O CESC – Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil está a recrutar um (1) Gestor(a) de Projectos para Maputo.
Missão:
O/A Gestor(a) de Projecto tem a missão de planeamento, gestão e implementação eficaz e profissional do Programa(s)/Projecto(s), em linha com as estratégias, políticas e procedimentos organizacionais do CESC. Ele/ela garantirá a implementação e o cumprimento dos objectivos do Programa(s)/Projecto(s) com qualidade padrão e outras obrigações contractuais. Isto incluirá um vasto leque de responsabilidades, contribuir para estratégia global do CESC e impulsionar a estratégia do projecto, colaboração na concepção, desenvolvimento e implementação do Programa(s)/Projecto(s); supervisão e avaliação das actividades do Programa(s)/Projecto(s); monitoria de orçamentos e despesas; guardião e responsável pelas actividades, pessoal, orçamento e parcerias e visibilidade do Programa(s)/Projecto(s), ligação e elaboração de relatórios com os doadores. A missão do Gestor(a) do Projecto inclui manter uma melhor coordenação com as organizações parceiras e ajudará na expansão da presença do Programa(s)Projecto(s) CESC a nível nacional. Responsável pela coordenação das acções do seu projecto com outros programas e projectos.
Responsabilidades:
O/A Gestor(a) de Projectos será responsável pelas seguintes tarefas:
- Planeamento Estratégico, Desenvolvimento e Implementação de Projectos P3 & P7:
- Trabalhar com a Equipa de Gestão Sénior para fornecer informações e orientações para o planeamento a longo, médio e curto prazo.
- Preparar o Set-up do Programa(s)/Projectos, liderando o processo a nível da área de impacto e para garantir o máximo contributo do pessoal de campo.
- Elaborar os planos anuais, semestrais e trimestrais de implementação do Programa(s)/Projectos.
- Definir estratégias eficientes, eficazes e inovadoras de trabalho com vista a atingir Impactos positivos e sustentáveis.
- Contribuir no planeamento estratégico anual, semestral e trimestral da organização.
- Contribuir no desenvolvimento de políticas e estratégias para aumentar e reproduzir as melhores práticas do programa a nível nacional.
- Coordenar as necessidades e serviços de suporte para o funcionamento do programa.
- Rever/ajustar a estratégia e o plano do Programa(s)/Projecto(s), se necessário, implementando medidas correctivas e iniciativas para garantir a adequação do programa a realidade dos diferentes actores e beneficiários.
- Assegurar que todas as actividades do Programa(s)/Projecto(s) são implementadas eficientementee eficazmente de acordo com os padrões de qualidade esperados tanto pelos doadores como pelo CESC dentro dos prazos e orçamentos acordados.
- Assegurar o processo de aprendizagem do Programa(s)/Projecto(s) (colaboração, adaptação, inovação e sustentabilidade) por forma a capitalizar o conhecimento, experiência e as lições aprendidas nos Programas/projectos do CESC.
Desenvolvimento de projectos e Angariação de Recursos P1:
- Coordenar a investigação e desenvolvimento de outras iniciativas dentro de Programas e Projectos em coordenação com a MR&PE (Mobilização de Recursos e Programas Estratégicos), para mobilização de recursos adicionais;
- Prestar apoio em qualquer actividade de desenvolvimento de propostas e angariação de fundos, conforme solicitado pela MR&PE.
Conformidade Financeira & Orçamental e Gestão de Activos:
- Cumprir e fazer cumprir todas as normas, procedimentos e processos contratuais, legais e internos, garantindo total transparência e responsabilidade nas actividades do Programa(s)/Projecto(s).
- Garantir que todas as actividades do projecto se mantêm em conformidade com as políticas, procedimentos e os regulamentos do CESC e dos doadores.
- Assegurar a elaboração e execução do plano de aquisições conforme as necessidades do Programa(s)/Projecto(s), garantido a logística necessária para implementação das actividades em coordenação com o procurement.
- Assegurar que são mantidos os procedimentos financeiros e registos de inventário apropriados para os activos da organização.
Gestão de Parceiros P5 & P6:
- Assegurar o mapeamento e identificação dos potenciais parceiros de implementação e estratégicos conforme a necessidade do Programa(s)/Projecto(s) e criar parcerias e sinergias de trabalho com estes.
- Realizar visitas de acompanhamento e monitoria da implementação das actividades pelos parceiros para avaliar o alcance dos resultados programáticos garantindo uma boa utilização dos instrumentos programáticos e de Finanças.
- Proceder a verificação e comentários nos relatórios de progresso das actividades dos parceiros garantindo que são feitos com qualidade e de acordo com os resultados, princípios e regras do CESC e dos doadores.
- Liderar avaliação anual e semestral dos parceiros de implementação.
Gestão e Formação de Colaboradores P3, P7, P12:
- Assegurar a gestão, orientação e supervisão eficaz da equipa do Programa(s)/Projecto(s) garantido resultados e desempenho desejado e alinhado aos objectivos e metas do projecto
- Assegurar a estruturação da Equipa do Programa(s)/Projecto(s) e definição de papéis e responsabilidades dos membros da equipa e mecanismos de gestão e coordenação.
- Garantir o recrutamento transparente, inclusivo, integração e cumprimento das políticas, normas, regulamentos do CESC e dos doadores pelo pessoal do Programa(s)/Projecto(s), monitorando periodicamente as actividades e o desempenho da equipa.
- Formar, treinar e orientar a equipa sob a sua gestão, visando o desenvolvimento de competências comportamentais e técnicas da equipa para maximização do desempenho e resultados.
- Liderar, reconhecer e motivar a sua Equipa de trabalho, garantindo que têm objectivos claros, suporte necessário, acompanhamento e avaliação de desempenho justa e com feedback significativo.
Monitoria e Relatórios do Programa(s)/Projecto(s) P7
- Assegurar a produção de relatórios narrativos e de execução financeira de qualidade e prestação de contas de acordo com os prazos definidos e submeter para validação e posterior submissão aos demais interessados.
- Assegurar o controlo de qualidade na realização das actividades do Programa(s)/Projecto(s), visitando regularmente os locais de implementação das actividades para avaliar os resultados programáticos e o impacto tanto quantitativo e qualitativo em termos de implementação.
- Liderar a análise mensal e trimestral dos dados de monitoria programática e financeira e do contexto, e a adaptação das abordagens, planos e papeis dos intervenientes para garantir o uso eficaz e eficiente dos recursos e o impacto das intervenções, tendo em vista os objectivos e resultados previstos.
Aprendizagem, Documentação & Comunicação P7 & P9
- Promover rotinas de aprendizagem entre os demais intervenientes, a aplicação desta aprendizagem na planificação dos períodos subsequentes e a sua partilha com os actores relevantes dentro e fora do CESC.
- Assegurar a documentação das actividades, abordagens, resultados e histórias de sucesso em diversos formatos, e a partilha dos achados com os actores relevantes.
- Fornecer planos e escopos de trabalho claros para garantir o suporte documental necessário para a realização de estudos e/ ou avaliações do projecto.
- Assegurar a elaboração e implementação do plano de comunicação estratégica do Programa(s)/Projecto(s) e o desenvolvimento e uso de material de comunicação em coordenação com o Gestor da Comunicação.
Networking e Advocacia P10 & P12
- Assumir o papel de liderança na representação na área do Programa(s)/Projecto(s), promovendo a inclusão, direitos humanos e princípios feministas em todas intervenções.
- Liderar e ou facilitar advocacia e influencia de políticas junto as instituições de Estado relevantes assim como o mapeamento das fontes de poder e de influência sobre os temas de governação da sociedade a serem mudados.
- Estabelecer criativamente boas relações com as autoridades governamentais e outros parceiros sociais.
- Gerir e manter boas relações com os principais parceiros: sociedade civil, órgãos de coordenação temática no Governo e Estado, comunidade doadora e diplomática e media.
Outras funções:
- Prestar apoio e comunicar-se de maneira eficaz com outras áreas administrativas e programáticas da organização para alinhamento de prioridades e necessidades da área.
- Realizar outras funções relacionadas ao cargo e indicadas pelo supervisor(a)
Requisitos:
Habilitações Académicas
Licenciatura e / ou mestrado em Gestão de Projectos, Ciências Sociais (Desenvolvimento Rural, Desenvolvimento Comunitários, Economia, Gestão de Projectos ou Áreas Afins).
Conhecimentos Técnico-Profissionais
- Elevados Conhecimentos e experiência na gestão de programas e projectos de Desenvolvimento e Desenvolvimento Comunitário.
- Experiência comprovada na Liderança e gestão de projectos financiados por agências e doadores nacionais e internacionais com histórico de cumprimento de metas do programa/projecto dentro de prazos e orçamentos estabelecidos.
- Bons conhecimentos e experiência na conceção, implementação, monitorização e avaliação de programa/projecto;
- Compreensão e aplicação comprovada da base de direitos ou abordagem participativa, parceria e inclusão do género no programa/projecto de desenvolvimento.
- Experiência na área de Mulher, Paz e Segurança, género, accountability, direitos humanos e advocacia.
- Capacidade de liderar relações com stakeholders, incluindo doadores, governo e as instituições do Estado, o Militar, pares e academia.
- Capaz de influenciar e envolver-se eficazmente ao nível da gestão sénior e com as partes interessadas e parceiros assumindo uma prespectiva estratégica e gerindo mudanças de forma eficaz.
- Fortes competências de Liderar, motivar e desenvolver equipas para fortalecer a sua capacidade através da mentoria, coaching, gestão de desempenho e avaliações.
- Experiência de trabalho em equipas multiculturais e diversificadas.
- Sólidos conhecimentos de ferramentas informáticas (MS Word, Excel, PowerPoint, Outlook, Teams, etc).
- Fluência na língua portuguesa, tanto escrito como falado, e bons conhecimentos da língua inglesa.
- Disponibilidade para viajar dentro e fora de Moçambique.
Competências de Gestão e Comportamentais
O/A Gestor(a) de Projectos deverá possuir as seguintes competências Comportamentais:
Competências Comportamentais
- Integridade e Transparência.
- Excelente capacidade de comunicação, capaz de comunicar conceitos complexos de forma clara e concisa aos gestores e coordenadores.
- Orientação para resultados planeados e flexível a mudanças.
- Relacionamento Interpessoal.
- Resiliência, Inovação e Aprendizagem continua.
- Observância de Normas e Procedimentos.
Tempo de Experiência
A função requer uma experiência profissional mínima de 8 anos em funções similares, de preferência em Organizações sem fins lucrativas, sociedade civil, não governamentais.
Expectativa Salarial
O(A) candidato(a) deve identificar o intervalo de expectativa salarial.
Candidatura:
Documentação necessária:
- CV actualizado em português (incluindo referências);
- Carta de Motivação da candidatura;
- Cópia do Certificado de Habilitações.
DATA LIMITE DE CANDIDATURA: até o dia 15 de Junho de 2025
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