O Standard Bank Moçambique está a recrutar um (1) Analista de Orçamentação e Relatórios Financeiros para Maputo.
Responsabilidades:
- Como Analista de Orçamentação e Relatórios Financeiros, será responsável por suportar a produção de relatórios regulares e os insights e análises solicitados para permitir que, os responsáveis de reporting e controlo e de negócio atinjam os seus objectivos estratégicos.
- Entrega de relatórios relacionados com todos os aspetos de lucros e perdas e balanço para servir as Unidades de Negócio, Cliente, Sector, Região e Entidade Legal. Isto será alcançado através da produção de relatórios empresariais de alta qualidade e alto impacto, de acordo com as normas, formatos e cronogramas acordados.
- Atender à correcção de irregularidades encontradas durante o processo de auditoria ou monitorização de riscos para garantir que são implementados e mantidos controlos e normas suficientes;
- Efectuar revisões analíticas dos dados obtidos em relação a materialidade e métricas pré -determinadas.
- Destacar as variações materiais em relação aos orçamentos, planos e previsões, e obter análises e comentários. Identificar excepções no processo de extração, agregação e revisão analítica para avaliação em sessões regulares de feedback;
- Desenvolver comentários que abordem com precisão os requisitos acordados entre os responsáveis pelas informações financeiras e a equipa de relatórios e controlo;
- Assegurar que os comentários e as informações fornecidas estão em conformidade com os dados reais comunicados para melhorar a credibilidade dos dados e dos comentários.
- Colaborar regularmente com os responsáveis pela elaboração de relatórios e pelo controlo para identificar as áreas em que são necessárias mais informações ou análises.
- Assegurar que todos os relatórios são produzidos de acordo com os requisitos acordados e em formatos normalizados.
Habilidades:
- Habilidades Comunicativas: articulado nas apresentações; eloquente, projecta confiança social ao articular informações;
- Verificação de detalhes: meticuloso na detecção de erros; garante a exatidão sendo minucioso e verificando os detalhes; produz trabalho de alta qualidade;
- Documentação de factos: escreve com fluência ao documentar factos; compreende os argumentos de forma lógica; concentra-se na descoberta de factos;
- Análise de informações: analisa e processa informações; faz perguntas de sondagem; esforça-se para encontrar soluções para os problemas;
- Cumprimentos de procedimentos: respeita e cumpre as regras; segue rigorosamente as instruções e os procedimentos; minimiza os riscos respeitando os processos;
- Trabalho de Equipa: Projecta entusiasmo; é conversador e sabe criar amizades; está concentrado na interação e no trabalho em equipa;
- Análise de dados: Interpreta dados de forma racional, quantificando questões; aplica a tecnologia como meio de avaliação de dados; avalia a informação de forma objetiva;
- Gestão de tarefas: Gere tarefas de forma organizada e metódica; planeia actividades de forma sistemática; estabelece prioridades para as tarefas;
Requisitos:
- Licenciatura em Contabilidade e Auditoria, Economia, Gestão de Empresas ou outras áreas afins; Pelo menos cinco a sete (5 – 7) anos de experiência bancária, dos quais três (3) tenham sido passados em planificação e orçamentação;
- Experiência na produção de relatórios regulares de alta qualidade e na realização de análises adicionais que incluem o fornecimento de insights através de comentários;
- Capacidade de compreender profundamente os principais factores que influenciam as decisões típicas de gestão, especialmente no sector bancário ou similar;
- Conhecimento de mercados financeiros e fundamentos económicos;
- Experiência comprovada na área da contabilidade financeira/estatutária, permitindo ao indivíduo a ter um bom conhecimento dos requisitos contabilísticos para as funções de vários tipos de transacções (incluindo custos, rendimentos, balanço e liquidez);
- Conhecimentos gerais da Direcção da Banca Comercial e de Negócios;
- Conhecimentos avançados de informática (MS Word, MS Excel, MS PowerPoint, MS Access e Power BI);
- Conhecimentos dos sistemas informáticos Globus T24 e SAP;
- Possuir conhecimentos de Estatística e Sistemas de Informação de Gestão (MIS);
- Forte habilidade de comunicação e apresentação; e Português e Inglês falados e escritos.
Candidatura:
Candidatar-se no site da empresaDATA LIMITE DE CANDIDATURA: até ao dia 18 de Fevereiro de 2025.
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