A AGRA está a recrutar um (1) Oficial Nacional de Finanças para Maputo.
Sobre a organização:
A AGRA é uma instituição liderada por africanos que apoia activamente o processe de transformação inclusiva da agricultura e sistemas de alimentos sustentáveis fazemo-lo capacitando os 33 milhões de famílias de pequenos agricultores do continente a transformarem a sua agricultura de subsistência em negócios lucrativos. Os produtores agrícolas do continente enfrentam regularmente desafios e nós aspiramos a oferecer soluções exclusivamente africanas que respondam aos seus desafios agrícolas e ambientais, conduzindo a um aumente das colheitas para reduzir a fome e aumentar os rendimentos.
Trabalhando em consonância com as prioridades de desenvolvimento dos nossos países-alvo, permitimos que os agricultores tenham acesso a sementes melhoradas e de elevado rendimento, adquiram conhecimentos sobre agricultura sustentável e ligações a mercados rentáveis.
No nosso trabalho, aspiramos a construir as alianças, parcerias e redes necessárias para impulsionar uma transformação agrícola inclusiva. Trabalhamos com os nossos parceiros para criar um ambiente equitativo e favorável à juventude que aproveite o dividendo da juventude no continente para impulsionar crescimento e facilitar a abertura de oportunidades de emprego para homens e mulheres jovens. Alcançamos os nossos objectivos-chave através de um enfoque nas quatro áreas de intervenção seguintes:
1. Política e capacidade do Estado – Apoiamos os governos na criação de um ambiente propício à participação do sector privado na transformação da agricultura.
2. Sistemas de sementes – Desencadeamos uma maior produtividade aumentando a disponibilidade e o acesso a sementes melhoradas por parte dos agricultores, permitindo-lhes aumentar as suas colheitas para segurança alimentar e melhores rendimentos.
3. Agricultura Sustentável – Apoiamos os agricultores na construção de sistemas agrícolas resilientes para obter elevados rendimentos sustentados através de intervenções como a mecanização e a irrigação.
4. Mercados e comércio inclusivos – Trabalhamos para aumentar as ligações entre os agricultores e outros actores do mercado para um ciclo positivo e sustentado de comercialização e reinvestimento.
Objectivo do cargo:
O Oficial Nacional de Finanças é responsável por prestar apoio financeiro ao Director Nacional de Moçambique e aos funcionários.
Será responsável pela liderança e direcção, bem como pela gestão diária da função financeira do país designado. No que respeita às funções financeiras, será responsável pela coordenação e apoio à elaboração e monitoria de orçamentos e projecções, pela ligação com a unidade financeira do NRB para apoiar o processamento atempado das transacções financeiras, pela manutenção de um balanço saudável, pelo apoio à auditoria e pelo alinhamento de processos e procedimentos.
Responsabilidades:
- Desenvolver e manter actividades de análise financeira e de elaboração de relatórios para o país em questão;
- Apoiar os processos de auditoria financeira anual através da preparação de relatórios normalizados, bem como de outros relatórios personalizados, conforme solicitado, de acordo com os requisitos legais e regulamentares;
- Preparar relatórios financeiros e relatórios de reconciliação de contas de acordo com as políticas da empresa numa base periódica;
- Identificar e resolver problemas de facturação, discrepâncias contabilísticas e outras questões financeiras relacionadas com o país em questão;
- Iniciar e gerir os orçamentos e projecções do país em questão, em conformidade com as políticas da AGRA e as respectivas restrições dos doadores;
- Manter um registo actualizado dos activos fixos e coordena a verificação anual de acordo com as políticas e procedimentos estabelecidos;
- Alinhar e reconciliar o saldo mensal das contas gerais, facturas e extractos de cartões de crédito dos países e regiões;
- Criar lançamentos contabilísticos financeiros conforme necessário para o país em questão;
- Liderar a gestão das actividades de contas a pagar e a receber para o país em questão;
- Planificar todos os pagamentos de facturas e a facturação dos clientes de acordo com os prazos estabelecidos pelos países e regiões;
- Organizar os processos administrativos para todas as actividades de processamento de salários, bem como supervisionar os pagamentos a fornecedores, etc;
- Colaborar com as equipas financeiras e de RH na preparação de relatórios e declarações financeiras para o país em questão.;
- Estabelecer directrizes para assegurar a manutenção dos livros de contabilidade gerais e subsidiários;
- Planificar e preparar documentos fiscais para a apresentação atempada do imposto sobre as vsociedades;
- Organizar e mantém os registos e ficheiros financeiros de todos os países e regiões de acordo com as políticas da empresa;
- Organizar os processos administrativos para todas as actividades de processamento de salários, bem como supervisiona os pagamentos a fornecedores, etc;
- Iniciar formas de racionalizar/melhorar os processos e procedimentos para a eficiência operacional dos sistemas de informação financeira e de orçamentação em Moçambique.
Requisitos:
- Um diploma de licenciatura em contabilidade ou finanças, ou experiência profissional equivalente;
- Um MBA em qualquer domínio relevante constitui uma vantagem adicional;
- Membro de um órgão profissional de Contabilistas;
- Forte capacidade analítica e de extracção de dados;
- Compreensão das técnicas de auditoria para ajudar a garantir que as operações financeiras dos países e regiões permaneçam em conformidade;
- Conhecimento das normas de contabilidade internacionais, nacionais e/ou públicas;
- Experiência profissional em contabilidade, finanças ou controlo financeiro;
- Exige-se fluência em inglês.
Candidatura:
CV detalhado (incluindo os seus contactos de e-mail e telefónicos).
Os candidatos interessados deverão submeter as suas candidaturas para o seguinte email: [email protected] indicando no assunto: “FO/PD/MZ/04/2024”.
DATA LIMITE DE CANDIDATURA: até 20 de Agosto de 2024