O CESC – Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil está a recrutar um (1) Coordenador(a) Provincial de Educação para Maputo.
Objectivo do cargo:
No âmbito da implementação de Projecto na área de Educação, o CESC pretende recrutar 1 (Um/a) Coordenador(a) Provincial de Educação para Maputo, por um período de 6 meses.
Missão:
A/O Coordenador Provincial de Educação tem a missão de promover e assegurar a qualidade e a relevância das intervenções educativas do projecto a nível provincial, através da coordenação, gestão eficiente de recursos e fortalecimento das parcerias locais, contribuindo assim para o desenvolvimento educacional sustentável da província. A missão do Coordenador inclui garantir que as intervenções programáticas sejam executadas de forma alinhada com os objectivos e metas do projecto contribuindo diretamente para o alcance dos resultados e de transformação social da organização na comunidade.
Responsabilidades:
A/O Coordenador Provincial de Educação será responsável pelas seguintes tarefas:
- Participar na elaboração de planos de trabalho provinciais, alinhados com os objectivos gerais do projecto e as necessidades locais.
- Supervisionar a execução das actividades do projecto nos distritos, escolas e comunidades, garantindo o cumprimento dos cronogramas e a qualidade das intervenções.
- Desenvolver e implementar mecanismos de monitoramento contínuo das actividades, coletar dados, elaborar relatórios de progresso e participar em avaliações de impacto para garantir a eficácia do projecto.
- Manter e fortalecer as relações com as Direções Provinciais e Distritais de Educação, escolas, líderes comunitários e outras partes interessadas relevantes.
- Representar o CESC em reuniões, eventos e fóruns provinciais relacionados à educação.
- Identificar oportunidades de parcerias e colaborar na elaboração de propostas para a mobilização de recursos adicionais a nível provincial, quando aplicável.
- Facilitar a formação dos Facilitadores Distritais na matéria do projecto.
- Prestar apoio técnico às equipas de campo, professores e diretores de escola, membros dos Grupos de Referência e do Mecanismo Multisectorial envolvidos nos projetos.
- Identificar necessidades de capacitação e, quando apropriado, organizar ou facilitar formações para os intervenientes locais.
- Articular com outras OSC, agências governamentais (Ministério da Educação, Direções Provinciais de Educação), sector privado e parceiros de desenvolvimento para maximizar o impacto das intervenções educacionais e evitar duplicação de esforços
- Supervisionar e orientar a equipa provincial do projecto, quando existir, garantindo um bom ambiente de trabalho e o desenvolvimento profissional dos colaboradores.
- Realizar a avaliação de desempenho da equipa sob sua supervisão.
- Prestar apoio e comunicar-se de maneira eficaz com outras áreas administrativas e programáticas da organização para alinhamento de prioridades e necessidades da área.
- Realizar outras funções relacionadas ao cargo e indicadas pelo supervisor(a).
Requisitos:
Licenciatura em Ciências Sociais ou áreas afins como: Ciências da Educação ou outras relevantes para o desenvolvimento e educação.
Conhecimentos Técnico-Profissionais
- Experiência prática na aplicação de metodologias participativas para avaliação de necessidades, planeamento, implementação e monitoria com comunidades.
- Bons Conhecimentos do sistema educativo moçambicano, das políticas de educação e das dinâmicas locais da província é essencial para a adaptação e contextualização das intervenções.
- Conhecimento das dinâmicas de gênero e desenvolvimento rural em Moçambique, incluindo experiência com a implementação de programas de educação.
- Experiência na facilitação de workshops, forte capacidade de comunicação e advocacia, com habilidade para trabalhar com diversos stakeholders, incluindo comunidades, ONGs e instituições governamentais.
- Experiência de trabalho em equipas multiculturais e diversificadas.
- Sólidos conhecimentos de ferramentas informáticas (MS Word, Excel, PowerPoint, Outlook, Teams, etc).
- Fluente em português e conhecimento prático de línguas locais da província onde estará baseado será uma vantagem.
Competências de Gestão e Comportamentais
- Integridade e Transparência.
- Boa capacidade de comunicação, capaz de comunicar conceitos complexos de forma clara e concisa aos gestores e coordenadores, e outros.
- Orientação para resultados planeados;
- Criativo e com flexibilidade de adaptação a mudanças.
- Relacionamento Interpessoal.
- Resiliência, Inovação e Aprendizagem continua.
- Observância de Normas e Procedimentos
Tempo de Experiência
A função requer uma experiência profissional mínima de 4 anos de experiência comprovada na implementação de projectos de educação e desenvolvimento em funções similares e de preferência em organizações não governamental ou sem fins lucrativos.
Expectativa Salarial
O candidato deve identificar o intervalo de expectativa salarial.
Estimativa de Calendário de Inicio de Actividade
Agosto de 2025
Candidatura:
Documentação:
- CV actualizado em português (incluindo referências)
- Carta de Motivação da candidatura
- Cópia do Certificado de Habilitações
Notas: serão seleccionados preferencialmente os candidatos residentes em Maputo
Encoraja-se a candidatura das mulheres!
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