A Fundação “Ayuda en Acción” está a recrutar um (1) Assistente Administrativo/a e Tesoureiro/a para Pemba.
Objectivos do cargo:
A Fundação “Ayuda en Acción” está a recrutar candidatos experientes para coordenar e monitorar as contas financeiras e administração de Programas naquelas ações e actividades a implementar pela Ayuda en Acción que contribuíram no desenvolvimento daqueles coletivos mais vulneráveis nas suas áreas de intervenção por enquanto alocadas em Cabo Delgado e Maputo.
O candidato selecionado apoiará ao departamento de administração e finanças na gestão financeira e contabilista, respeitando os princípios e os padrões contábeis aceites em geral, gerindo os recursos financeiros, humanos, materiais e tecnológicos disponíveis, respeitando a normativa vigente aplicável para cada doador; apoiando outras áreas operacionais da organização, parceiros, comunidades, instituições públicas e outros atores relevantes para atingir os objectivos da organização nos Programas de Ayuda en Acción.
Responsabilidades:
Gestão Financeira e Contabilística:
- Gerir arquivos contabilísticos e administrativos de caixas e bancos;
- Gerir o fluxo de caixa e tesouraria, incluindo reconciliações bancárias e gestão de liquidez;
- Processar requisições internas e ordens de pagamento conforme procedimentos internos;
- Manter controle das posições de tesouraria e gestão contabilística com fornecedores;
- Assegurar o cumprimento de requisitos legais, fiscais e tributários;
- Apresentar relatórios financeiros e contabilísticos conforme as diretrizes estabelecidas;
- Monitorar a execução financeira e analisar desvios orçamentais.
Apoio Operacional e Compliance:
- Realizar visitas de campo para monitorizar a conformidade com acordos e projetos;
- Apoiar a logística em revisar e desenvolver procedimentos de compras e controle de inventário;
- Participar em auditorias externas e internas de contabilidade e gestão de projetos;
- Desenvolver e garantir a sustentabilidade dos processos de gestão contabilística e financeira.
Comunicação e Coordenação:
- Facilitar a implementação de melhores práticas e mecanismos de controle interno;
- Apoiar na coordenação das funções administrativas e financeiras.
Requisitos:
- Mínimo 03 anos de experiência em gestão financeira, idealmente dentro de uma Organização Não Governamental (ONG).
- Experiência do software de contabilidade informatizada (o conhecimento do ERP SAP será avaliado positivamente);
- Excelente capacidade de comunicação tanto em Português e conhecimento de Inglês;
- Disponibilidade para viajar e para deslocar-se às zonas rurais;
- Experiência demostrada aplicações e implicações do International Financial Reporting Standards (IFRS) and local PGC-NIRF na contabilidade da organização em Moçambique;
- Domínio da língua Portuguesa e Inglêsa (imprescindíveis).
Mobilidades Geográficas:
- Disponibilidade para viajar em todo território Nacional e Internacional, as ajuda de custo serão de acordo com os procedimentos da organização.
Outros requisitos:
- Disponibilidade para viajar e trabalhar nas zonas rurais;
- Nível alto de ferramentas informáticas: Windows avançado, MS Office e bases de dados.
Aptidões e competências:
- Identificação com os objectivos gerais da Ayuda en Acción;
- Elevada capacidade analítica e de planeamento estratégico;
- Excelentes capacidades de comunicação e de assertividade no seio das equipas de trabalho, com as organizações parceiras e os actores relacionados com as acções institucionais;
- Elevado nível de competências interpessoais e de comunicação em diferentes contextos;
- Capacidade de trabalhar sob pressão;
- Orientação para os resultados, habituado a gerir indicadores de gestão;
- Boas maneiras, proactividade e capacidade de comunicação.