Ipas Moçambique pretende recrutar imediatamente, um(a) Oficial de Pesquisa, Monitoria e Avaliação, para Nampula.
Ipas Moçambique é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, a operar em Moçambique desde 2017, com sede em Maputo e escritórios provinciais em Nampula, Zambézia e Niassa, onde desenvolve em parceria com o Ministério da Saúde actividades que visam expandir o acesso aos serviços de saúde sexual e reprodutiva, aborto Seguro e VGB através da melhoria do ambiente de acesso aos serviços, fortalecimento dos sistemas de saúde, gerar e disseminar novos conhecimentos e fortalecimento das redes de apoio social para as mulheres e raparigas em idade reprodutiva.
Objectivo da posição
Oficial de Pesquisa, Monitoria e Avaliação é responsável pela coordenação e acompanhamento de todas as actividades e eventos de monitoria e avaliação (M&A) realizados na sua província designada. Esta posição fornece apoio técnico aos colaboradores que implementam actividades e supervisiona o sistema global de gestão de dados do escritório da província de Nampula, coordenando a recolha, entrada, limpeza e análise de dados. Oficial de Pesquisa, Monitoria e Avaliação faz visitas regulares ao terreno e está em constante comunicação com os prestadores de serviços para oferecer suporte aos dados necessários. Esta posição supervisiona as actividades de investigação, analisa dados, monitoriza relatórios de progresso e verifica a exatidão e tendências dos dados.
Deveres e responsabilidades
- Fornece liderança técnica na área de monitoria e avaliação ao nível da província e resolução de problemas inovadores para projectos e actividades atribuídas;
- Garante o cumprimento dos padrões de gestão de sistemas de informação de qualidade do Ipas, em projectos ou áreas atribuídas desenhando instrumentos de recolha de dados e documentação de abordagens e estratégias;
- Garante revisões regulares de projetos e actividades atribuídas, através da analise do desempenho dos indicadores dos projectos e monitoria das actividades realizadas
- Partilha dados e envolve-se na resolução de problemas para áreas de trabalho atribuídas
- Garante o cumprimento das normas de qualidade relevantes (geralmente a nível de actividade)
- Auxilia a àrea de programas no monitoria dos planos de trabalho com parceiros locais particularmente na sua contribuição para melhoria de indicadores de contracepção, Aborto Seguro e VGB;
- Manter e atualizar dados relacionados com o M&A e outras actividades do programa nos sistemas de gestão de dados apropriados;
- Capacita as principais partes interessadas para monitorar e fazer cumprir o plano de Monitoria e avaliação do Ipas;
- Presta apoio na elaboração do plano e relatório de actividades, facilitando reuniões, e garantir de que as actividades são realizadas dentro de período estabelecido;
- Responde aos pedidos do pessoal da província para quaisquer dados referentes á PM&A
- Garante que os dados são recolhidos, analisados e incorporados nas plataformas estabelecidas como o terra, mensalmente;
- Faz revisões e limpeza dados mensais para garantir a exatidão e a completude dos dados antes e depois de as entradas serem feitas no Terra;
- Coordena com membros da equipa na província, para validar resultados em relatórios;
- Contribui para a análise de dados para informar a estratégia de projeto para iniciativas em locais de intervenção do Ipas;
- Garante que as ferramentas disponíveis são utilizadas para cada actividade especifica;
- Facilita a geração de dados para a elaboração de relatórios sobre as actividades realizadas pelo IPAS e/ou parceiros de implementação;
- Apoia a realização das diferentes pesquisas ao nível da província;
- Apoiar na documentação de histórias de sucesso;
- Desempenha outras funções conforme atribuído.
Apoio ao parceiros de projectos
- Contribui com a equipe provincial e nacional para a elaboração de relatórios dos doadores e para os documentos virados para o exterior;
- Contribui para elaboração da proposta de conteúdo em áreas técnicas relevantes;
- Capacitar parceiros no uso de instrumentos e sistema de monitoria e avaliação do Ipas;
- Contribui para fortalecimento da area de monitoria e avaliação de organizações parceiras.
Clientes Internos & Externos / Fornecedores, bem como Terceiros
- Colabora com todo o pessoal da província em referência a questões de recolha e analise de dados;
- Trabalha com assessores de PM&A em referência à gestão de dados;
- Colabora com o pessoal interno e parceiros em referência ao apoio técnico do PM&A, questões de dados e reuniões colaborativas;
- Trabalha com pessoal que recolhe o dados em referência, na verificação e limpeza de dados;
- Colabora com Associados e Assessores de Sistemas de Saúde em referência a horários de formação, períodos de formação, desafios no local das actividades.
Requisitos de posição
- Conhecimento de trabalho da suite microsoft Office, habilidades excepcionais de excel;
- Experiência utilizando software estatístico, de preferência Stata;
- Capacidade comprovada de liderar e motivar equipas e criar um ambiente de trabalho positivo, incluindo através de supervisão solidária, comunicação forte, abordagens de liderança não hierárquicas e modelação dos valores fundamentais do IPAS;
- Capacidade comprovada de construir relações de trabalho positivas com diversas equipas internas e parceiros externos;
- Capacidade demonstrada na boa gestão dos fundos, incluindo fortes competências no planeamento do trabalho, orçamentação, monitoria financeira e resolução de problemas orientados para os dados;
- Um profundo compromisso com a saúde e direitos sexuais e reprodutivos, especialmente o aborto seguro e o acesso à contracepção;
- Fluência a nível profissional (fala, leitura e escrita) de português e inglês.
Educação
- Licenciatura em estatística, demografia, saúde pública ou outro domínio relevante.
Experiência
- 3 anos de experiência relacionada;
- 3 ou mais anos de experiência coordenando actividades de investigação;
- 3ou mais anos de experiência na recolha, validação, análise e gestão de dado.
Qualificações Preferenciais
- Conhecimentos de trabalho ou experiência em tecnologia, gestão da informação, design e desenvolvimento de bases de dados, análise de dados ou estatísticas;
- Conhecimento de sistemas de gestão de dados (ex. CSPro, Acesso);
- Conhecimento de software de análise estatística (ex. SAS, SPSS, Stata);
- Proficiência com ferramentas do Microsoft Office, particularmente conhecimentos avançados do Excel;
- 3-4 anos de experiência.
Ambiente de trabalho
- Capacidade de viajar até 40% a nível distrital (com viagens ocasionais nacionais, se aplicável).
Candidatura
Os candidatos interessados devem apresentar as propostas em documentos separados ou únicos, em formato PDF, para o endereço de e-mail [email protected] com cópia para [email protected], devem indicar o assunto do e-mail “Ipas Candidatura – Oficial de Pesquisa, Monitoria e Avaliação ”.
Documentos a apresentar: Carta de manifestação de interesse; Carta de condução; Curriculum Vitae (Incluir 3 referências profissionais) e, se possível, certificados de trabalho.
Data limite de candidatura: até o dia 13 de Janeiro de 2023 as 17:00.
Apenas candidatos pré-selecionados serão contactados.
NOTA: Apenas candidatos pré-selecionados serão contactados.
O IPAS está fortemente empenhado em proporcionar um ambiente de trabalho livre de todas as formas de assédio, discriminação e desigualdade. Recrutamos, empregamos, treinamos, promovemos e compensamos o nosso pessoal independentemente de raça, idade, sexo, religião, origem nacional, cor, credo, ancestralidade, cidadania, estado civil, estatuto de veterano, serviço militar, deficiência, informação genética, identidade de género, expressão de género, estado transgénero, orientação sexual, ou qualquer outra característica pessoal protegida por lei ou delineada pela política de Ipas.