O Ipas Moçambique está a recrutar um (1) Coordenador/a de Procurement e Logística para Maputo.
CONTEXTO
O Ipas Moçambique é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, a operar em Moçambique desde 2017, com sede em Maputo e escritórios provinciais em Nampula, Zambézia, Niassa e Cabo Delgado, onde desenvolve em parceria com o Ministério da Saúde actividades que visam expandir o acesso aos serviços de saúde sexual e reprodutiva, aborto Seguro e VBG através da melhoria do ambiente de acesso aos serviços, fortalecimento dos sistemas de saúde, gerar e disseminar novos conhecimentos e fortalecimento das redes de apoio social para as mulheres e raparigas em idade reprodutiva.
OBJECTIVO DA POSIÇÃO
No âmbito da implementação de suas actividades, o Ipas pretende recrutar imediatamente, um/a Coordenador/a de Procurement e Logística, baseado/a em Maputo, que será responsável por gerenciar e optimizar o fluxo de bens, serviços e informações, desde a origem até o consumo final, com o objetivo de assegurar distribuição eficiente, bem como, pela aquisição de bens e serviços, desde a pesquisa de fornecedores até a gestão de contratos e custos que incluem o desenho de estratégias de compras, análise do mercado, negociação com fornecedores, garantindo a qualidade e custo-benefício, mitigar os riscos associados à cadeia de suprimentos. Irá igualmente fornecer apoio técnico ao setor de Administração, com enfoque nas áreas de gestão e controlo da frota.
DEVERES E RESPONSABILIDADES
Baseado(a) nos escritórios do Ipas Moçambique em Maputo, sob supervisão do Director Adjunto de Operações, o(a) Coordenador/a de Procurement e Logístico, irá desenvolver as seguintes actividades de suporte organizacional:
Logística:
- Gerenciar todo o processo de compra e preparação dos produtos, desde o recebimento da solicitação até a sua expedição.
- Coordenar e integrar as relações com os fornecedores e outros parceiros para garantir a eficiência de toda a cadeia de distribuição.
- Elaborar e analisar custos, definir indicadores de desempenho e identificar áreas de melhoria para tornar as operações mais eficientes e rentáveis.
- Gestão de inventários e armazenamento de equipamentos e materiais;
Procurement
- Elaborar e manter atualizado o Plano de Aquisições da organização.
- Apoiar as equipas de programas e outros departamentos na definição das suas necessidades de aquisição e na gestão da cadeia de abastecimento.
- Participar nas sessões de avaliação de propostas e preparar relatórios.
- Monitorar o desempenho dos fornecedores e contratos.
- Organizar e manter arquivos físicos e eletrónicos dos processos de aquisição.
- Identificar e pré-qualificar fornecedores, negociar preços e condições, e estabelecer relações de longo prazo.
- Gerir todo o ciclo de compras, desde a requisição até à entrega final, para bens, e serviços, bem como apoiar na elaboração de termos de referência e especificações técnicas.
- Preparar documentos de licitação, cartas-convite, relatórios de avaliação e contratos.
- Acompanhar o desempenho dos fornecedores, preparar relatórios de compras e analisar os custos de aquisição.
Reforço de Sistemas e Conformidade
- Implementar e aprimorar continuamente os POPs (Procedimentos Operacionais Padrão), ferramentas e modelos de procurement e logística.
- Assegurar que todos os processos de procurement seguem as políticas e regulamentos da organização e dos doadores e que tenham a documentação completa e organizada e que estejam em conformidade com os princípios de transparência, economia e eficiência.
- Apoiar auditorias internas e externas, fornecendo registos precisos e implementando ações corretivas.
- Realizar avaliações de risco e implementar medidas de mitigação para fortalecer os sistemas da cadeia de abastecimento.
- Reforçar as capacidades da equipa através de formações e mentorias sobre procedimentos de procurement e logística.
Coordenação e Comunicação
- Colaborar com as equipas de programa, finanças e administração para garantir o alinhamento dos planos de procurement e logística com as atividades do programa.
- Fornecer relatórios e atualizações regulares à gestão sobre o estado do procurement, desempenho logístico e potenciais riscos (Procurement tracker).
- Representar a organização em fóruns de coordenação de procurement e logística, grupos de trabalho e junto de partes interessadas externas, sempre que solicitado pelo gestor de linha.
- Manter uma comunicação eficaz com fornecedores, prestadores de serviços, entidades governamentais e parceiros.
- Realizar outras tarefas que lhe forem atribuídas pelo Director Adjunto de Operações .
Planeamento e Gestão Operacional da Frota
Fornecer apoio técnico ao setor de Administração na implementação e supervisão dos processos de gestão da frota, incluindo as seguintes atividades:
- Elaborar e implementar o plano de gestão da frota (manutenção preventiva, seguros, licenças e inspeções).
- Supervisionar a utilização de todas as viaturas e motorizadas, assegurando o uso eficiente, seguro e de acordo com os fins institucionais.
- Gerir o sistema de reserva e atribuição de viaturas conforme as necessidades operacionais e prioridades programáticas.
- Monitorar o consumo de combustível e quilometragem, assegurando o controlo rigoroso e a prevenção de desvios.
- Garantir que todos os veículos estejam equipados com kits de emergência, documentação e dispositivos de segurança obrigatórios.
COMPETÊNCIAS E EXPERIÊNCIA REQUERIDA
- Licenciatura em Gestão, Administração, Direito ou áreas afins.
- Mínimo de 5 anos de experiência em procurement, em projetos financiados por doadores internacionais.
- Conhecimento dos regulamentos de aquisições, especialmente de doadores.
- Proficiência em Microsoft Office, Excel avançado e sistemas de gestão de procurement.
- Fluência em Português e Inglês;
- Habilidades fortes de comunicação, clara e eficaz;
- Grande capacidade de trabalhar de forma independente, tomar iniciativa, definir prioridades e levar os projectos até a conclusão;
- Forte capacidade de criar modelos de analise que auxiliem na tomada de decisões de gestão;
- Sólidos conhecimentos do Mercado de compras a nivél Nacional;
- Boa capacidade de negociação e orientado para resultados.
CANDIDATURA:
Os interessados devem submeter as propostas em documentos separados ou únicos, em formato PDF na plataforma de candidatura online.
Carta de manifestação de interesse; Curriculum Vitae (Incluir 3 referências profissionais); Certificados de Trabalho.
Candidatar-se no site da empresaDATA LIMITE DE CANDIDATURA: até o dia 31 de Outubro de 2025
Nota: O Ipas está fortemente empenhado em proporcionar um ambiente de trabalho livre de todas as formas de assédio, discriminação e desigualdade. Recrutamos, empregamos, treinamos, promovemos e compensamos o nosso pessoal independentemente de raça, idade, sexo, religião, origem nacional, cor, credo, ancestralidade, cidadania, estado civil, estatuto de veterano, serviço militar, deficiência, informação genética, identidade de género, expressão de género, estado transgénero, orientação sexual, ou qualquer outra característica pessoal protegida por lei ou delineada pela política de Ipas.