeholders, sobre orientação do/a Director/a Financeiro/a, e em articulação com a área de gestão de financiamentos e parcerias;
- Rever continuamente processos e procedimentos e propor melhorias para aumento de eficiência;
- Promover o bom nome e os padrões éticos profissionais da AKF Moçambique garantindo a mais elevada qualidade e integridade da gestão financeira;
- Realizar todas as outras tarefas que lhe forem incumbidas pela organização;
- Cumprir com as políticas de Salvaguarda e de Igualdade de Género da AKF.
Requisitos:
- Formação de nível superior na área de Contabilidade, Auditoria e Finanças;
- Possuir pelo menos 5 anos de experiência em gestão financeira, contabilidade e/ou auditoria, preferencialmente em posições de liderança. Experiência em ONG’s será um diferencial.;
- Possuir experiência em gestão de pessoas e finanças;
- Possuir experiência de trabalho em equipa;
- Possuir experiência de comunicar com diferentes parceiros;
- Possuir capacidade de trabalho em equipa e manter alta motivação do pessoal
- Estar disposto para trabalhar sob grande pressão;
- Fluente em Português e possuir conhecimentos profundos de inglês.
Candidatura:
Candidatar-se no site da empresaDATA LIMITE DE CANDIDATURA: até ao dia 11 de Julho 2025
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