Vaga de emprego para Gestor financeiro

O Ipas Moçambique pretende recrutar e contratar imediatamente, um (1) Gestor financeiro para Maputo.

O Gestor(a) financeiro(a) é responsável pela gestão fiscal, relatórios financeiros e apoio estratégico do Ipas Moçambique. O Gestor(a) financeiro(a) é também responsável pela gestão de fundos através de um orçamento preciso, registo de despesas, relatórios oportunos aos doadores, revisão e processamento de pagamentos, e arquivo seguro para processamento de dinheiro e contas a pagar, bem como implementação expedita dos programas do Ipas. Esta função inclui a gestão da auditoria e supervisão do pessoal ligado a área de contabilidade e finanças. O ocupante desta posição irá colaborar com pessoal das áreas de finanças, recursos humanos, operações e outras unidades de programas do Ipas Global, para as questões relacionadas com contabilidade, reporte, auditoria e conformidade. O Gestor(a) financeiro(a) é responsável por registos de dados financeiros precisos, bem como pela formação do sistema financeiro do pessoal moçambicano. O Gestor(a) financeiro(a) é membro da Equipa de Liderança Sénior.

Resumo das Responsabilidades

Liderança organizacional e estratégia:

  • O(A) Gestor(a) financeiro(a) do Ipas Moçambique, actua com outros membros da Equipa de Gestão Sénior, oferecendo aconselhamento estratégico de gestão financeira e conhecimentos técnicos necessários para as suaves operações do programa do IPAS Moçambique.
  • Lidera o desenvolvimento da estratégia do seu departamento, alinhada com o plano estratégico nacional.
  • Fornece supervisão e apoio ao pessoal do seu departamento.
  • É responsável pelos resultados e desempenho do seu departamento

Gestão Financeira e De Risco:

  • Lidera no desenvolvimento, actualização e divulgação de políticas, procedimentos e normas financeiras do Ipas Moçambique.
  • Lidera revisões regulares e de alto nível da situação financeira e dos gastos em todo o país, identificando oportunidades para aumentar a eficiência de custos e principais esforços para resolver problemas.
  • Lidera no planeamento de mitigação de riscos para o escritório do país juntamente com o Gestor de Operações; Assegura-se que os sistemas de controlo interno/de atenuação do risco estão no lugar e funcionam.
  • Junto da equipa de gestão sénior, lidera e assegura o cumprimento, a nível nacional, das políticas, procedimentos e normas do IPAS (por exemplo, Normas Mínimas) bem como dos requisitos contratuais dos doadores

Conteúdo programático, técnico ou funcional do trabalho:

  • Presta supervisão e orientação técnica e conhecimentos especializados em todas as áreas funcionais do departamento (contabilidade, gestão orçamental, gestão de contratos, etc.)
  • Lidera no desenvolvimento e implementação de planos de trabalho e orçamentos relevantes, para o departamento.
  • Finaliza ou revê todos os relatórios e resultados do seu departamento (por exemplo, relatórios financeiros mensais, relatórios de inventário), em tempo útil.
  • Lidera a coordenação das auditorias locais; revisões e simplifica relatórios de auditoria para submissão ao escritório Sede do Ipas.
  • Garante a colaboração com outros departamentos e unidades do Ipas Moçambique.
  • Garante a colaboração e partilha de informação com outros escritórios de rede Ipas, em particular a Sede do Ipas (Carolina do Norte) para garantir a implementação bem-sucedida dos sistemas ERP (Enterprise Resources Planning).
  • Garante as revisões e actualizacoes regulares da política e os procedimentos financeiros para garantir que existem controlos financeiros eficazes e habilitados e estão em sintonia com os procedimentos financeiros e com as melhores práticas globais do IPAS’
  • Garante que existem controlos internos fortes e eficazes para garantir que os ativos do IPAS sejam protegidos de perdas financeiras.

Mobilização de recursos:

  • Contribui para o desenvolvimento e liderança da estratégia de mobilização de recursos.
  • Revê e aprova dados financeiros com foco no cumprimento fiscal do país, doadores e/ou outras partes interessadas.
  • Contribui para a concepção e desenvolvimento de projectos e propostas em áreas relevantes, tais como orçamentação, controlos internos, conformidade contratual e gestão de financiamento.
  • Aprova propostas de orçamentos, antes da submissão.

Comunicações e representação:

  • Representa Ipas em encontros com partes interessadas externos, principalmente fornecedores, empreiteiros e parceiros.
  • Revê e partilha resultados e lições aprendidas, dentro da rede Ipas
  • Lidera na protecção da reputação do IPAS nas áreas do departamento (por exemplo, boa gestão do financiamento)
  • Lidera a comunicação externa, por exemplo com doadores, com foco no seu departamento (em áreas de finanças, conformidade)
  • Constrói e mantém fortes relações externas e parcerias em áreas relevantes (Finanças, Auditoria, Aquisições, Logística)

Requisitos de posição

  • Um profundo compromisso com a saúde e direitos sexuais e reprodutivos, especialmente o aborto seguro e o acesso à contrapceção
  • Capacidade comprovada de liderar e motivar equipas e criar um ambiente de trabalho positivo, incluindo através da supervisão solidária, abordagens de liderança não hierárquicas e modelação dos valores fundamentais do IPAS.
  • Capacidade demonstrada e empenho na boa gestão dos fundos, incluindo fortes competências no planeamento do trabalho, orçamentação, monitorização financeira e resolução de problemas orientados para os dados.
  • Capacidade comprovada de construir relações de trabalho positivas com diversas equipas internas e parceiros externos.
  • Fortes competências informáticas com conhecimento de software de contabilidade, software de base de dados e MS Office.
  • Comunicação eficaz, apresentação e habilidades analíticas.
  • Fluência a nível profissional em inglês (fala, leitura e escrita)

Educação

  • Finanças ou Economia Empresarial. Diploma de Mestrado constitui vantagem.

Experiência

  • Oito (8) anos de experiência relevante em gestão financeira com uma ONG internacional (Organização Não Governamental) ou uma organização internacional que fornece gestão financeira de projectos, controlos internos, contabilidade, folha de pagamento e auditorias, bem como sistema de contabilidade de base de exercício, pipeline e validação de despesas, e reembolso aos prestadores de serviços.
  • Experiência de supervisão prévia necessária.
  • Conhecimento sólido dos princípios contabilísticos, das técnicas e das leis fiscais locais.
  • Experiência demonstrada a trabalhar em ambientes onde o cumprimento de vários prazos é essencial.
  • Experiência na gestão de grandes subvenções, fundos e/ou orçamentos.
  • Experiência de trabalho em ambientes com diversidade cultural

Qualificações Preferenciais

  • Preferido contabilista-CPA, ACA ou ACCA (ou equivalente internacional).
  • É preferível a experiência com um sistema de planeamento de recursos empresariais (ERP).
  • Conhecimento de trabalho da Microsoft Office Suite, particularmente do Excel
  • Ambiente de trabalho
  • Disponibilidade para viajar até 10 – 15%

Candidatura

A candidatura deve ser feita através da apresentação de uma carta de motivação, acompanhada de CV, Certificados de Habilitações, três referências e, se possível, certificados de trabalho. A documentação deve ser enviada via email, para [email protected] indicando na barra do assunto, a posição a que se candidata.

Data limite de candidatura: até o dia 28 de Fevereiro de 2023.

Apenas candidatos pré-selecionados serão contactados.

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