O Standard Bank Moçambique está a recrutar um (1) Técnico de Governança e Risco para Maputo.
Responsabilidades:
Gestão de Determinações Específicas:
- Garantir a monitoria regular de Determinações recebidas do Banco central;
 - Analisar os detalhes das constatações apresentadas;
 - Solicitar a área impactada, a confirmação de implementação de medidas correctivas e recomendar a documentação de suporte e evidências, assegurando o respectivo envio ao controlo interno e compliance para efeitos de validação;
 - Assegurar a actualização regular do ficheiro de monitoria e reporte mensal do estágio das acções ao gestor de linha;
 - Apoiar o Banco na resolução eficaz da causa raíz de determinações específicas por forma a assegurar a melhoria contínua da experiência do Cliente.
 
Gestão de Reclamações:
- Colectar e analisar dados brutos sobre reclamações para identificar tendências, padrões, anomalias e outras informações e conduzir os processos de análises de causa raiz das reclamações mais recorrentes junto das áreas impactadas;
 - Interagir com principais Stakeholders na busca de soluções para redução de reclamações recorrentes, especialmente as tipologias escalonadas ao Banco central e melhorar a experiência do Cliente;
 - Participar activamente do desenho e melhoria de produtos e serviços, elaborando análises internas e partilhando alternativas para garanti uma boa experiência ao Cliente.
 
Gestão de constatações:
Analisar e validar constatações levantadas.
Gestão de relatórios:
- Proceder com a elaboração e envio periódico do Relatório Mensal de Reclamações, respeitando os prazos regulamentares;
 - Proceder com a elaboração e o envio regular de relatórios de Gestão de Reclamações ao compliance para efeitos de submissão ao Conselho de Administração e ao BRCC.
 
Gestão do Livro de Reclamações:
- Monitorar regularmente as requisições recebidas das Agências (na plataforma QMS);
 - Validar evidências de encerramento e abertura do livro;
 - Elaborar Relatórios para reporte a Gestão;
 - Escalonar (quando aplicável);
 - Enviar cartas de comunicação (encerramento e abertura) dentro do prazo;
 - Reforçar uma cultura de conformidade e assegurar a implementação de um ambiente de gestão do risco de conduta de forma saudável para a organização, de forma a mitigar proactivamente o risco de inconformidade com as leis e regulamentos de governança da gestão de reclamações de Clientes;
 - Monitorar sessões com Agências por forma assegurar o cumprimento eficaz do procedimento de Gestão do Livro de Reclamações.
 
Habilidades e competências especiais:
- Alto nível de integridade, responsabilidade e profissionalismo;
 - Habilidades e relacionamento interpessoal;
 - Fortes habilidades de comunicação e apresentação;
 - Capacidade analítica orientada para o detalhe;
 - Capacidade de comunicação e escrita;
 - Capacidade de organização;
 - Capacidade de trabalhar sobre pressão;
 - Criatividade e disciplina; e
 - Gosto pelo trabalho em equipa.
 
Requisitos:
- Licenciatura em Direito ou áreas afins;
 - Experiência na gestão de assuntos legais, controlo e conformidade consititui uma vantagem;
 - Conhecimento sobre processos de atendimento ao Cliente e gestão eficaz de reclamações, com enfoque na satisfação do Cliente. Ter conhecimento de estatística e sistemas de informação de gestão de dados;
 - Fortes habilidades de comunicação formal na vertente oral e escrita nas línguas Portuguesa e Inglesa.
 
Candidatura:
Candidatar-se no site da empresaDATA LIMITE DE CANDIDATURA: até dia 31 de Janeiro de 2025
			










