A Contact está a recrutar para o seu cliente, uma prestigiada empresa que actua na área da energia, um (1) Gestor do Plano de Desenvolvimento Social para Maputo.
Responsabilidades:
Será responsável pela supervisão da implementação dos programas de desenvolvimento social no âmbito do plano de desenvolvimento social (PDS) do projecto (orientado para o desenvolvimento comunitário, capacitação, actividades geradoras de rendimento, etc.); auxiliar na atualização do documento do plano de desenvolvimento social do projeto, desenvolver os seus planos de execução e apresentá-los às partes interessadas internas; desenvolver e supervisionar a estrutura de governação, incluindo as funções e responsabilidades, o orçamento e a coordenação entre as partes interessadas; elaborar e melhorar os termos de referência (TdR) para as atividades do programa; supervisionar o estudo sobre a estratégia de conteúdo local e o plano de gestão, garantindo o seu alinhamento com as atividades do plano de desenvolvimento social e integrando os seus resultados no projeto para atingir os objetivos estratégicos e socio-econômicos; elaborar um plano de pessoal ou contratar terceiros para executar as atividades orçamentadas e delinear a implementação detalhada dos próximos passos com base nas decisões do comité de direção; gerir a supervisão diária, a monitorização e a execução financeira das atividades do plano de desenvolvimento social; coordenar com os operadores externos (por exemplo, ONG, instituições públicas, empresas privadas) a implementação do projeto, incluindo concursos e contratos; monitorizar os cronogramas de execução, orçamentos e indicadores de desempenho, garantindo a entrega de elevada qualidade; elaborar um plano de envolvimento das partes interessadas (PEPI) específico para as atividades do programa de desenvolvimento sustentável (PDS), preparar processos de validação interna e iniciar a sua implementação; estabelecer e manter relações positivas com as partes interessadas locais, regionais e nacionais, incluindo comunidades, ONG e operadores de desenvolvimento local (esta tarefa será coordenada ou integrada no plano de trabalho da equipa de envolvimento das partes interessadas do projecto); actuar como elo de comunicação entre a equipa do projeto e as organizações externas em relação aos assuntos do PDS; apoiar o envolvimento da comunidade e organizar formação para as comunidades sobre componentes do programa, como a manutenção da água e os comités sociais; defender a criação de iniciativas sustentáveis, lideradas pela comunidade e alinhadas com os objetivos do PDS; elaborar relatórios de progresso e previsões orçamentais para o comité de direção do projeto; documentar as lições aprendidas para orientar projetos futuros e o potencial de expansão ou replicação do programa; implementar orientações e processos anticorrupção rigorosos, acompanhados de uma monitorização regular da governação, conformidade e ética, bem como da incorporação das lições aprendidas; coordenar a logística de campo em estreita cooperação com o oficial de logística do projeto, incluindo o transporte, os escritórios de campo, os materiais de comunicação e o equipamento de segurança; estabelecer um sistema de governação financeira rigoroso e transparente para evitar o uso indevido dos fundos; supervisionar a execução financeira de um orçamento faseado para o SDP e submeter pedidos de financiamento adicionais ao comité de direção, conforme necessário e adequado.
Requisitos:
- Mestrado ou doutoramento em Desenvolvimento Social, Administração Pública, Gestão de Projetos ou área afim;
- Mínimo de 10 anos de experiência em gestão de projetos, preferencialmente em desenvolvimento social ou investimentos comunitários, com experiência prática significativa na implementação de projetos de desenvolvimento local;
- Experiência na gestão de parcerias com entidades governamentais, ONG e empresas privadas através de processos de concurso competitivos;
- Sólidos conhecimentos de estruturas de governação e estratégias de engagement de stakeholders;
- Conhecimento profundo dos intervenientes, instituições e desafios de desenvolvimento local em Moçambique;
- Competências excepcionais de organização e liderança de equipas, com experiência na gestão de equipas multidisciplinares;
- Fluência em inglês e português (escrito e falado);
- Disponibilidade para trabalhar em locais remotos e interagir diretamente com as comunidades locais;
- Disponibilidade para deslocações frequentes à província de Tete, onde se localiza o projecto;
- Disponibilidade para um Contrato a Prazo Certo, com duração de 06 (seis) meses.
Candidatura:
Candidatar-se no site da empresaDATA LIMITE DE CANDIDATURA: até dia 14 de Novembro de 2025











