A Standand Bank está a recrutar um (1) Engenheiro de Suporte de Aplicações de Tecnologia de Informação para Maputo.
Responsabilidades:
Como Engenheiro de Suporte de Aplicações, será responsável por garantir a disponibilidade, a estabilidade e o desempenho de aplicações bancárias críticas. Esta função segue as normas ITIL (Information Technology Infrastructure Library) para gerir incidentes, problemas e pedidos de serviço de forma eficiente. O analista trabalha em estreita colaboração com as equipas de TI, os utilizadores empresariais e os fornecedores para fornecer um apoio de elevada qualidade e uma melhoria contínua das aplicações bancárias.
Gestão de incidentes
- Minimizar o tempo de inactividade e restabelecer as operações normais o mais rapidamente possível;
- Assegurar a comunicação atempada com as partes interessadas durante os incidentes;
- Identificar as causas raiz para evitar a recorrência de problemas críticos;
- Manter os níveis de serviço, cumprindo os SLA (de acordo do nível de serviço) definidos;
- Apresentar recomendações a terceiro nível e à equipa de arquitetura da solução para melhorar o desempenho e a eficiência da aplicação;
- Assegurar que a aplicação seja submetida a uma manutenção aperfeiçoadora, preventiva, adaptativa, de emergência e correctiva.
Gestão de problemas
- Identificar e eliminar as causas principais de incidentes críticos e recorrentes;
- Reduzir o impacto e a frequência das falhas do sistema;
- Melhorar a estabilidade e o desempenho das aplicações a longo prazo;
- Melhorar a monitorização proactiva e a automatização para detectar potenciais problemas;
- Assegurar a conformidade com as políticas regulamentares e de segurança, resolvendo as vulnerabilidades.
Habilidades:
- Forte capacidade de comunicação e de resolução de problemas;
- Disponibilidade para aprender e adaptar-se a ambientes de aplicações bancárias;
- Monitorar e registar incidentes em ferramentas ITSM (por exemplo, ServiceNow, Jira);
- Experiência na resolução de problemas básicos e resolver problemas comuns dos utilizadores;
- Experiência em encaminhamento de incidentes complexos para membros intermédios ou superiores da equipa;
- Ampla experiência em ajudar nas verificações de saúde do sistema e nas actividades de manutenção programadas;
- Experiência comprovada em documentar as resoluções e criar artigos de base de conhecimentos;
- Resolução de problemas de aplicações de nível 2;
- Efetuar a análise da causa principal (RCA) e recomendar correcções permanentes;
- Trabalhar com os programadores e as equipas de infra-estruturas na resolução de problemas;
- Criar e manter documentação sobre a resolução de problemas e procedimentos padrão;
- Experiência em micro-serviços;
- Automatização de testes;
- Arquitetura de aplicações distribuídas.
Requisitos:
- Licenciatura em Tecnologias de Informação (TI), Ciências Informáticas ou áreas afins;
- Conhecimentos de bases de dados e ferramentas de monitorização de sistemas de base de dados;
- 2-4 anos de experiência em suporte de aplicações, de preferência no sector bancário;
- Experiência com ferramentas de monitorização do desempenho (Dynatrace, Splunk, AppDynamics, Grafana);
- Experiência prática com automação e criação de Scripts (Python, Shell);
- Excelentes competências de gestão e comunicação com as partes interessadas;
- Conhecimentos de middleware e ferramentas de monitorização da Middleware;
- Conhecimento de APIs, integrações e plataformas de nuvem;
- Gerir incidentes de elevada prioridade e efetuar investigações aprofundadas;
- Liderar a gestão de problemas, garantindo a implementação de correcções apresentadas no RCAe de longo prazo;
- Optimizar o desempenho das aplicações e recomendar melhorias na infraestrutura;
- Orientar os membros mais jovens da equipa e fornecer orientações técnicas;
- Assegurar a conformidade com as normas de segurança (PCI DSS, GDPR, ISO 27001);
- Participar em auditorias informáticas e fornecer a documentação necessária;
- Preferencialmente, certificação ITIL Foundation;
- Capacidade de trabalhar num ambiente de ritmo acelerado e cumprindo com SLAs;
- Fluente em Português e Inglês (falado e escrito).
Candidatura:
Candidatar-se no site da empresaDATA LIMITE DE CANDIDATURA: até o dia 14 de Outubro de 2025.
Notas: apenas os candidatos pré-seleccionados serão contactados.
Encorajamos candidaturas de mulheres e de pessoas com necessidades especiais.
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