A Associação ELOS está a recrutar para o seu quadro de pessoal um(a) Director Técnico para Zambézia.
Propósito
- O Director Técnico é responsável pela supervisão de todo o programa, incluindo a garantia da qualidade técnica do projecto. Este cargo supervisiona o desenvolvimento e execução dos planos de acção, monitora a implementação dos planos de trabalho e apoia a coordenação com o governo local e outros parceiros-chaves. O Director Técnico deve ter experiência relacionada com a gestão e implementação de programas de saúde pública relevantes.
Responsabilidades
- Fornecer supervisão técnica, direcção estratégica e definição de actividades de projecto apropriadas em coordenação com o parceiro responsável pela assistência técnica;
- Estabelecer e implementar um sistema para assegurar a qualidade técnica das actividades do projecto, reforçando as capacidades locais para realizar avaliações de qualidade regulares;
- Desenvolver e/ou actualizar materiais de formação, auxiliar nos processos de recrutamento e selecção de pessoal, sistemas de supervisão necessários para a implementação do Projecto de modo a satisfazer as necessidades da USAID e do Governo de Moçambique;
- Fornecer mentoria e desenvolvimento de capacidades a nível individual e organizacional em áreas específicas de especialização;
- Liderar a formulação de abordagens inovadoras para reduzir a incidência do HIV e melhorar os resultados de saúde dos agregados familiares;
- Participar activamente em grupos de trabalho técnicos relevantes e fóruns profissionais representando a ELOS;
- Ele/a supervisiona o desenvolvimento e a execução do trabalho, monitora a implementação dos planos de trabalho e apoia a coordenação com o governo local e outros parceiros-chave;
- Ele/a reportará diretamente ao COP, apoiará o COP na direção técnica da implementação do projeto e garantirá que os resultados OVC sejam alcançados;
- Ele/a garantirá fortes vínculos com todos os outros componentes do projeto;
- Esta posição supervisiona e trabalha directamente com os Oficiais do Programa;
- Identificar as necessidades de formação dos oficiais de programas e ajudar na concepção e implementação de medidas para responder a essas necessidades;
- Trabalhar com o pessoal de Monitoria e Avaliação para conceber, e implementar um plano para rastrear dados/resultados relacionados a implementação do projecto;
- Colaborar com todos os intervenientes locais e parceiros de implementação, especialmente o Ministério da Saúde e outros parceiros de implementação americanos e internacionais, para assegurar que todas as actividades estejam em conformidade com os requisitos e regulamentos;
- Documentar historias de sucessos, lições aprendidas e desafios na implementação, bem como relatórios de actividades e resultados do projecto e do doador, incluindo relatórios de rotina trimestrais e anuais e outros requisitos de apresentação de relatórios, conforme solicitado;
- Manter excelentes relações com a USAID e os intervenientes no país e desenvolver respostas rápidas;
Qualificações requeridas
- Minimo licenciatura em saúde pública, serviço social, desenvolvimento infantil, educação ou arás afins;
- Pelo menos oito (8) anos de experiência em desenvolvimento, programas de saúde pública e HIV com foco em cuidados e apoio ao HIV/AIDS baseados na comunidade, proteção social sensível ao gênero e à criança, com gênero, crianças orfãos e vulneráveis, jovens, bébes expostos ao HIV e Raparigas, jovens e adolescentes em Moçambique;
- Habilidades comprovadas em planeamento estratégico, supervisão de equipes de campo, gerenciamento de programas, implementação, relatórios e monitoria e avaliação, preferencialmente para programas OVC financiados pelo PEPFAR;
- Experiência no trabalho e na supervisão de equipas de campo;
- Experiência na concepção e implementação de projectos de prevenção, cuidados e tratamento do HIV centrados na população-alvo;
- Familiaridade com o contexto institucional, político e programático de Moçambique para crianças órfãos e vulneráveis (OVC);
- Fluência em inglês e português.
Qualificações preferenciais
- Fortes capacidades de gestão, comunicação e capacidades interpessoais;
- Excelente conhecimento das abordagens e regulamentos da USAID; e
- Um excelente líder, comunicativo; com competências de trabalho em equipa e abordagem consultiva na tomada de decisões;
- Mestrado em saúde pública ou graduação constitui uma vantagem.
Candidatura
Os candidatos interessados devem apresentar uma carta de apresentação juntamente com um “Curriculum Vitae” detalhando a experiência relevante e as referências que podem ser enviadas para o seguinte email: [email protected] e indicar o assunto: “Director Técnico”.
Data limite de candidatura: até 03 de Dezembro de 2023.
N.B: Somente os candidatos selecionados para entrevista serão contactados.