A Associação ELOS está a recrutar (1) Chief of Party (COP)

A Associação ELOS está a recrutar um (1) Chief of Party (COP) para Manica.

Local: Manica

Projecto: ESPERANÇA

Reporta a: Director Executivo 

Contexto:

A associação ELOS, através de uma forte parceria com as autoridades e comunidades locais, contribui para a qualidade de vida na área de saúde, desenvolvimento sustentável e cidadania, usando abordagens inovadoras baseadas em evidências científicas. A organização possui sólida experiência em prevenção de HIV, cuidados e tratamento de HIV e TB, além de atividades de mobilização comunitária e mudança de comportamento.

A ELOS pretende concorrer ao concurso para a proposta ESPERANÇA, que visa apoiar o GRM na redução do HIV em províncias selecionadas de Moçambique. Com foco na diminuição da incidência de HIV e na melhoria da saúde das famílias afetadas, a proposta inclui serviços de prevenção, gestão de casos e apoio aos sistemas de proteção social. Os grupos-alvo são crianças e adolescentes com HIV, indivíduos em risco elevado, cuidadores de OVC, comunidades com alta prevalência de HIV, e jovens e homens positivos para HIV que necessitam de gestão de casos. Com um teto de $40.000.000, a proposta será implementada nas províncias de Manica, Sofala e Tete, seguindo as diretrizes da USAID para os programas DREAMS e OVC. A ELOS utilizará sua experiência e expertise para enfrentar os desafios do HIV na região.

Propósito:

O/A Chief of Party será responsável pela planificação geral, implementação e gestão de desempenho do projecto. As principais responsabilidades do/a Director(a) de Projecto incluem a liderança estratégica, direcção técnica e operacional geral de todo o projecto (incluindo operações, administração, logística, aquisições, orçamento e responsabilidade financeira).

O/A Chief of party irá garantir uma gestão integrada entre as diferentes componentes e as principais partes interessadas, e um foco em alcançar os resultados definidos no acordo com o doador dentro do prazo e limites do orçamento. Espera-se que esse indivíduo identifique problemas e riscos relacionados com a implementação do projecto em tempo útil e recomende as alterações apropriadas para a melhor implementação do projecto. Ele/Ela supervisionará a implementação do projecto e garantirá o cumprimento dos prazos de acordo com os requisitos de relatórios, e as regras e regulamentos da USAID.

O/A COP servirá de ligação à USAID, ao Governo de Moçambique, aos governos distritais,

a outros doadores, às organizações de implementação do Governo dos EUA, a outras ONGs e às principais partes interessadas.

O/A COP deverá demonstrar capacidade de trabalhar em ambientes complexos e gerir mudanças de forma estratégica. 

Responsabilidades:

  • Responsável pela coordenação e gestão geral do projecto ESPERANCA incluindo as actividades e a equipe do projecto;
  • Responsável por garantir que o programa seja tecnicamente sólido e alinhado com a orientação do PEPFAR e com as melhores práticas internacionais ligadas à programas para COV e RAMJ;
  • Servir como o principal elo de ligação com a USAID em aspectos relacionados com a gestão programática e técnica do projecto;
  • Garantir a submissão atempada de entregáveis de qualidade, incluindo planos de trabalho anuais, relatórios trimestrais e anuais, relatórios de dados mensais, relatórios financeiros, planos de monitoria, avaliação e aprendizagem, entre outros;
  • Garantir o estabelecimento e uso de sistemas claros e realistas de fluxo e validação de dados;
  • Assegurar uma boa coordenação entre as funções de operações e técnicas para submissão dos relatórios de resultados dentro do prazo, de acordo com os parâmetros orçamentais e em conformidade com todas as regras e regulamentos aplicáveis;
  • Supervisionar todos os funcionários e consultores do projecto, garantindo uma planificação, coordenação e submissão de relatórios de resultados. Isso inclui garantir o recrutamento das pessoas qualificadas para as diferentes posições no projecto observando o princípio de transparência e uma indução adequada;
  • Estabelecer uma estrutura clara e funcional de comunicação responsabilidade e monitoria do projecto;
  • Supervisionar e monitorar todos os sub-parceiros do projecto e membros do consórcio, garantindo uma planificação, coordenação e submissão de relatórios de resultados com base em directrizes claras de prestação de contas para garantir uma gestão contratual eficaz do consórcio;
  • Garantir a conformidade do projecto com todas as leis, regras e regulamentos aplicáveis (do Governo de Moçambique, USAID, e da ELOS). Isso inclui a interpretação de orientações técnicas e administrativas para equipes de projecto para melhor conformidade, monitoria e solução de problemas identificados no âmbito da implementação;
  • Representar o projecto junto a entidades governamentais e governo dos EUA.

 Qualificações requeridas:

  • Mestrado em saúde pública, bem-estar social, desenvolvimento institucional ou organizacional, gestão internacional, administração pública ou numa área relacionada. Alternativamente, será considerado um diploma de Licenciatura com mais de 12 anos de implementação comprovada de implementação de projectos similares com responsabilidade acrescida;
  • Mínimo de 11 anos de experiência, com responsabilidade acrescida, na gestão de programas complexos de apoio à COVs, RAMJ, saúde pública, HIV e Sida, ou proteção da criança, de preferência em Moçambique. A experiência clínica é uma vantagem;
  • Pelo menos 8 anos de experiência na implementação e gestão de programas complexos ligados ao VIH e COV, AGYW e programas relacionados com o género na região da África Austral a um nível sénior de âmbito e dimensão semelhantes, com experiência significativa em programas PEPFAR;
  • Experiência técnica comprovada em políticas e programas em Moçambique que servem populações de alto risco (por exemplo, órfãos e crianças vulneráveis, jovens, bebés expostos ao HIV, raparigas adolescentes e mulheres jovens) e familiaridade com as políticas nacionais do Governo de Moçambique para jovens e órfãos e crianças vulneráveis;
  • Um mínimo de 5 anos de experiência comprovada na gestão de grandes equipas de projeto que implementam um grande programa de saúde e/ou assistência social com várias intervenções em várias províncias;
  • Experiência de supervisão directa de outros gestores e pessoal de apoio;
  • Experiência em gestão financeira, gestão de pessoal e gestão técnica de projectos financiados pela USAID será uma grande vantagem;
  • Capacidade comprovada de liderança e gestão relacionada à gestão do projectos, incluindo gestão de orçamento e pessoal, motivação e supervisão dos esforços da equipe, e gestão sólida de desempenho;
  • Sólidas habilidades interpessoais;
  • Amplo conhecimento e experiência com as práticas de gestão administrativa e gestão de aquisições da USAID;
  • Forte comunicação oral e escrita. Especialmente na elaboração e apresentação de documentos relacionados com o projecto;
  • Fluência em inglês e português – escrito e falado;
  • Familiaridade e compromisso com a abordagem da igualdade de gênero, incluindo acções demonstradas para melhorar a igualdade de gênero.

Qualificações preferenciais:

  • Fortes competências e experiência em todos os aspectos da gestão do ciclo do programa – concepção e desenvolvimento, implementação, e monitorização e avaliação;
  • Formação, facilitação, e capacidades de comunicação comprovadas;
  • Excelente conhecimento das abordagens e regulamentos do Governo dos EUA (USG);
  • Compreensão da missão, valores e princípios de assistência ao desenvolvimento do Governo dos EUA;
  • Conhecimento de Outros Planos Operacionais de Saúde e programação e relatórios PEPFAR de preferência.

Candidatura:

Os candidatos interessados deverão apresentar uma carta de apresentação juntamente com o “Curriculum Vitae” detalhando as experiências relevantes e referências que possam ser enviadas para o seguinte email [email protected] e indique o assunto e o local: “Chief of Party – Manica”.

DATA LIMITE DE CANDIDATURA: até o dia 15 de Setembro de 2024.

Nota: somente os candidatos selecionados para entrevista serão contactados.

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