A empresa AGRA pretende contratar um (1) Oficial de Monitoria e Avaliação Nacional para Maputo.
Referencia: M&A/PD/MOZ/04/2024
Sobre a organização:
A AGRA é uma instituição liderada por africanos que apoia activamente o processo de transformação agrícola inclusiva e sistemas alimentares sustentáveis.
Fazemo-lo capacitando os 33 milhões: de famílias de pequenos agricultores do continente a transformarem a sua agricultura de uma luta pela sobrevivência em negócios lucrativos. Os produtores agrícolas do continente enfrentam regularmente desafios e nós aspiramos a oferecer soluções exclusivamente africanas que respondam aos seus desafios agrícolas e ambientais, conduzindo a um aumento das colheitas para reduzir a fome e aumentar os rendimentos.
Objectivo do Cargo:
Oficial de Monitoria e Avaliação Nacional será responsável pela coordenação e gestão dos resultados do país, monitoria do progresso e actividades de gestão do conhecimento, em conformidade com o Plano dm Investimento Nacional da AGRA Moçambique e o quadro geral de resultados da AGRA.
Coordenará todas as actividades de M&A no país, incluindo a síntese e a comunicação dos dados relativos ao contexto nacional; o apoio à concessão de subvenções através de cartas nacionais; a síntese, o apoio e a validação dos dados dos beneficiários; e a formação e o apoio ao AMIS dos beneficiários.
O Oficial Nacional de M&A responderá perante o Director Nacional, com um relatório de matriz para o Oficial Regional de M&A e com relações de trabalho estreitas com a equipa nacional do programa.
Responsabilidades:
- Coordenar todas as actividades de M&A no país em estreita ligação com as equipas centrais e regionais de M&A;
- Apoiar os processos de atribuição de subvenções nacionais com o desenvolvimento de quadros de resultados, indicadores-chave de desempenho, marcos e objectivos através das normas nacionais e do comité de subvenções;
- Apoiar o alinhamento dos investimentos dos beneficiários nacionais com o quadro de resultados nacionais e a teoria geral da mudança da AGRA;
- Programar e realizar acções de formação para os funcionários nacionais e os beneficiários das subvenções sobre a utilização do SIPA, com apoio contínuo e programado aos utilizadores;
- Rever e aprovar relatórios no sistema SIPA, incluindo a resolução atempada de problemas de qualidade dos dados/relatórios dos beneficiários das subvenções no sistema SIPA;
- Compilar, analisar e divulgar o desempenho dos programas nacionais todos os trimestres, ou conforme prescrito, incluindo análises contextuais pormenorizadas;
- Apoiar a coordenação da avaliação, dos estudos especiais e das linhas de base no país, conforme previsto, em ligação com as equipas centrais e regionais de M&A;
- Construir e gerir relações externas e manter-se a par dos principais desenvolvimentos nas instituições parceiras;
- Apoiar a partilha de conhecimentos (revisões e reuniões de reflexão) no país, envolvendo as unidades, oferecendo a formação necessária e facilitando o intercâmbio de informações com os beneficiários e internos;
- Apoiar a partilha de conhecimentos (revisões e reuniões de reflexão) no país, envolvendo as unidades, oferecendo a formação necessária e facilitando o intercâmbio de informações com os beneficiários e internos;
- Apoiar a recolha de dados da AGRA para o relatório trimestral e anual dos resultados do programa alargado da AGRA;
- Colaborar com a equipa de comunicação para personalizar e empacotar as histórias de sucesso dos beneficiários das subvenções da AGRA e documentos que detalham a evidência de modelos de sucesso para atender às necessidades das partes interessadas;
- Colaborar com a equipa responsável pelas subvenções para organizar reuniões conjuntas de análise dos resultados;
- Liderar a elaboração e execução de iniciativas de aprendizagem e adaptação, por exemplo, webinars;
- Planificar a recolha de informações e provas de modelos demonstrados pelos beneficiários do programa da AGRA para a criação de histórias de sucesso dos beneficiários do programa AGRA e documentação pormenorizada de provas de modelos de sucesso.
Requisitos:
- Licenciatura em Letras, Ciências Sociais ou outro domínio relevante com formação adicional em Monitoria e Avaliação com base em resultados e gestão de projectos;
- Experiência em matéria de monitoria e avaliação no domínio do desenvolvimento internacional ou em domínios relacionados com a agricultura;
- Capacidade de trabalhar de forma independente com pouca supervisão, mas como facilitador do trabalho de outras pessoas e como membro de uma equipa;
- É essencial possuir excelentes competências analíticas e de escrita, bem como proficiência informática e familiaridade com uma série de aplicações informáticas, incluindo processamento de texto, folhas de cálculo e bases de dados;
- A experiência comprovada em redacção profissional é uma vantagem.
Candidatura:
- Curriculum Vitae em Inglês (incluindo os seus contactos de e-mail e telefone).
Os candidatos interessados deverão submeter a sua candidatura para o seguinte email: [email protected] indicando no assunto: “M&A/PD/MOZ/04/2024”
DATA LIMITE DE CANDIDATURA: até 03 de Julho de 2024.