O Standard Bank está a recrutar um (1) Analista de Gestão de Serviços de Tecnologia de Informação para Maputo.
Objectivo do cargo:
Como parte da equipa de Gestão de Serviços Tecnológicos, o Analista é responsável por garantir a eficiência operacional, a estabilidade dos sistemas, a satisfação do Cliente e a entrega de serviços de TI com qualidade, actuando como elo entre tecnologia e negócio. Apoia-se em frameworks como ITIL, Scaled Agile Framework (SAFe), Site Reliability Engineering (SRE) e DevOps para desenhar, aplicar e melhorar continuamente os processos de gestão de serviços, alinhando-os às necessidades estratégicas da organização e dos Clientes.
Responsabilidades:
- Melhorar a estabilidade dos serviços, assegurando disponibilidade, resiliência e continuidade, por meio da gestão eficaz de operações, incidentes, problemas, mudanças e releases.
- Elevar a experiência do Cliente com serviços informáticos, garantindo qualidade, confiabilidade e comunicação transparente com todas as partes interessadas.
- Aumentar a eficiência operacional, promovendo a melhoria contínua e a automatização de processos, alinhados às melhores práticas de ITIL, SAFe, SRE e DevOps.
Áreas de Actuação:
- Gestão de Serviços e Operações: Monitorar desempenho, gerir KPIs/SLAs, elaborar relatórios e promover eficiência operacional.
- Incidentes e Problemas: Liderar resolução de incidentes críticos, actuar como comunicador/escriba e assegurar colaboração via ITIL.
- Mudanças e Releases: Avaliar, planear e implementar mudanças e releases de forma segura, aplicando governança e minimizando riscos.
- Configuração, Pedidos e Acessos: Gerir activos/configurações de TI, controlar pedidos e acessos e garantir segurança e conformidade.
- Continuidade de Serviços: Coordenar testes de recuperação e continuidade, assegurando resiliência dos serviços.
- Melhoria Contínua: Identificar e implementar melhorias com equipas multidisciplinares, aplicando práticas de Continual Service Improvement (CSI) do ITIL e automação de processos.
- Stakeholders e Comunicação: Actuar como ponte entre negócio e tecnologia, recolher feedback, alinhar objectivos e promover formações.
- Governança e Auditoria: Elaborar relatórios, apoiar auditorias, aplicar acções correctivas e assegurar conformidade com políticas e processos.
- Apoiar na Adopção e Implementação de Boas Practicas de Gestão de Serviços (ITIL) para melhorar a eficiência operacional e ambiente de controlo, como Gestao de Catálogo de Serviços, de Disponibilidade, de Capacidade, de Conhecimento, de Eventos entre outros;
Habilidades e competências especiais:
- Arquitetura de Sistemas: Domínio técnico em arquitetura de sistemas e identificação rápida de causas de incidentes.
- Continuidade e Resiliência: Planeamento e garantia da continuidade de negócio e recuperação de desastres.
- Melhoria de Processos: Otimização de processos e condução de iniciativas de mudança.
- Liderança Colaborativa: Liderança colaborativa de equipas multidisciplinares.
- Análise de Dados: Análise, interpretação e apresentação de dados com rigor.
- Documentação Técnica: Produção de documentação técnica clara e precisa.
- Comunicação e Relacionamento: Comunicação eficaz, adaptabilidade e construção de relações positivas.
- Governança e Conformidade: Aplicação de governança e conformidade em gestão de mudanças.
- Execução Estratégica: Execução estratégica com foco em resultados e prontidão operacional.
Requisitos:
- Licenciatura em Tecnologias da Informação, Engenharia, Ciências da Computação ou áreas afins;
- Certificação ITIL 4 Foundation (obrigatória) ou intermédia, e em metodologias ágeis (ex.: SAFe) – preferencial;
- 3 a 4 anos de experiência em funções de apoio informático, infra-estrutura, administração, arquitectura, análise e desenvolvimento de sistemas informáticos aplicados ao sector bancário;
- Experiência em análise de dados com recurso a ferramentas tecnológicas (ex.: Power BI, Python) e elaboração de relatórios sobre desempenho de serviços tecnológicos e governação;
- Conhecimentos sólidos e experiência comprovada em gestão de serviços tecnológicos, nomeadamente: gestão de mudanças, incidentes, problemas, crises (incidentes maiores), níveis de serviço, gestão de configuração, pedidos e acessos, compreendendo a integração destes processos para suportar os objectivos do negócio;
- Capacidade e experiência em coordenação e gestão de equipas multidisciplinares;
- Fluência em Português e Inglês, falado e escrito.
Candidatura:
Candidatar-se no site da empresaDATA LIMITE DE CANDIDATURA: até ao dia 26 de Setembro de 2025.
Nota: apenas os candidatos pré-seleccionados serão contactados
Encorajamos candidaturas de mulheres e de pessoas com necessidades especiais.
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