O M-Mola S.A pretende recrutar um (1) Oficial de Risco de Fraude, para Maputo.
Responsabilidades:
- Garantir que todas as opções foram consideradas para mitigar perdas;
- Garantir que o risco de fraude seja identificado e medido, mitigado, monitorizado e devidamente escalado;
- Garantir que todas as alegações materiais sobre fraude e má conduta ética sejam devidamente investigadas sob o apetite de “tolerância zero” declarado pelo Conselho e colaborar com a Administração para garantir que o ambiente de fraude seja estável e as perdas dentro do apetite ao risco;
- Assuntos trimestrais do Board Pack que surgem;
- Preparação e envio mensal e oportuno de atividades forenses de acordo com o calendário mensal;
- Relatórios mensais e oportunos ao Serviço Forense do Grupo;
- Atualização semanal à gestão executiva;
- Encaminhar proativamente incidentes suspeitos de fraude (incluindo casos de alertas de alto risco para a administração);
- Melhorar o índice de Satisfação dos Clientes medido pela tendência decrescente de reclamações;
- Prevenção, detecção, investigação, análise e denúncia de todos os crimes financeiros suspeitos e confirmados em todas as unidades de negócios;
- Investigar proativamente todos os incidentes encaminhados à unidade forense utilizando ferramentas apropriadas;
- Garantir que todos os encaminhamentos de incidentes sejam acionados de forma adequada, dentro dos parâmetros de SLA acordados;
- Garantir que todas as unidades sejam devidamente notificadas sobre riscos, questões e iniciativas;
- Garantir que todos os incidentes identificados, investigados e resolvidos tenham sido submetidos a processos precisos e apropriados;
- Desenvolvimento de um manual documentado de integração do crime financeiro para todo o novo pessoal forense existente (negócio completo de ponta a ponta);
- Identificar e partilhar tendências e técnicas de risco de fraude;
- Identificar oportunidades para acrescentar valor para além da resolução de problemas às áreas de negócio relevantes;
- Identificar oportunidades para melhorar o serviço departamental e impulsionar a implementação;
- Garantir que a análise forense I2 seja realizada de forma eficaz e eficiente com os resultados, controles e recomendações desejados;
- Conceção e implementação atempadas de projetos fraudulentos e forenses;
- Estabelecer políticas, procedimentos, trabalho operacional;
- Implementar processos que dêem vida à estratégia formulada e às políticas internas definidas;
- Realizar duas avaliações de risco de fraude anualmente e quatro (visitas não anunciadas);
- Implementação do plano de Auditoria Forense. Eficiência, qualidade, integridade e precisão das auditorias realizadas no âmbito do plano de Auditoria;
- Avaliação e precisão, prazo e integridade dos relatórios emitidos (limite de 30 dias úteis).
Requisitos:
- Mínimo de Bacharelado em Administração de Empresas ou áreas afins;
- Experiência bancária mínima de 3 anos em gestão de risco;
- Experiência mínima de trabalho de 5 anos;
- Compreender as regras e regulamentos do Banco Central;
- Fluente em Inglês.
Candidatura:
- Carta de apresentação;
- Curriculum Vitae.
Os candidatos interessados deverão submeter as suas candidaturas para o seguinte email: [email protected] .
DATA LIMITE DE CANDIDATURA: até 29 de Julho de 2024