O Centro de Colaboração em Saúde (CCS) está com 2 vagas de emprego em aberto. Candidata-se já!

O Centro de Colaboração em Saúde (CCS) está com 2 vagas de emprego em aberto, para a província de Gaza. Confira os requisitos e submeta a sua candidatura! Inscrições abertas até dia 20 de Setembro.

Vagas disponíveis:

  1. Oficial Regional de Laboratório;
  2. Coordenador Clínico Distrital.

Contexto:

O Centro de Colaboração em Saúde (CCS), no âmbito do Projecto “Implementação Avançada e Sustentável de Serviços abrangentes de HIV e TB para Controle Epidémico” financiado pelo PEPFAR/CDC na província de Gaza, pretende contratar técnicos para diferentes áreas.

1. Oficial Regional de Laboratório

Reporta: Gestor de laboratório

Missão do Cargo:

Providenciar todo o apoio técnico aos laboratórios e USs apoiadas, na área de Laboratório.

Responsabilidades:

O Oficial de Laboratório estará diretamente envolvido na garantia da qualidade dos serviços laboratoriais como um todo; na organização dos fluxos de pacientes e de resultados nas Unidades Sanitárias (US), no acompanhamento dos resultados dos Painéis de Testagem, no mapeamento dos locais de testagem nas US, bem como na supervisão e monitoria das actividades.

Este Oficial trabalhará em estreita coordenação com o laboratório e as autoridades sanitárias locais, sendo responsável por compilar as informações em relatórios mensais e trimestrais.

Em colaboração com os Supervisores de Laboratórios da SPS e o Gestor de Qualidade da província, o Oficial terá as seguintes responsabilidades:

  • Avaliar o tempo de resposta laboratorial para exames de CV, DPI, CD4, entre outros, assegurando o fluxo eficiente de referência de amostras e recepção de resultados nas Unidades Sanitárias (US) apoiadas;
  • Acompanhar a listagem de resultados em atraso (resultados omissos) e fornecer feedback às Unidades Sanitárias para correções e acções necessárias;
  • Monitorar os resultados de CV superiores a 1000 cópias, assegurando que sejam entregues às Paragens Únicas e ao sector de Apoio Psicossocial (APSS);
  • Desenvolver, distribuir e supervisionar a implementação dos Procedimentos Operacionais Padronizados (POP) nos laboratórios e em outros serviços que exijam adequação;
  • Planejar e implementar planos de actividades laboratoriais, garantindo a qualidade contínua dos serviços, com foco na gestão de reagentes, materiais, consumíveis, controle e garantia de qualidade;
  • Capacitar os profissionais de saúde na testagem rápida de HIV, acompanhando e reforçando formações nos diferentes locais de testagem do distrito;
  • Implementar e fortalecer o Sistema de Gestão de Inventário Laboratorial, assegurando que os insumos necessários estejam disponíveis;
  • Garantir o controle de qualidade interno e externo, monitorando, analisando e aplicando acções correctivas nos laboratórios conforme necessário;
  • Promover formações relacionadas à colheita e transporte de amostras de CD4, Carga Viral, DPI, bioquímica, hematologia, microscopia de tuberculose e malária;
  • Participar em visitas de supervisão integrada com SPS, oferecendo apoio técnico para a execução de exames clínicos, implementação de boas práticas laboratoriais e conformidade com padrões, especialmente nas áreas de HIV/SIDA, TB e cuidados laboratoriais;
  • Prestar assistência técnica nas áreas centrais e periféricas sob sua cobertura;
  • Apoiar na colheita e análise de indicadores PEPFAR, contribuindo para a compilação anual e envio de dados laboratoriais;
  • Notificar situações de iminente ruptura de reagentes, consumíveis e avarias de equipamentos laboratoriais;
  • Garantir a qualidade dos testes de HIV e monitorar a resposta em tempo hábil dos painéis de proficiência do PNAEQ, assegurando a funcionalização dos Núcleos de Qualidade de Testagem de HIV;
  • Elaborar relatórios periódicos sobre o desempenho dos laboratórios, incluindo informações sobre equipamentos, avarias e rupturas, propondo soluções sempre que necessário;
  • Monitorar o envio regular de relatórios laboratoriais, assegurando a elaboração e submissão dos informes mensais referentes ao sistema de informação e gestão logística (LMIS);
  • Supervisionar a assiduidade e qualidade dos registos laboratoriais, além da interação dos Assistentes Administrativos de Laboratório com outras áreas, especialmente na gestão de pacientes com cargas virais acima de 1000 cópias/ml;
  • Participar de Programas de Reobservação Cega de lâminas de BK, em coordenação com a gestora de qualidade da província;
  • Apoiar na implementação do FOGELA, através da monitoria dos indicadores mensais.

Qualificações:

  • É exigido o nível médio ou grau de Licenciatura em Tecnologia Biomédica Laboratorial ou equivalente e um mínimo de três anos de experiência relacionada com as áreas de práticas de laboratório diagnóstico e clínico, programas de cuidados e tratamento do HIV/SIDA e cuidados de saúde em ambientes de recursos limitados;
  • Domínio de técnicas básicas de diagnóstico de laboratório;
  • Capacidade para resolução de problemas e capacidade analítica;
  • Forte habilidade interpessoal;
  • Capacidade para trabalhar sob pressão e grande habilidade para cumprimento de prazos;
  • Conhecimentos na aplicação do Microsoft Office (na óptica do utilizador);
  • Disponibilidade para viajar entre diferentes distritos.

2. Coordenador Clínico Distrital

  • Reporta: Gestor de C&T adulto e Gestor de C&T Pediátrico.
  • Supervisiona: Oficiais de Programas.
  • Localização: Distrito/Gaza.

Objectivo do cargo:

Apoiar os gestores de C&T adulto e Pediátrico na implementação de todas as actividades do CCS, tendo o distrito como unidade de coordenação e US como Unidade de implementação das actividades, criando capacidades locais com vista ao alcance dos objectivos preconizados pelo CCS e pela DPS no programa de HIV com ênfase para:

  • Criação de demanda para alcance de utentes HIV positivos;
  • Início atempado de Tratamento Anti-Retroviral (TARV);
  • Rastreio e seguimento de Doença avançada por HIV;
  • Diagnóstico e início de tratamento de tuberculose nos pacientes em TARV (TB/HIV);
  • Oferta de Tratamento profilático ou tratamento de infeções oportunistas;
  • Retenção dos pacientes aos cuidados e tratamento;
  • Demanda de CV e alcance de Supressão Viral nos utentes em TARV;
  • Oferta de serviços de Prevenção;
  • Implementação de SAAJ e saúde escolar;
  • Implementação de actividades no âmbito do engajamento masculino;
  • Coordenação de actividades comunitárias;
  • Melhoria de qualidade assistencial (MQHIV).

Responsabilidades:

  • Prestar apoio técnico ao Distrito no desempenho de plano de actividades distritais assim como das US no âmbito da implementação do programa de HIV;
  • Contribuir na definição de fluxos ao nível das US e garantir a funcionalidade dos mesmos;
  • Apoiar as equipes das US com vista a desenvolver capacidades técnica aos clínicos locais para melhoria dos serviços de cuidados e tratamento oferecidos as PVHS de forma integrada (rastreio, diagnostico e tratamento de infeções oportunistas, e intercorrentes;
  • Coordenar a implementação das actividades com todos os oficiais das áreas transversais dentro do CCS (ATS, Prevenção, APSS&PP, Monitoria), e com a Direção Distrital/Municipal bem como da US com vista ao alcance de resultados para o CCS/ US;
  • Garantir triangulação regular de dados entre iDART/iDMED, RM e OpenMRS) para melhor concordância de dados, incluindo a qualidade dos registos no LRDA e MMIA respectivamente;
  • Monitoria do stock dos insumos essenciais (medicamentos ARVs e profiláticos, testes rápidos e material médico-cirúrgico) do programa de HIV e TB, através dos registos nas fichas de stock e sistemas eletrónicos Siglus/nSIMAM;
  • Monitoria do stock de instrumentos de registo de C&T, TB, Farmácia e Laboratório e os respectivos registos (ver também áreas afins);
  • Monitoria do stock de consumíveis de CV (DBS, Separadores de plasma em cartão, tubos PPT), testes de DAH (cassetes de CD4, testes CrAG, TBLam);
  • Monitoria da cascata clínica e laboratorial de DAH;
  • Participar directamente nas diferentes avaliações que são feitas na sua US pelos diferentes actores (MISAU, Doadores, DPS/DMS);
  • Apoiar e monitorar a implementação dos diferentes planos de acção a nível da US (MQ, SIMS, Supervisões, visitas integradas e outras avaliações) incluindo na implementação das recomendações nas áreas transversais como Prevenção, SMI, TARV, TB, Farmácia, Laboratório e componentes de APSS e comunitários;
  • Coordenar com os parceiros comunitários de população chave para melhoria no alcance e oferta de serviços a este grupo populacional;
  • Apoiar para implantação de brigadas/clinicas moveis no distrito;
  • Providenciar guiões e treinar o staff na gestão clínica do dia-a-dia para adultos, crianças e gestantes com HIV/SIDA;
  • Coordenar todas as actividades com as autoridades da US e Direções Distritais/Municipais de Saúde;
  • Providenciar capacitação do staff clínico para implementar o seu papel na gestão de dados, monitoria e avaliação dos serviços de cuidados e tratamento de HIV e facilitar o desenvolvimento dos sistemas de informação;
  • Garantir disponibilidade de material de apoio aos provedores nas diferentes áreas incluindo material de IEC;
  • Dar apoio técnico e suporte aos Oficiais de Programa, oficiais de programa de pediatria e mães mentoras de pediatria nas USs onde estes existirem;
  • Monitorar o desempenho dos Oficiais de programa, oficiais de programa de pediatria e mães mentoras de pediatria nível das USs, usando como suporte as metas preconizadas;
  • Fazer apoio directo nas USs onde não existir oficial de programas ou oficial clínico;
  • Fazer a monitoria dos stocks dos consumíveis suportados pelo CCS (sobretudo instrumentos de registo), identificar de forma antecipada as necessidades coordenar a requisição dos mesmos;
  • Elaborar e providenciar o relatório técnicos mensais bem como a documentação aas lições aprendidas e histórias de sucesso, e outros materiais necessários para a organização e para os doadores;
  • Uso dos procedimentos de MQ para abordagem de Apoio Técnico as US;
  • Apoiar na avaliação dos ciclos MQ e na implementação do plano de melhoria de qualidade e seu seguimento/monitorização incluindo na monitoria intensiva dos indicadores definidos pelo MISAU;
  • Com base dos relatórios periódicos (mensal ou trimestral), fazer mapeamento dos indicadores com fraco desempenho e Priorização dos indicadores a melhorar ou tomar em consideração as prioridades identificadas em cada US;
  • Conduzir análise do fluxo de pacientes e apoiar a implementação do sistema de inventariação de pacientes com assistência do assessor técnico de monitoria e avaliação;
  • Apoiar os distritos/SDSMAS no estabelecimento de um fórum distrital para facilitar a coordenação, responsabilidades e actividades dos outros parceiros do distrito e intervenientes, incluindo os outros parceiros na área de saúde, líderes e grupos comunitários;
  • Apoiar os SDSMAS a avaliar as necessidades para expansão e prestação dos serviços clínicos de HIV e TB de qualidade e apoiar o desenvolvimento das propostas para Sub- acordos. Participar com equipa em apoiar o SDSMAS a avaliar as necessidades para expansão e prestação dos serviços clínicos de HIV e TB de qualidade e desenvolvimento das propostas para sub-acordos (se aplicável);
  • Fazer avaliações rotineiras do desempenho da US usando as diferentes queries priorizando os indicadores de reporte (MISAU e Doador) e desenho de acções pontuais para a melhoria dos mesmos;
  • Participação nas formações contínuas a nível distrital;
  • Dar suporte para melhor execução dos sub-acordos;
  • Executar todas as outras tarefas que lhe forem incumbidas, sempre que pertinentes e necessárias sem, contudo, desviar das prioridades do reporte.

Qualificações:

  • Técnico de Medicina Geral com o mínimo de 5 anos de experiência na gestão de programas de saúde;
  • Habilidades em liderar a equipe distrital e treinar pessoal na implementação de programas de ITS/HIV;
  • Ampla experiência de trabalho nos cuidados e tratamento do HIV / SIDA e na gestão de programas;
  • Boa capacidade de analisar as estatísticas de saúde e tirar conclusões sobre as prioridades programáticas;
  • Conhecer os sistemas eletrônicos de gestão de pacientes disponíveis assim como o uso deles na gestão de dados.

Outras tarefas:

  • Todos os trabalhadores do CCS, independentemente do nível das suas responsabilidades devem:
  • Modelar a missão e os valores acima mencionados;
  • Contribuir para a partilha de conhecimentos;
  • Tomar decisões responsáveis que resultem na contenção de tempo e custos e uma clara prestação de contas;
  • Participar em equipas múltiplas, adoptar o espírito de equipa, tomar responsabilidades pela acção tomada e providenciar um informe, conforme necessário;
  • Multitarefas, ser capaz de gerir prioridades em termos de concorrência e ser capaz de priorizar de modo a alcançar os objectivos do programa e/ou organizacionais.

Candidatura:

Os candidatos devem apresentar uma carta de apresentação juntamente com o “Curriculum Vitae” detalhando as experiências relevantes e referências que possam ser ativamente consultadas, para: [email protected], indicando o nome da posição a que se candidata, ou alternativamente, podem depositar as candidaturas nos endereços abaixo mencionados:

  • Escritório da Central, Rua da Bongavillage n° 105 Maputo;
  • Escritório de Maputo Cidade, Rua Damião de Gomes, Damião de Gois n° 371, Bairro da Sommerchild-Maputo;
  • Escritório de Maputo Província, Avenida Zedequias Manganhela n° 25 – Matola;
  • Escritório de Inhambane, Avenida de Moçambique n° 345 – Bairro Balane-2 – Inhambane;
  • Escritório de Sofala, Rua Capitães do Sena n° 116, 1° andar – Bairro Palmeiras 2 -Beira;
  • Escritório de Nampula, Rua de Sofala n° 56 – Nampula;
  • Escritório da Zambézia, Av. 1 de Julho n° 64, Bairro Administrativo -Quelimane.

DATA LIMITE DE CANDIDATURA: até o dia 20 de Setembro de 2024.

Notas: Somente os candidatos que reunirem os requisitos serão contactados.

O CCS possui um mecanismo de denúncias em casos de fraude e corrupção, nos termos do qual os candidatos poderão accionar nos casos de verificação de situações de fraude, cobrança, assédio e corrupção por qualquer funcionário do CCS, independentemente da sua categoria profissional, a saber:

  • Linha telefónica verde – (HOT LINE), cujo número é 84-8044800;
  • Colocação de caixas de reclamação e denuncias em todos os escritórios do CCS;
  • Email de denuncia: [email protected].

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