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Home Vagas Maputo

O Ipas Moçambique está a recrutar (1) Director(a) Nacional

Jorge Muchacuar by Jorge Muchacuar
16 de Julho, 2025

O Ipas Moçambique está a recrutar um (1) Director(a) Nacional para Maputo.

Responsabilidades:

Liderança Organizacional e Estratégia

  • Liderar o desenvolvimento e implementação do plano estratégico nacional, em alinhamento com a missão global e o plano estratégico global do Ipas, garantindo resultados de alto nível e impacto sustentável.
  • Contribuir para a missão e impacto global do Ipas, oferecendo liderança organizacional no país e na rede global do Ipas.
  • Promover práticas de liderança partilhada e não hierárquica em todas as relações de trabalho, garantindo que a equipa tenha autonomia e o apoio necessários para tomar decisões eficazes e que assuma, de igual forma, a responsabilidade pelos resultados.
  • Proporcionar uma visão inspiradora e motivação para que a equipa desempenhe ao máximo da sua criatividade e inteligência.
  • Fomentar uma cultura de colaboração e aprendizagem com nós regionais do Ipas em África e com a rede global do Ipas, apoiando o crescimento organizacional.
  • Cultivar parcerias sólidas e relações de trabalho eficazes com a Equipa da Rede de Apoio ao Programa (PST) e outras equipas/nós da rede global do Ipas.
  • Assegurar um ambiente de trabalho positivo, inclusivo e alinhado com os valores fundamentais do Ipas, promovendo a diversidade, equidade e escuta activa
  • Liderar com integridade, empatia e coragem moral, promovendo um ambiente de trabalho positivo e uma cultura organizacional livre de práticas de assédio, favoritismo, discriminação e nepotismo.
  • Liderar processos de mudança organizacional e promover a inovação institucional, assegurando a adaptação contínua da organização a contextos em evolução.
  • Assegurar que a estratégia nacional do Ipas esteja alinhada com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e com as políticas públicas nacionais relevantes.

Gestão Financeira e de Risco 

  • Liderar o desenvolvimento e implementação do plano nacional de mitigação de riscos, alinhado com os padrões globais do Ipas, garantindo desempenhos de alto nível.
  • Assegurar a conformidade com as leis e regulamentos locais, incluindo registo, obrigações fiscais, protecção de responsabilidade e leis laborais.
  • Supervisionar a adaptação e cumprimento das políticas, procedimentos e normas do Ipas.
  • Assegurar a gestão rigorosa dos fundos e activos, garantindo uma boa relação custo-benefício e que o programa e projectos estejam preparados para auditorias. Implementar sistemas sólidos para o uso eficiente dos fundos e activos, incluindo controlos internos rigorosos para reduzir custos e prevenir desperdício, fraude e abuso.
  • Assegurar sistemas robustos de conformidade com os contratos dos doadores, abordando aspectos estratégicos, programáticos, operacionais e financeiros.
  • Promover a transparência e a responsabilização em todos os processos administrativos e financeiros.

Supervisão e Garantia da Qualidade dos Programas

  • Apoiar os responsáveis e demais colaboradores da área Programática, assegurando a existência de sistemas e práticas robustas de gestão programática a nível nacional, em conformidade com os padrões internacionais do Ipas, abrangendo o desenho, a implementação e a monitorização de projectos.
  • Participar em análises de alto nível e na resolução de problemas, de modo a assegurar resultados sólidos em conformidade com os compromissos assumidos nos projectos.
  • Promover uma cultura de tomada de decisões baseada em evidências e incentivar práticas inovadoras de recolha e utilização de dados, com vista à melhoria do desempenho e do impacto dos projectos.
  • Assegurar que o programa esteja alinhado com as prioridades nacionais de saúde sexual e reprodutiva e com os compromissos internacionais assumidos por Moçambique.

Mobilização de Recursos

  • Supervisionar o desenvolvimento e implementação da estratégia nacional de mobilização de recursos, alinhada com os padrões globais do Ipas, garantindo um alto desempenho.
  • Cultivar parcerias sólidas e relações de trabalho eficazes com doadores e parceiros externos. Trabalhar de forma colaborativa com a Equipa de Apoio ao Programa (PST), a área de Desenvolvimento e outras equipas da Rede Ipas, assegurando um desenho sólido de projectos, propostas de elevada qualidade e orçamentos precisos, alinhados com as prioridades e exigências dos doadores.

Comunicação, Advocacia e Representação

  • Supervisionar o desenvolvimento e implementação da estratégia nacional de comunicação, alinhada com os padrões globais do Ipas, garantindo resultados eficazes.
  • Posicionar o Ipas como líder do sector de Saúde Sexual e Reprodutiva (SSR), especialmente no acesso ao aborto seguro e à contracepção, em Moçambique e na África Austral.
  • Representar e defender os direitos à saúde sexual e reprodutiva em Moçambique, a nível regional e global, promovendo a missão e a visão do Ipas;
  • Construir e manter parcerias nacionais e regionais com instituições governamentais, doadores, universidades, ONGs locais, meios de comunicação e outros intervenientes estratégicos.
  • Liderar iniciativas de advocacia institucional e representação estratégica junto de doadores, parceiros e decisores políticos, contribuindo para um ambiente legal e político favorável aos direitos das mulheres e raparigas, e comunicando o impacto da organização de forma convincente.
  • Gerir a reputação institucional do Ipas em Moçambique, assegurando uma comunicação estratégica coerente com os valores e a missão da organização.

Requisitos:

  • Grau mínimo de Licenciatura. Preferência por grau de mestrado ou superior em administração pública, políticas públicas, saúde pública, medicina, desenvolvimento internacional, género e desenvolvimento ou áreas relacionadas.
  • Pelo menos 10 anos de experiência em liderança de equipas e gestão de projectos em Moçambique ou na África Austral.
  • Pelo menos 3 anos de experiência prévia em funções de liderança sénior, idealmente no sector de SSR, incluindo pelo menos 2 anos em ONG’s internacionais.
  • Sensibilidade intercultural; Experiência comprovada em contextos sociopolíticos complexos e em articulação com múltiplos actores (governo, doadores, sociedade civil).
  • Conhecimento aprofundado do contexto moçambicano em matéria de saúde, desenvolvimento e política, preferencialmente incluindo aspectos relacionados com a equidade de género, legislação sobre aborto, políticas de saúde pública e dinâmicas culturais.
  • Compromisso profundo e comprovado com a saúde e os direitos reprodutivos, a equidade de género, a inclusão social e a justiça reprodutiva, incluindo o compromisso com os cuidados contraceptivos e de aborto.

Qualificações Preferênciais

  • Experiência comprovada em práticas de liderança partilhada e não hierárquica, bem como na gestão adaptativa de projectos complexos em Moçambique e na África Austral.
  • Experiência na gestão de processos de mudança organizacional e na promoção da inovação institucional.
  • Experiência na capacitação de organizações comunitárias e na gestão de programas de pequenos subsídios.

Ambiente de Trabalho

  • Capacidade de viajar até 40% do tempo (nacional, regional e internacional).
  • Ambiente de escritório típico, com necessidade de estar sentado ou de pé por períodos prolongados. Capacidade para levantar até 9kg.

Candidatura:

Os interessados devem submeter as propostas em documentos separados ou únicos, em formato PDF, na plataforma de candidatura online. Documentos a apresentar:

  • Carta de manifestação de interesse;
  • Carta de condução;
  • Curriculum Vitae (Incluir 3 referências profissionais) e, se possível, certificados de trabalho.
Candidatar-se no site da empresa

DATA LIMITE DE CANDIDATURA: até dia 22 de Julho de 2025 as 17:59H.

Nota: apenas candidatos pré-selecionados serão contactados

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