A ADPP Moçambique (Associação de Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo) em Moçambique, pretende recrutar um Director Financeiro e de Operações, para Maputo.
Propósito da posição
- A ADPP esta à procura de um Director Financeiro, para um potencial projecto de 5 anos para “Implementação de Actividades Inovadoras para Atingir o Controlo de Epidemias em Moçambique no âmbito do Plano de Emergência do Presidente para o Alívio da SIDA (PEPFAR)”, a ser financiado pelo CDC. O objectivo do potencial projecto é melhorar a prestação de serviços de HIV, através da implementação de actividades que reduzem o estigma e a discriminação, melhoram os mecanismos de reparação das unidades sanitárias, optimizam os cuidados aos pacientes com HIV e tuberculose, e melhoram os direitos dos pacientes e o acesso a serviços de qualidade para as pessoas vivendo com HIV. Esta posição estará baseada na Cidade de Maputo com viagens frequentes às províncias de implementação do projecto.
- O Director Financeiro é o principal responsável financeiro do projecto. Ele/a vai assegurar que a gestão financeira contribua para uma implementação atempada e eficaz das actividades do projecto. Ele/a será responsável pelo desenvolvimento, implementação e supervisão de políticas, procedimentos e todas as actividades financeiras e administrativas com vista a garantir a sua conformidade com as políticas e procedimentos do Doador e da ADPP. O/a Director/a Financeiro e de Operações terá a responsabilidade de assegurar o uso eficiente dos recursos do projecto; preparar orçamentos consistentes; monitorar as despesas do projecto; os procedimentos de aquisição e de gestão de fundos, e produzir relatórios de qualidade para o Doador.
Tarefas e Responsabilidades
- Garantir a conformidade do projecto com as políticas e procedimentos financeiros e administrativos do CDC, da ADPP e das leis vigentes no país;
- Supervisionar e apoiar a equipe de administração e finanças para garantir que seja capaz de realizar com eficácia as suas tarefas financeiras, administrativas e operacionais do dia-a-dia;
- Fazer a supervisão de todas as operações financeiras da ADPP, incluindo pagamentos de bens e serviços e o pagamento atempado de salários da instituição;
- Estabelecer e gerir relações com os principais interessados, como bancos, fornecedores, parceiros e prestadores de serviços;
- Fornecer informações financeiras precisas e oportunas à equipe sénior para a tomada de decisões e aconselhá-los sobre qualquer necessidade de mudanças nos sistemas e processos administrativos e/ou financeiros;
- Liderar o processo de elaboração e disseminação de relatórios financeiros para a CDC e outras partes interessadas, incluindo relatórios de inventário de activos, desembolsos periódicos, relatórios de utilização de fundos, entre outros;
- Garantir que todos os documentos de suporte dos relatórios financeiros, reconciliações bancárias, diários bancários e de caixa, folhas de pagamento, planilhas de horas de trabalho e outros itens sejam devidamente analisados e aprovados de acordo com os procedimentos da ADPP e do Doador;
- Fornecer supervisão da gestão de tesouraria e prepara o orçamento de caixa mensal e gere os fluxos de caixa, assegurando que há dinheiro suficiente disponível. Assegurar que nenhuma folha de pagamento ou compras inadequadas são feitas a partir do pequeno numerário
- Criar e implementar ferramentas, políticas e procedimentos para maximizar o controlo interno de despesas de acordo com todas as regras e regulamentos organizacionais e do Doador;
- Colaborar activamente com as equipes de auditoria interna e externa e garantir que as recomendações relacionadas à gestão financeira e administrativa sejam abordadas dentro dos prazos prescritos;
- Capacitar e fornecer assistência técnica às equipas provinciais e sub parceiros na área de contabilidade, finanças e administração e garantir que as contas dos escritórios provinciais sejam revistas regularmente;
- Supervisionar todas as funções de apoio tais como Logística, Aquisições, Administração, Finanças, Recursos Humanos, entre outros;
- Garantir que os livros contabilísticos estejam sempre actualizados, bem conservados e prontamente disponíveis para consulta e auditoria, quando necessário.
Requisitos
- Licenciatura em Finanças, Administração de Empresas, Contabilidade ou outra área relevante. Nível de mestrado será uma vantagem;
- Experiência mínima de 5 anos em gestão administrativa e financeira de grandes empresas ou organizações (definida aqui como tendo um orçamento anual de $2 milhões ou mais), contratos complexos de saúde ou acordos que sirvam os países de baixo e médio rendimento;
- Experiência comprovada de 8 anos na gestão de finanças, operações e administração, preferencialmente em organizações com fundos do PEPFAR;
- Experiência e competências demonstradas no desenvolvimento e gestão de grandes orçamentos e familiaridade com os requisitos de relatórios financeiros e de conformidade da USG, tal como demonstrado pela experiência de trabalho em parceria com agências governamentais dos EUA ou certificações/formações concluídas em gestão financeira e de atribuição de subsídios e acordos da USG;
- Familiarização com as regras e regulamentos de gestão financeira do CDC constitui uma vantagem;
- Experiência na gestão e supervisão de equipas financeiras descentralizadas e estabelecimento de sistemas de gestão financeira e de operações nas províncias alvo do projecto;
- Experiência sólida em relatórios financeiros e de conformidade e gestão de auditoria;
- Disponibilidade para viajar dentro do país para fornecer apoio às equipas financeiras e administrativas do projecto.
- Proficiência em MS Office (especialmente Excel) e experiência na gestão de softwares de contabilidade e de gestão de escritório (Google, Excel, Word, etc.);
- Forte capacidade analítica e capacidade de gerir grandes orçamentos;
- Fortes habilidades de comunicação interpessoal e capacidade de trabalhar com equipas multidisciplinares e com pessoal chave das organizações parceiras;
- Excelentes habilidades de comunicação oral e escrita em português e inglês.
Candidatura
Os candidatos interessados deverão enviar os seus CV, acompanhados da carta de manifestação de interesse e cópias dos certificados, para o e-mail: [email protected] indicando no assunto do e-mail a posição para a qual se candidata.
Data limite de candidatura: até 12 de Março de 2023.