A NANA (Associação de Apoio ao Desenvolvimento) está a recrutar um (1) Oficial de Fortalecimento Económico e Proteção Social para os distritos de Mocubela, Gité, Pebane, Alto Molocué e Mulevala.
Sobre a organização:
A NANA (Associação de Apoio ao Desenvolvimento) é uma Organização da Sociedade Civil que trabalha na província da Zambézia desde 1998, com sede em Mocuba, com a missão de contribuir para o bem-estar social, político e económico e satisfação dos direitos das comunidades usando abordagens integradas baseada em direitos humanos, de género e de estratégias de comunicação para a mudança social e de comportamento. No âmbito da implementação do projeto Fortifying OVC Services, Empowering Adolescents and Youth, and Leveraging Community Response (FELIZ), consórcio liderado pela Kukumbi, financiado pela USAI D, com duração de cinco anos, focalizado na melhoria da saúde, da resiliência econômica e o bem-estar de Órfãos e Crianças Vulneráveis (OVC), adolescentes e jovens, fortalecendo os mecanismos de resposta da Comunidade, na Zambézia.
Descrição da Posição:
Reporta ao Coordenador do Projecto, é responsável por desenvolver e implementar estratégias para aumentar a resiliência económica de famílias de Órfãos e Crianças Vulneráveis (OVC) e Adolescentes, Meninas e Mulheres Jovens (AGYW). Esta posição inclui liderar o engajamento do sector privado, redução de risco de desastres e iniciativas de construção de resiliência, ao mesmo tempo em que coordena avaliações de meios de subsistência, grupos de poupança e atividades de desenvolvimento vocacional e empresarial.
Responsabilidades:
Desenho e liderança do programa:
- Liderar o desenho e a implementação de iniciativas abrangentes de fortalecimento econômico, incluindo grupos de poupança (usando a metodologia SAVIX), treinamento vocacional e atividades de geração de renda;
- Desenvolver e implementar estratégias de proteção social que abordem vulnerabilidades entre famílias OVC e AGYW;
- Supervisionar atividades de resiliência e redução de risco de desastres (RRD), integrando-as aos programas de fortalecimento econômico e proteção social;
- Facilitar o envolvimento do sector privado para expandir as oportunidades econômicas para os beneficiários, incluindo parcerias para treinamento, estágios e colocações profissionais;
- Coordenar a implementação de atividades de construção de meios de subsistência, como Siyakha Girls, educação e treinamento técnico e vocacional (TVET) e desenvolvimento de negócios para OVC e AGYW.
Capacitação:
- Treinar funcionários, quadros comunitários e parceiros de implementação em abordagens de fortalecimento econômico, proteção social e construção de resiliência;
- Fornecer suporte técnico aos parceiros para garantir o dimensionamento eficaz de intervenções bem-sucedidas;
- Desenvolver a capacidade de grupos sociais e comunitários para incorporar educação financeira e inclusão em suas atividades.
Avaliação e implementação de meios de subsistência:
- Realizar e supervisionar avaliações de meios de subsistência para identificar as necessidades e oportunidades econômicas para famílias OVC e AGYW;
- Projetar e implementar planos de subsistência específicos ao contexto que promovam estabilidade econômica de longo prazo;
- Integrar atividades de educação financeira e inclusão em todos os grupos e plataformas sociais, garantindo acesso equitativo para todos os beneficiários.
Apoio a Grupos de Poupança e Atividades de Fortalecimento Econômico:
- Estabelecer e supervisionar grupos de poupança usando a metodologia SAVIX, garantindo documentação adequada e educação financeira para os membros;
- Promover atividades de geração de renda e conectar os beneficiários aos mercados locais e cadeias de valor;
- Apoiar a integração de educação financeira e treinamento em desenvolvimento de negócios para OVC e AGYW.
Apoio à Educação Parental:
- Supervisionar e fortalecer iniciativas de educação parental para garantir que mensagens de fortalecimento econômico sejam integradas às sessões de educação parental;
- Colaborar com grupos de pais para promover estabilidade financeira e resiliência econômica dentro das famílias.
Monitoria e Avaliação:
- Trabalhar com a equipe do MEL para desenvolver indicadores e ferramentas para monitorar o impacto do fortalecimento econômico, resiliência e iniciativas de proteção social;
- Monitorar e analisar dados do programa para avaliar o progresso, informar ajustes e garantir a obtenção de resultados.
Engajamento das partes interessadas:
- Colaborar com entidades governamentais, como o DPGCAS e parceiros do setor privado, para alinhar atividades com políticas e estratégias nacionais;
- Representar o projeto em grupos de trabalho técnicos, fóruns e reuniões de partes interessadas com foco em resiliência econômica, meios de subsistência e proteção social.
Documentação e Relatórios:
- Documentar e compartilhar histórias de sucesso, lições aprendidas e melhores práticas para informar a ampliação e replicação do projeto;
- Preparar relatórios de alta qualidade para doadores, destacando as principais conquistas, desafios e oportunidades de melhoria.
Qualificações e experiência:
- Graduação em Economia, Estudos de Desenvolvimento, Serviço Social ou área relacionada; mestrado é preferível;
- Mínimo de 5 anos de experiência em fortalecimento econômico, proteção social e programação de construção de resiliência;
- Experiência comprovada em grupos de poupança, avaliações de meios de subsistência, treinamento vocacional, TVET e desenvolvimento de negócios;
- Experiência comprovada em redução de risco de desastres e programação de resiliência;
- Forte compreensão da educação financeira, inclusão e estratégias de engajamento do setor privado;
- Familiaridade com as estruturas da USAID para OVC, AGYW e resiliência econômica;
- Experiência em projetar e entregar iniciativas de treinamento e capacitação;
- Excelentes habilidades organizacionais, analíticas e de geração de relatórios;
- É necessária fluência em português e inglês.
Candidatura:
Os candidatos interessados deverão submeter no formato PDF a Carta de motivação, Curriculum Vitae detalhado, comprovativos das qualificações, habilidades e experiências, de acordo com os requisitos para o seguinte email: recrutamento@nana.org.mz indicando no assunto a posição da vaga e o distrito.
DATA LIMITE DE CANDIDATURA: até o dia 20 de Janeiro de 2025.
Notas:
Encorajamos fortemente a candidatura de mulheres;
Somente os candidatos pré-selecionados serão contatados;
Não serão aceites candidaturas submetidas após o prazo estabelecido;
A NANA não cobra nenhum valor monetário, em espécie, ou qualquer outro tipo de favor para contratação.